Dicas de Kyoto

Para visitar o Japão, é necessário ter um passaporte com visto válido para a finalidade da viagem. O visto deve ser requerido junto a um consulado japonês e exige alguns documentos, como cópia do imposto de renda e um roteiro da viagem. O visto pode ser para uma única entrada no Japão ou múltiplas entradas, veja aqui mais informações. 

Os voos para o Japão são longos, não há voos diretos partindo do Brasil por causa da grande distância. Será necessário fazer ao menos uma conexão, portanto certifique-se de saber quais são as exigências do país onde você fará conexão. Caso faça conexão nos Estados Unidos, será necessário o visto desse país também. 

O Japão está 12 horas (UTC+9) a frente do horário do Brasil e nos primeiros dias essa diferença de horário pode provocar alguns efeitos no corpo, o chamado jet lag. As dificuldades com relação ao sono são as mais frequentes. 

Brasileiros em visita não podem dirigir no Japão, mesmo com carteira internacional de habilitação. O país utiliza a mão inglesa. 

A moeda do Japão é o iene (JPY), representado pelo símbolo ¥. Dólares não são aceitos como pagamentos, tenha ienes em mãos para realizar suas compras. Em Kyoto, você pode fazer o câmbio de moedas na Kyoto Station (principal estação de trens da cidade) e nos Correios. Veja aqui mais dicas sobre a moeda do país. 

A rede elétrica no Japão é de 100V e as tomadas são de dois pinos chatos verticais. Leve um (ou mais) adaptadores de energia para recarregar seus dispositivos eletrônicos. 

O comércio em geral funciona entre 10h e 20h. 

O Japão é completamente diferente do Brasil, em inúmeros aspectos. Não é um país perfeito, mas no geral as coisas funcionam bem melhor do que no Brasil. Lembre-se que estando em um país vizinho, com uma cultura tão diversa, você deve entender as regras de convívio local e até ter um conhecimento básico sobre as leis para evitar contratempos. Os japoneses são muito educados, então evite desrespeitar outras pessoas ou fazer algo que incomode aos demais. Respeite o espaço alheio, não fale alto no transporte público, sempre limpe o espaço que sujar e carregue o lixo consigo. 

 

Regras de educação: Os japoneses são considerados um povo muito educado, que respeita diversas regras de convivência e, se você visita o país, é importante se inteirar sobre elas também. 

 - Ao utilizar as escadas rolantes, fique sempre do lado esquerdo da escada, de modo a deixar o lado direito livre para que quem tenha pressa possa passar mais rapidamente.
- Não jogue lixo no chão. Embora não se veja tantas lixeiras pelas ruas, guarde seu lixo até que encontre uma pelo caminho.
- Comer pelas ruas ou andando é considerado falta de educação, a não ser quando você compra uma comida rápida de rua e come ali por perto.
- Falar ao telefone nos trens é proibido.
- Nos trens e ônibus, fique atento aos assentos preferenciais, como idosos, gestantes ou deficientes. Mesmo nos assentos comuns, é de bom tom oferecer o seu lugar a pessoas que tenham mais necessidade do que você.
- Filas são muito frequentes e são respeitadas, inclusive nos trens e ônibus. Antes de entrar no coletivo, note que haverá uma fila que se forma até o meio de transporte chegar e então as pessoas embarcam pela ordem da fila.
- Se estiver gripado ou resfriado, convém comprar uma máscara para o rosto, assim como fazem os japoneses para evitar transmitir sua doença às outras pessoas.
- Se encontrar algo na rua que não pertence a você, procure pelo dono ou deixe no mesmo local. É muito comum ver objetos perdidos e intocados no lugar onde foram deixados. 

Tudo que você precisa saber sobre Kyoto!

Esse texto sobre Dicas de Kyoto faz parte do guia de Kyoto no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Kyoto

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.