João Pessoa

Pontos turísticos de João Pessoa

Grande parte dos turistas viaja à capital paraibana para aproveitar o litoral, mas quem busca um lado mais cultural ou histórico também encontrará essa faceta de Jampa. 

Para começar o roteiro em João Pessoa, nada melhor do que ir ao Farol do Cabo Branco, um farol de formato triangular que simboliza o ponto mais oriental das Américas - a Ponta do Seixas, ou "Porta do Sol", como chamam os paraibanos. A vista para o mar de onde está o farol é linda e rende muitas fotos! Na mesma região, vale a pena conhecer a Estação do Cabo Branco, um espaço projetado por Niemeyer e dedicado a ciência, cultura e arte, onde hoje se vê exposições e experimentos, além de permitir a observação do céu com telescópios.  

Reserve um tempo para explorar o centro de João Pessoa e admirar o lado antigo da cidade, visto em obras como a Casa de Azulejos, o Centro Cultural São Francisco, o Hotel Globo - muito frequentado antigamente na hora do chá, para apreciar o pôr do sol - e o belo conjunto de casarões da Praça Antenor Navarro. 

No final do dia, a melhor pedida é ir à praia fluvial do Jacaré apreciar o sol se pondo ao som do Bolero de Ravel, tocado por Jurandy do Sax. A cerimônia é tão famosa que se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba - espetáculo para os olhos e para os ouvidos! Não perca!

  • Centro-cultural-sao-francisco

    Centro Cultural São Francisco

    Nota: 4.0 de 10 (1)

    O Centro Cultural São Francisco é um complexo que inclui a Igreja de São Francisco, o Convento de Santo Antônio, um Museu de Arte Sacra, além de algumas capelas - entre elas, a Capela Dourada. É um local muito interessante, que começou a ser construído em 1589, mas que só foi concluído em 1788. 

    A...

  • Estacao-cabo-branco

    Estação Cabo Branco

    Nota: 4.0 de 10 (1)

    A Estação Cabo Branco é um espaço projetado por Niemeyer e dedicado a ciência, cultura e arte. O local é amplo, com construções modernas e indicado para pessoas de todas as idades.

    Na Estação você encontrará parquinho com brinquedos educativos, oficinas, cafeteria, exposições...

  • Farol-do-cabo-branco

    Farol do Cabo Branco

    Nota: 4.0 de 10 (1)

    O Farol de Cabo Branco simboliza o extremo oriental das Américas - o lugar onde o sol nasce primeiro em nosso continente. É um farol de formato triangular, utilizado apenas como marco e não para fins náuticos.  

    Esse farol, considerado ponto turísico importantíssimo de João Pessoa, fica em uma das extremidades do bairro...

  • Casa do Artista Popular

    Nota:  de 10 (0)

    A Casa do Artista Popular fica numa casa bonita do centro de João Pessoa e é legal para quem aprecia arte e quer conhecer mais de perto o artesanato local. O lugar funciona de forma parecida com um museu, expondo obras de artistas paraibanos sem vendê-las.

    Cada obra informa alguns dados, como o nome do artista e o tipo de técnica utilizada. ...

  • Casa-dos-azulejos

    Casa dos Azulejos

    Nota:  de 10 (0)

    A casa dos azulejos, ou casarão de azulejos, é uma construção que chama a atenção no Centro Histórico de Jampa. A casa era moradia do comendador Antônio dos Santos Coelho e de sua família, e foi revestida de azulejos portugueses azuis. 

    Atualmente o local não é aberto à...

  • Hotel-globo

    Hotel Globo

    Nota:  de 10 (0)

    O Hotel Globo, construído em 1928, foi um hotel de João Pessoa considerado de alto padrão para a época. Era um local visitado por pessoas da alta sociedade, que não apenas se hospedavam no lugar, como também o frequentavam para tomar o chá da tarde e admirar o pôr do sol no Rio Sanhauá. 

    Apesar do famoso...

  • Igreja-de-nossa-senhora-do-carmo

    Igreja de Nossa Senhora do Carmo

    Nota:  de 10 (0)

    A Igreja e o Convento Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico de João Pessoa, foram construídos pelos carmelitas durante o século XVI. Construída em pedra e com traços do estilo barroco, a história do local não é muito clara, pois, com a invasão holandesa, muitos documentos se perderam. 

    Ao...

  • Igreja-de-sao-frei-pedro-goncalves

    Igreja de São Frei Pedro Gonçalves

    Nota:  de 10 (0)

    A Igreja de São Frei Pedro Gonçalves está localizada no Centro Histórico e foi construída em meados de 1840. Sua fachada e seu interior são simples, quando comparados ao conjunto arquitetônico do Centro Cultural de São Francisco - o diferencial do local, no entanto, está na sua localização,...

Tudo que você precisa saber sobre João Pessoa!

Esse texto sobre Pontos turísticos de João Pessoa faz parte do guia de João Pessoa no Melhores Destinos

Comentários para Pontos turísticos de João Pessoa

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.