O que fazer em Kyoto
Kyoto é um destino com muitas atrações, sendo que as principais são seus templos e santuários. Como há bastante o que ver na cidade, nossa sugestão é organizar bem seus horários para ver o máximo que quiser e o tempo permitir. A maioria das atrações, como templos, santuários e castelos, fecham em torno das 16h30/17h, então não deixe para começar o dia tarde.
O que fazer em Kyoto
Entre as grandes atrações da cidade, estão o maravilhoso templo Kinkaku-ji (templo de pavilhão de ouro, realmente coberto por uma pintura de ouro), o Kiyomizu-dera, construído com madeira e sem pregos, apenas com encaixes, e o Fushimi Inari-Taisha, um santuário que dizem ter mais de 10 mil toriis (portal xintoísta). Outros templos e pontos turísticos que agregarão muito à sua viagem são o Castelo de Nijo, que tem um interior muito bacana e cheio de detalhes, o templo Ginkaku-ji, que tem jardins bonitos e o Heian Shrine, que tem um torii enorme e um jardim muito bem cuidado. O Ryoan-ji é bacana para tirar fotos, assim como o Nanzen-ji e o Eikan-do, que não figura entre os mais famosos templos, mas ganhou nosso gosto.
São realmente muitos templos para conhecer e cada um tem sua característica e um significado especial para a cidade. Conhecendo os templos acima, você visitará alguns dos mais importantes, mais do que isso, talvez se torne um pouco cansativo.
Para conhecer atrações além dos templos, reserve um momento para caminhar pelas ladeiras de Higashiyama e pelas pequenas ruas da área de Gion, um bairro muito tradicional onde a maior expectativa é conseguir ver uma gueixa. Nesse bairro, visite a rua Hanami-Koji e a região de Shirawaka, que fica florida durante a época das cerejeiras. Não conte que irá encontrar com uma gueixa na rua, afinal, elas são celebridades... Para vê-las, você pode ir ao Gion Corner, que tem shows diários, ou ao Miyako Odori, que tem shows lindíssimos, mas que só acontecem no mês de abril.
Se você gosta de parques e paisagens naturais, as dicas são passear pelo Caminho do Filósofo, visitar a linda floresta de bambu de Arashiyama e caminhar pelo Maruyama Park, onde fica o Yasaka Shrine e onde ficam alguns restaurantes muito gostosos para fazer uma refeição ao ar livre.
Dica: Alguns templos são abertos a visitantes, outros não. Nos templos onde a entrada de turistas é permitida, você deve retirar seus sapatos e andar com meias, então utilize calçados que sejam fáceis de tirar.