Goiás

Pirenópolis

Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Entre ruas com calçamento de pedra e casarões coloniais do século XVIII, o pôr do sol anuncia o final de mais um belo dia na cidade histórica de Pirenópolis. Diante das portas e janelas coloridas e do lindo visual do Rio das Almas, turistas caminham pelo bucólico Centro Histórico e aproveitam o clima do interior de Goiás. Depois de um dia de deliciosos banhos em cachoeiras, é hora de se fartar com os pratos típicos e os bons restaurantes da região. Um pacote completo para quem busca relaxar e deixar para trás o dia a dia acelerado das grandes cidades. Aproveite cada minuto e entre o mais rápido possível no ritmo de Pirenópolis. Não vai demorar muito para você se sentir abraçado por esse pedacinho encantador do interior do Brasil.

Pirenópolis é o destino perfeito para os viajantes que desejam dias de tranquilidade em meio à natureza, mas sem abrir mão de conforto e bom serviço. Localizada a apenas 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, Piri tem acesso rápido por estrada e pode ser visitada até mesmo em um bate e volta de um dia. Tanta facilidade faz de Pirenópolis um roteiro muito procurado por quem tem pouco tempo, mas deseja relaxar muito. E a boa notícia é que as atrações de Pirenópolis agradam a todos os turistas, desde os que desejam facilidade total aos que não abrem mão de um pouco de aventura.

Centro-historico-de-pirenopolis

Pousadas em Pirenópolis

Pirenópolis tem boa oferta de pousadas e elas atendem a todos os bolsos e gostos. Ao visitar a cidade, vale ficar atento aos períodos de alta temporada, que costumam ter muita procura e tarifas bem altas. Se for o caso da sua viagem, reserva a pousada em Pirenópolis com antecedência.

A região mais disputada para hospedagem em Pirenópolis é nos arredores do Centro Histórico, onde estão os principais restaurantes e o agito noturno da cidade. Quem preferir maior contato com a natureza encontrará também boas pedidas mais afastadas do centro, onde os preços costumam ser mais amigáveis.

Centro-historico-de-pirenopolis

Quem está em busca de uma pousada charmosa vai gostar da Villa do Comendador, do Casarão Villa do Império e da Dádiva Hotel Boutique. Para ficar um pouquinho mais afastado do movimento, mas ainda dentro da cidade, veja a Pousada dos Pireneus e a Pousada Cavaleiro dos Pireneus. Para se hospedar bem no Centro Histórico, em meio às casas coloniais, procure opções como a Pouso, Café e Cultura, a Pouso 22 e a Pousada Pouso do Sô Vigario. Mais próximo à Praça do Coreto, confira a Pousada Casa Grande, a Pousada Villa Bia, a Pousada Canto do Sabiá e a Pousada Vila Velha. Se a ideia é economizar, confira o Hostel Rua Direita Pirenópolis.

Confira mais dicas de pousadas em Pirenópolis!

O que fazer em Pirenópolis, Goiás

O passeio por Pirenópolis começa sempre pelo lindíssimo e bem preservado Centro Histórico, que conta com atrações como a Igreja Matriz, a Igreja Nossa Senhora do Bonfim, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a cênica ponte de madeira sobre o Rio das Almas e vários mascarados das Cavalhadas para lindas fotos. Aproveite para caminhar com calma e apreciar os casarões, lojinhas e cada colorido do lugar.

Depois de percorrer o Centro Histórico de Pirenópolis, é hora de explorar algumas das dezenas de cachoeiras da região. E a boa notícia é que, diferente de outros destinos de natureza onde é necessário fazer longas trilhas para chegar às atrações, em Piri, você poderá se fartar em banhos relaxantes percorrendo trajetos bem curtos e acessíveis a todas as idades. Uma ótima opção para famílias e para quem não está disposto a fazer longas caminhadas. Não perca atrações como a Cachoeira do Rosário, a Cachoeira do Lázaro, a Cachoeira Santa Maria, a Cachoeira do Abade e tantas outras cachoeiras de Pirenópolis. Ah! Mas se o que você quer é um pouquinho de atividade física, não deixe de ir às trilhas das Cachoeiras dos Dragões e das Cachoeiras Bonsucesso, boas pedidas para quem gosta de desafio.

