Restaurantes em Kyoto

A culinária japonesa caiu no gosto do brasileiro e uma visita ao Japão é uma oportunidade incrível para sentir ainda mais de perto o sabor — literalmente — de sua gastronomia. Kyoto tem restaurantes para todos os bolsos e a cozinha japonesa vai muito além do que vemos nos restaurantes do Brasil. São tantas coisas diferentes e até inesperadas vendidas no país que causa surpresa mesmo aos mais experientes viajantes. Os aromas e sabores do Japão proporcionam uma viagem gastronômica completa e de muito aprendizado.

Entendendo a culinária japonesa
Os vegetais, frutas, legumes, peixes e frutos do mar frescos estão muito presentes na gastronomia local e, no geral, a comida japonesa é bastante saudável. Os restaurantes de comida japonesa exploram bastante as riquezas do mar e em muitos pratos utiliza-se polvo, lula, salmão e atum — o atum “gordo”, principalmente, é um dos mais requisitados. O Japão é um dos países que mais consomem arroz no mundo, então ele acompanha muitos pratos, como o niguiri, um bolinho que sempre se encontra nas ruas para matar a fome. Além dos sashimis (peixe cru) e sushis (peixe com arroz), que todo mundo já conhece, a cozinha japonesa tem muitos outros pratos e você pode aproveitar a viagem para experimentá-los. 

Gogyo

Um dos pratos mais consumidos no país e que provavelmente você verá muitos restaurantes servindo é o ramen, que a grosso modo é uma espécie de macarrão com sopa servido com alguns acompanhamentos. Outros pratos populares são o tempura (peixes e vegetais fritos com uma mistura de ovos), sukiyaki (prato em que se cozinha finas fatias de carne e vegetais) e yakitori (como um espetinho grelhado de carne), além de muitos e muitos outros. Nossa dica para experimentar um pouco de tudo que a gastronomia local oferece é ir a um restaurante que serve o kaiseki, uma refeição tradicional, em que você experimenta vários pratos. 

A cozinha oriental é realmente muito variada e explicar sua grandiosidade é como tentar explicar a cozinha brasileira, uma tarefa quase impossível! Isso significa que você encontrará coisas um tanto diferentes do que está acostumado no Brasil, como doces recheados de azuki (feijão doce) ou doces e até sorvetes feitos com chá verde — muito popular no país! 

Caso não goste de peixes ou de outras coisas da cozinha japonesa, nada de pânico. O Japão é um país globalizado e há também restaurantes ocidentais, que servem pratos da gastronomia internacional. Para quem não é fã de peixes, por exemplo, a dica é experimentar a carne do wagyu, uma raça de boi reproduzida no Japão que tem uma das carnes mais caras e macias do mundo — ela é tão macia que pudemos degustá-la com o hashi (palito). 

Saryo-tsujiri-gion-honten Chojiro Giro-giro-hitoshima Ippudo Chojiro

Onde Comer em Kyoto
Para entender a atmosfera da gastronomia japonesa, não deixe de visitar o Nishiki Market, um mercado cheio de quitutes japoneses, vegetais, frutos do mar e peixes frescos. Se você gostar de conhecer coisas diferentes, é um bom lugar para ir na hora do almoço e garantir sua refeição. Se não é tão ousado assim, uma boa pedida é ir ao Katsuruka, que serve pratos com porco frito muito macios! Para comer um bom ramen, nossa dica é o Ippudo Ramen e se quiser experimentar uma comida variada com qualidade, vá ao Kyoto Gogyo, com ótimo atendimento em nossa experiência e uma carne de wagyu que desmancha na boca! 

Para comer a comida japonesa dos suhis e sashimis, indicamos o Chojiro, um restaurante onde se faz o pedido em um tablet ou pode pegá-lo em uma “esteira” que fica rodando perto dos clientes. Para fazer uma refeição mais refinada, vá ao Giro Giro, que tem refeição do tipo kaiseki feita na sua frente. Para doces, vá à casa de chás Saryo Tsujiri, que serve taças muito bonitas e apetitosas. 

