Melhores Destinos
Ouro Preto
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praça Tiradentes

Principal ponto de partida para os turistas que desejam explorar Ouro Preto, a Praça Tiradentes é a mais popular e movimentada de toda a cidade. Localizada no coração de Ouro Preto, a praça recebeu o atual nome em homenagem ao inconfidente Tiradentes, que teve a sua cabeça exposta no local quando Ouro Preto ainda era a antiga Vila Rica. 

No século XVIII, a atual Praça Tiradentes era conhecida como Morro de Santa Quitéria e servia de divisão para duas freguesias: Antônio Dias e Pilar. Hoje a praça abriga importantes atrações de Ouro Preto e também alguns dos mais belos edifícios coloniais da cidade. Estão localizados na Praça Tiradentes o Museu da Inconfidência (prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeira e excelente maneira de começar a visita à cidade), o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas/ UFOP (antigo Palácio dos Governadores) e também o Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG. O centro da praça é marcado pela estátua de Tiradentes e, a partir dela, é possível percorrer duas das principais ruas de Ouro Preto, a Rua Direita (ou Rua Conde da Bobadela) e a Rua Cláudio Manoel. 

No comércio da Praça Tiradentes estão alguns restaurantes típicos mineiros, lojas de gemas, o serviço de atendimento ao turista e lojinhas de artesanato. Ela é um excelente ponto de referência para quem busca hospedagem bem localizada em Ouro Preto. Não deixe de visitar a Praça também ao anoitecer, quando as luzes dão ainda mais charme ao lugar. 


Praça Tiradentes

Praça Tiradentes

Ouro Preto
35400-000