Cachoeira-e-reserva-do-abade

Se durante o dia o que atrai os turistas são as cachoeiras, à noite o agito fica por conta dos excelentes restaurantes de Pirenópolis. A cidade é referência gastronômica em Goiás e atrai turistas que gostam de uma nova experiência à mesa. A Rua do Lazer é um bom ponto de partida para começar a explorar os prazeres do paladar, mas há bons restaurantes em toda a região, incluindo alguns localizados em áreas de fazenda e com aquele clima rural que é de apaixonar. Aproveite todos os sabores regionais, entre eles os tradicionais empadão goiano, o peculiar pequi e a maravilhosa pamonha de Pirenópolis (de sal ou de doce).

Não faltará o que fazer em Pirenópolis nos dias da sua viagem. Aproveite cada minuto por lá!

Centro-historico-de-pirenopolis

Quando ir a Pirenópolis

O melhor período para visitar Pirenópolis é durante os meses de seca, especialmente entre maio e agosto, quando praticamente não há chuvas e o sol reina todos os dias. O período da seca é ideal para curtir as cachoeiras e ainda aproveitar a cidade, que fica com um delicioso clima friozinho durante a noite. Sem falar que durante a seca o pôr do sol em Pirenópolis é espetacular! Ainda que os meses entre maio e agosto sejam os mais recomendados, vale visitar Pirenópolis durante todo o ano.

É importante dizer que Pirenópolis sempre fica mais cheia durante os finais de semana. Já nos feriados prolongados, férias escolares e nas comemorações da Festa do Divino (cinquenta dias após a Páscoa), a cidade costuma lotar de turistas. Para ver Pirenópolis bem tranquila, evite esses períodos.

  • Melhor época para visitar: de maio a agosto;
  • Período de seca: de maio a setembro, sendo os meses mais secos julho e agosto;
  • Período de chuvas: de outubro a abril, sendo os meses mais chuvosos dezembro e janeiro;
  • Alta temporada: todos os finais de semana, feriados prolongados e o período da Festa do Divino (cinquenta dias após a Páscoa);
  • Baixa temporada: dias de semana.

Centro-historico-de-pirenopolis

Como chegar a Pirenópolis

Pirenópolis está localizado no estado de Goiás, distante apenas 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia. Em Pirenópolis, não há aeroportos e para chegar à cidade será preciso botar o pé na estrada, seja de carro ou de ônibus. Para quem chega de outros estados, os aeroportos mais próximos de Pirenópolis são o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) e o Aeroporto de Goiânia Santa Genoveva (GYN). Ambos os trajetos têm estradas de boa qualidade e a viagem será bem tranquila até Pirenópolis. A melhor pedida para chegar a Pirenópolis é ir de carro, que será bem útil também para fazer os passeios na cidade. Veja mais detalhes sobre como chegar a Pirenópolis.

Cachoeira-do-lazaro

Quanto tempo ficar em Pirenópolis

Pirenópolis é o destino perfeito para um final de semana de diversão e também para longas férias de descanso. A cidade rende até mesmo uma bate e volta a partir de Brasília e Goiânia. Ótima pedida para uma viagem de última hora, Pirenópolis cabe em todo roteiro. Para quem pretende explorar as principais cachoeiras e atrações de Pirenópolis, uma viagem de cinco a sete dias é perfeita!

Pirenópolis reserva aos viajantes um turismo fácil e delicioso. Entre as ruas da cidade e as cachoeiras da região não será difícil se encantar por esse pedacinho maravilhoso de Goiás. E para ajudar na sua viagem, preparamos um guia completinho com todas as dicas sobre como chegar, quando ir, as melhores pousadas, o que fazer, os principais pontos turísticos e detalhes sobre várias cachoeiras da região. Aproveite cada banho de cachoeira e cada passo nas calçadas históricas para recobrar as energias. Lembre-se de que Pirenópolis é um destino para voltar muitas vezes. Sendo assim, já pode ir organizando a sua próxima visita a Piri. Certeza que será muito em breve!