Katsukura

Dicas
- Tudo no Japão é muito visual, inclusive o cardápio. Geralmente os restaurantes têm cardápios com fotos ou uma réplica dos pratos que oferecem, assim fica mais fácil saber que tipo de comida servem.
- Os restaurantes costumam ter lenços umedecidos ou uma toalhinha úmida, que você utiliza para limpar as mãos antes de começar a refeição.
- As refeições são feitas com hashis (palitos). Se você não se sente seguro para comer com hashis, peça garfo e faca ou use o velho truque da borrachinha de elástico para juntar os dois hashis e comer com mais facilidade (nesse caso, é bom levar seu elástico).
- Muitos restaurantes oferecem chá e água como cortesia.
- Achar “aquele” restaurante que você quer ir nem sempre é fácil. Muitos restaurantes só têm letreiros em japonês, a dica é perguntar o nome do local para garantir que você está indo ao lugar certo.
- Lembre-se de que os japoneses, no geral, não têm inglês fluente. Eles mostram muito boa vontade em ajudar o turista e o serviço dos restaurantes costuma ser muito atencioso, mas não espere conseguir um diálogo avançado.
- Em grande parte dos restaurantes, o cliente é cumprimentado na chegada e na saída pelos funcionários — não estranhe se ouvir vários atendentes gritando juntos, é uma maneira de saudar o cliente.
- Em muitos restaurantes, fica na mesa uma comanda com os pedidos dos clientes, mas o pagamento não é feito na mesa. Você deve levar seu recibo até o caixa e lá realizar seu pagamento.
- O pagamento costuma ser feito em uma pequena bandeja, onde você coloca o dinheiro. O funcionário retira o dinheiro e devolve a bandeja com seu troco. As notas fiscais costumam ser entregues com as duas mãos.
- Não é um hábito dar gorjeta, portanto não se preocupe com isso.
- Lembre-se de que nem todos os lugares aceitam cartão de crédito, tenha sempre uma maneira alternativa para realizar seus pagamentos.

  • Giro-giro-hitoshima

    Giro Giro Hitoshima

    Nota:  de 10 (0)

    O Giro Giro é um restaurante que serve refeições do tipo kaiseki, uma refeição em que se degusta diversos pratos da gastronomia japonesa em pequenas porções. Nesse tipo de refeição, você não escolhe o que irá comer, tudo é preparado pelo chef e o menu muda diariamente.
    Para quem tem um...

  • Gogyo

    Gogyo - 京都 五行

    Nota:  de 10 (0)

    Com menu variado, o Gogyo foi um dos lugares no Japão onde tivemos uma excelente experiência gastronômica. O restaurante serve ramen e tofu de variadas formas, mas o que nos chamou a atenção no cardápio foi a carne de wagyu, uma raça de bois cultivadas no Japão conhecida por ter uma das carnes mais caras do mundo....

  • Ippudo

    Ippudo (一風堂 錦小路店)

    Nota:  de 10 (0)

    Considerado um dos melhores lugares de Kyoto para comer ramen, o Ippudo é tão famoso que sempre tem uma fila na frente (aliás, os restaurantes mais conhecidos da cidade quase sempre têm uma fila). O lugar é pequeno e com mesas comunitárias, ao chegar, você será saudado em japonês pela equipe e o mesmo acontece com...

  • Katsukura

    Katsukura (かつくら 四条東洞院店)

    Nota:  de 10 (0)

    Especializado em tonkatsu, um prato tradicional da cozinha japonesa, esse restaurante serve pedaços fritos de porco, acompanhados de salada, sopa, arroz e um molho delicioso que você mesmo prepara. Talvez, ao chegar no lugar, você estranhe um pouco como funcionam as coisas, mas na verdade é muito simples: você só precisa escolher o...

  • Nishiki-food-market

    Nishiki Market (錦市場)

    Nota:  de 10 (0)

    Você já deve ter ouvido falar dos mercados orientais, mas a verdade é que a gente só entende mesmo quando conhece um de perto. E é assim com o Nishiki Market! Ele está localizado no centro de Kyoto e é procurado pelos moradores da cidade para fazerem suas compras e pelos turistas para matarem a curiosidade e verem de...

  • Saryo-tsujiri-gion-honten

    Saryō Tsujiri Gion Honten

    Nota:  de 10 (0)

    Quando pensamos na cozinha japonesa, pensamos logo em comidas salgadas e esquecemos um pouco dos doces, mas a dica é que os doces do Japão são ótimos e muito diferentes, por isso vale a pena experimentá-los também.

    Uma sugestão para provar doces em Kyoto é uma casa de chá chamada Saryō Tsujiri. O lugar tem...

  • Chojiro

    廻転寿司CHOJIRO 四条木屋町店

    Nota:  de 10 (0)

    Se você vai visitar o Japão e gosta de comida japonesa, não dá para perder a oportunidade de comer um bom sushi e sashimi, né? Muita gente pensa que a comida japonesa se resume a isso, mas não é verdade, a gastronomia do país vai muito, muito além. Para os amantes de atum, nossa dica é experimentar o...

Tudo que você precisa saber sobre Kyoto!

Esse texto sobre Restaurantes em Kyoto faz parte do guia de Kyoto no Melhores Destinos

Comentários para Restaurantes em Kyoto

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.