Quando ir a Kyoto

Kyoto é uma cidade para ser visitada e revisitada em qualquer momento do ano, como as estações são bem marcadas no Japão, cada uma delas oferece uma experiência diferente. A média anual de Kyoto é de 14°C, porém a temperatura pode passar dos 30°C nos meses mais quentes e, nos mais frios, pode ser negativa. Por estar no hemisfério norte, o verão acontece nos meses de junho a setembro e o inverno de dezembro a março. As chuvas ocorrem ao longo de todo o ano, mas no verão são mais frequentes e no inverno mais escassas: se quiser evitar as chuvas, viaje entre novembro e fevereiro. 

A primavera é o período mais esperado pelos japoneses e é um momento de grande fluxo de turistas no país, em especial durante o período em que as cerejeiras florescem. Essas flores são um dos símbolos do país e têm uma floração bem curtinha, que costuma marcar o início da primavera — ou seja, fim de março e início de abril. A florada das cerejeiras é um momento muito festejado em todo o Japão e é muito comum ver as pessoas fazendo piquenique sob suas árvores ou turistas em polvorosa tirando fotos das flores. Viajando nesse período, espere encontrar as cidades mais cheias e muito floridas! As flores de cerejeiras são lindas, é realmente um momento muito especial tanto para os japoneses como para os turistas. Recomendamos viajar nesse período porque as cidades ficam ainda mais graciosas. 

Kiyomizu-dera-temple Philosopher-s-path Philosopher-s-path Philosopher-s-path Miyako-odori

Outro momento muito bonito em Kyoto é o outono, que além de não ter temperaturas muito quentes ou muito frias fica com a paisagem linda por conta da mudança de cor das folhas das árvores. 

No verão, entre junho e setembro, a média é de 24°C e como esse é o período de férias escolares no hermisfério norte, as cidades também devem ter mais turistas. Durante essa estação, chove com frequência, mas a cidade fica bem animada. Já no inverno as temperaturas podem ser amenas e esse é o período indicado para quem pretende usufruir das estações de esqui do Japão — em Kyoto, a média entre os meses de dezembro e março é de 4°C. 

Para conferir as médias de temperatura e chuva em Kyoto, veja a imagem abaixo, retirada do site Wheater.com.

Festas: Várias festividades acontecem em Kyoto, várias delas com direito a desfile de pessoas com trajes tradicionais. Entre os principais festivais da cidade estão o Aoi Matsuri (15 de maio), o Gion Matsuri (durante o mês de julho), que é o maior festival da cidade, e o Jidai Matsuri (22 de outubro, data de aniversário de Kyoto). 

Feriados nacionais: Ganjistu (ano novo) - 1º de janeiro; Seijin no Hi (dia da maioridade) - 2ª segunda-feira de janeiro; Kenkoko kinenbi (dia da fundação nacional do Japão) - 11 de fevereiro; Shunbun no Hi (equinócio da primavera) em torno de 20 de março; Showa no hi (aniversário do imperador Showa) - 29 de abril; Kenpo kinenbi (dia da constituição) - 3 de maio; Midori no Hi (dia verde) - 4 de maio; Kodomo no hi (dia das crianças) - 5 de maio; Umi no Hi (dia do oceano) - 3ª segunda-feira de julho; Yama no Hi (dia das montanhas) - 11 de agosto; Keiro no hi (dia do respeito aos idosos) - 3ª segunda-feira de setembro; Shubun no hi (equinócio do outono) - em torno de 23 de setembro; Taiiku no hi (dia da saúde e dos esportes) - 2ª segunda-feira de outubro; bunka no hi (dia da cultura) - 3 de novembro; Kinro Kansha no hi (dia do agradecimento ao trabalho) - 23 de novembro; Tenno no tanjobi (aniversário do imperador) - 23 de dezembro. 

Tudo que você precisa saber sobre Kyoto!

Esse texto sobre Quando ir a Kyoto faz parte do guia de Kyoto no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Kyoto

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.