Entre ruas com calçamento de pedra e casarões coloniais do século XVIII, o pôr do sol anuncia o final de mais um belo dia na cidade histórica de Pirenópolis. Diante das portas e janelas coloridas e do lindo visual do Rio das Almas, turistas caminham pelo bucólico centro de Piri e aproveitam o clima do interior de Goiás. Depois de um dia de deliciosos banhos em cachoeiras, é hora de se fartar com os pratos típicos e os bons restaurantes da região. Um pacote completo para quem busca relaxar e deixar para trás o dia a dia acelerado das grandes cidades. Aproveite cada minuto e entre o mais rápido possível no ritmo de Pirenópolis. Não vai demorar muito para você se sentir abraçado por esse pedacinho encantador do interior do Brasil.

Pirenópolis é o destino perfeito para os viajantes que desejam dias de tranquilidade em meio à natureza, mas sem abrir mão de conforto e bom serviço. Localizada a apenas 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, Piri tem acesso rápido por estrada e pode ser visitada até mesmo em um bate e volta de um dia. Tanta facilidade faz de Pirenópolis um roteiro muito procurado por quem tem pouco tempo, mas deseja relaxar muito. E a boa notícia é que as atrações de Pirenópolis agradam a todos os turistas, desde os que desejam facilidade total aos que não abrem mão de um pouco de aventura.

Além do lindo Centro Histórico de Pirenópolis — que conta com atrações como a Igreja Matriz, a Igreja Nossa Senhora do Bonfim, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a cênica ponte de madeira sobre o Rio das Almas e vários mascarados das Cavalhadas para lindas fotos —, os turistas contarão com dezenas de cachoeiras para passar o dia de descanso na região. E, diferente de outros destinos de natureza onde é necessário fazer longas trilhas para chegar às atrações, em Piri, você poderá se fartar em banhos relaxantes percorrendo trajetos bem curtos e acessíveis a todas as idades. Uma ótima opção para famílias e para quem não está disposto a fazer longas caminhadas. Não perca a Cachoeira do Rosário, a Cachoeira do Lázaro, a Cachoeira Santa Maria, a Cachoeira do Abade e tantas outras cachoeiras de Pirenópolis. Ah! Mas se você quer mesmo um pouquinho de atividade física, não deixe de ir às trilhas das Cachoeiras dos Dragões e das Cachoeiras Bonsucesso.

E se de dia quem atrai os turistas são as cachoeiras, à noite o agito fica por conta dos excelentes restaurantes de Pirenópolis. A cidade é referência gastronômica em Goiás e atrai turistas que gostam de uma nova experiência à mesa. A Rua do Lazer é um bom ponto de partida para começar a explorar os prazeres do paladar, mas há bons restaurantes em toda a região, incluindo alguns localizados em áreas de fazenda e com aquele clima rural que é de apaixonar. Aproveite todos os sabores regionais, entre eles os tradicionais empadão goiano, o peculiar pequi e a maravilhosa pamonha (de sal ou de doce).

Pirenópolis reserva aos viajantes um turismo fácil e delicioso. Entre as ruas da cidade e as cachoeiras da região não será difícil se encantar por esse pedacinho maravilhoso de Goiás. E para ajudar na sua viagem, preparamos um guia completinho com todas as dicas sobre como chegar, quando ir, as melhores pousadas, o que fazer, os principais pontos turísticos e detalhes sobre várias cachoeiras da região. Aproveite cada banho de cachoeira e cada passo nas calçadas históricas para recobrar as energias. E lembre-se de que Pirenópolis é um destino para voltar muitas vezes. Sendo assim, já pode ir organizando a sua próxima visita a Piri. Certeza que será muito em breve!