Roteiros em Kyoto

Se você vai viajar para o outro lado do mundo, é importante pensar em quanto tempo irá realizar essa viagem e em quanto tempo ficará em cada lugar. Já que está viajando para um local tão distante, programe direitinho os seus dias e não se prenda a apenas uma cidade. O transporte ferroviário no Japão é sensacional e muito rápido, então você pode aproveitar para visitar várias cidades ao longo do dia.

Procure aproveitar os dias ao máximo! Saia cedo do hotel e lembre-se de que várias das atrações mais importantes da cidade ficam abertas até 17h, por isso é tão importante aproveitar as atrações diurnas. 

Roteiro de 2 dias em Kyoto
Dois dias é o tempo que consideramos mínimo para ficar em Kyoto e conhecer as atrações da cidade. Pode parecer um lugar pequeno, mas há muito o que ver. Se você tem dois dias, sugerimos conhecer um pouco na área central, como a Kyoto Station, Nishiki Market e o Kyoto Imperial Palace. Nesse mesmo dia, você ainda pode andar pela área de Gion, visitar o Yasaka Shrine e templo Ginkaku-ji. No segundo dia, sugerimos dedicar o tempo a outras atrações importantes, que embora não fiquem próximas, são maravilhosas, são elas o templo Kyomizu-Dera, Irini-Taisha Shrine e o templo Kinkaku-ji. Se o tempo permitir, no fim da tarde você pode ir até a floresta de bambus de Hagashiyama. 

Roteiro de 3 dias em Kyoto
Com três dias em Kyoto, sugerimos conhecer as mesmas atrações citadas no roteiro anterior, mas com o diferencial de poder visitá-las por regiões, conforme explicamos aqui
Se você tem três dias, pode ser interessante também incluir no roteiro uma visita ao Heain Shrine, o templo Kodai-ji e Nanzen-ji. 

Roteiro de 4 dias em Kyoto
Se você tem mais um dia em Kyoto, o que sugerimos, na verdade, é sair de Kyoto e visitar a cidade de Nara, uma cidade vizinha a menos de 1h de trem. Chegando em Nara, passe no centro de informações turísticas que fica ao lado da estação de trem e pegue um mapinha para se localizar. As principais atrações turísticas da cidade ficam dentro do Nara Park e você pode conhecer todas elas caminhando. O próprio parque é muito legal porque tem vários veados que você pode se aproximar e até comprar biscoitinhos para alimentá-los, mas as principais atrações mesmo são os templos Kōfuku-ji, o templo Tōdai-ji (um dos maiores templos que vimos no Japão, onde dentro está um Buda gigante) e o Kasuga-taisha, um santuário com dezenas de lanternas, muitas delas de bronze. Como Nara não é muito grande, você conseguirá ver suas principais atrações em 4 ou 5h.

Se ainda tiver pique e não estiver muito cansado, sugerimos ir durante a tarde para Osaka, caso não tenha separado alguns dias específicos para visitar a cidade e se hospedar nela. Em Osaka, você pode conhecer pelo menos o Castelo de Osaka, que pode ser visitado por dentro e tem uma vista super bonita da cidade em seu último andar. Durante a noite, não deixe de ir até a área de Namba, que tem muitos letreiros coloridos, centenas de lojas e restaurantes. Osaka certamente vale alguns dias do roteiro, mas se você não tem tanto tempo disponível, visitando esses lugares já vai dar para sentir um pouco de uma das maiores cidades do Japão. 

Roteiro de 5 dias em Kyoto
Se você tem 5 dias em Kyoto, há duas opções: ficar mais tempo em Kyoto para visitar suas atrações em um ritmo mais calmo e visitar mais pontos turísticos ou há a opção de visitar mais uma cidade do Japão fazendo uma viagem de trem. 
Caso você queira visitar mais uma cidade, sugerimos ir até Hiroshima, que está a menos de 2h de trem de Kyoto. Hiroshima foi uma das cidades atingidas pela bomba atômica de 1945 e embora a história da cidade seja muito triste, a intenção de visitar o lugar é entender a dimensão de um ataque atômico e, principalmente, provocar reflexão a respeito desse tipo de armamento e suas consequências. Para quem acorda bem cedinho ou tem pique, dá para até visitar o Himeji Castle no caminho para Hiroshima. O castelo é muito bonito e um dos mais preservados do país! 

Na cidade de Hiroshima, você pode conhecer o Parque Memorial da Paz, (onde antigamente ficava o centro comercial da cidade), o Memorial da Paz (um dos poucos edifícios do centro da cidade que permaneceu de pé), o Museu Memorial da Paz de Hiroshima (que tem um acervo forte e marcante) e o Castelo de Hiroshima. Cerca de 5h são suficientes para visitar as atrações centrais da área de Kyoto, após esse tempo, o que sugerimos é visitar a ilha de Miyajima, que fica a cerca de 40 minutos do centro da cidade. O lugar é muito interessante, acessível através de um embarcação, e tem um dos principais cartões-postais do Japão, um torii flutuante (portão xintoísta). A ilha de Miyajima também tem templos icônicos, muitas lojinhas de presentes e comidas rápidas... Se você visita Hiroshima, é certamente um local para incluir no roteiro! 


Dica: Você pode fazer todo esse roteiro sugerido acima em mais tempo, dedicando um período maior a cada cidade e se hospedando nelas por uma ou mais noites. Esse é um roteiro sugerido para quem tem 5 dias em Kyoto e disposição para conhecer não apenas a cidade, mas outros destinos de grande apelo turístico no Japão. 

Tudo que você precisa saber sobre Kyoto!

Esse texto sobre Roteiros em Kyoto faz parte do guia de Kyoto no Melhores Destinos

Comentários para Roteiros em Kyoto

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.