Itacaré

Praias de Itacaré

O conjunto de praias de Itacaré encanta pela diversidade de paisagens e experiências que vão de faixas de areia repletas de restaurantes e quiosques até praias desertas ocupadas apenas pela exuberância da Mata Atlântica nos costões de pedra. Itacaré é destino certo para quem gosta de infraestrutura à beira-mar e também para os que preferem a calmaria das praias sem quiosques ou pousadas nos arredores. Podemos garantir que será fácil cair de amores por esse pedacinho encantador da Costa do Cacau, no Litoral Sul da Bahia. Aproveite cada minuto do sol em Itacaré!

As praia de Itacaré são divididas em duas regiões: as praias urbanas — com acesso pelo centro da cidade — e as praias rurais — com acesso a partir da estrada BA-001. Tanto as praias urbanas quanto as rurais oferecem boa diversidade de cenários e faixas de areia maravilhosas. Portanto, invista em passeios pelas duas regiões. O acesso a todas as praias é livre e gratuito, mas em alguns casos pode ser necessário investir alguns reais para estacionar o carro em propriedades privadas. Há praias onde é possível chegar de carro até bem próximo do mar e outras onde será necessário fazer uma curta trilha para alcançar o paraíso. E quem está sem carro, não precisa se preocupar: em Itacaré, é possível ir à praia de ônibus, táxi, com agência de turismo e também a pé, percorrendo algumas belas trilhas. O importante é chegar ao mar! Veja mais sobre como se locomover em Itacaré.

Por ter uma grande variedade de praias e muitas delas acessíveis apenas por trilha, é muito difícil que Itacaré esteja sempre lotada. Na verdade, algumas das praias mais distantes quase sempre têm trechos desertos. Mesmo no auge da alta temporada, será possível curtir dias de sol com a sensação de ser o único conhecedor daquele cenário. Claro que nem todas as faixas de areia são tranquilas e muitas delas atraem grande público, especialmente nos feriados prolongados e verão. Não se assuste! Se você não é amante de praias com burburinho e agito, basta seguir adiante para encontrar o seu pedacinho de praia quase particular.

É importante dizer que, assim como boa parte do litoral da Bahia, Itacaré sofre muita influência da maré. O fenômeno faz com que a mesma praia, a depender da lua e hora do dia, tenha paisagens muito distintas. Especialmente nas luas nova e cheia, a variação de maré é muito grande. Em um mesmo dia, o mar poderá estar bem raso e repleto de piscinas naturais ou cercado de grandes ondas, excelentes para a prática de surfe. Sendo assim, não deixe de visitar as praias em diferentes horários.

Praias urbanas de Itacaré com acesso pelo centro

Com fácil acesso a partir do Centro de Itacaré, as praias urbanas estão localizadas dentro da cidade e podem tranquilamente ser visitadas de carro, a pé, táxi ou até mesmo com um dos passeios oferecidos pelas agências de turismo. Ouvir a classificação de “praias urbanas” pode dar a impressão de que essas não são praias muito boas. No caso de Itacaré, isso não acontece! Mesmo entre as praias urbanas, há algumas que parecem paraísos desertos, onde o ambiente é cercado apenas por natureza e um mar maravilhoso. 

A primeira das praias urbanas de Itacaré é a Praia da Coroa (ou Coroinha), que marca o centro da cidade e tem orla bastante movimentada. Essa é a única praia da cidade imprópria para banho, por servir também como porto e ancoradouro. Para compensar, o visual, ao final da tarde, repleto de barcos e pessoas praticando esportes, é digno de um bom passeio. 

Ainda coladinha ao centro de Itacaré, a Praia da Concha é a mais popular entre os turistas. Com mar calmo, ampla infraestrutura, muitas opções de passeios, pousadas, restaurantes e quiosques, a Concha é o destino certo de quem não abre mão de serviços à beira do mar. A Praia da Concha atrai muitas família e nos dias de grande movimento da cidade ela é, disparada, a porção de areia mais disputada. Em períodos de baixa temporada e durante a semana, até mesmo a Praia da Concha fica tranquila.

Depois da Praia da Concha, começa a sequência de praias urbanas que mais agrada aos turistas que buscam cenários mais preservados, sem quiosques ou pousadas. Ligadas pela rua chamada de Caminho das Praias e separadas por pequenos costões de pedra, a Praia do Resende, Praia da Tiririca, Praia do Costa e Praia da Ribeira formam um lindo conjunto de paraísos à beira-mar. Circular entre elas é muito fácil e será possível caminhar tanto pela estrada quanto pelas pedras. Apenas 500 metros separam a primeira praia da última, o que faz desse percurso um passeio ideal para o dia todo. Basta dedicar algumas horas a cada uma das faixas de areia e ser feliz. 

A Praia do Resende costuma ser mais tranquila e deserta, mas tem alguns quiosques improvisados que ajudam a passar o dia. A Praia da Tiririca é bem movimentada e atrai a galera do surfe pelas boas ondas, além de ser cheia de gente descolada e público mais jovem. Já a Praia do Costa não oferece quiosques e o mar com correnteza afasta um pouco as famílias, por isso ela está quase sempre mais vazia que as vizinhas. O contrário acontece na Praia da Ribeira, que tem mar mais tranquilo, rio de água doce correndo e ainda tem alguns quiosques com cadeirinhas para curtir tranquilamente o dia todo. Todas são boas pedidas! Percorra cada uma delas para encontrar a sua predileta.

Praias rurais de Itacaré com acesso pela estrada

Itacaré conta com diversas praias afastadas do centro e localizadas em meio à Mata Atlântica preservada. Para chegar até elas, o acesso é pela estrada BA-001. E, em alguns casos, ainda será necessário fazer um curto trecho de trilha para alcançar a praia. Todas as porções de areia conhecidas como praias rurais têm ambiente bastante preservado e cenários paradisíacos. Difícil definir qual a mais bonita entre elas. Na dúvida, tente ir a todas! O ideal para fazer esses passeios é estar de carro, mas será possível também ir até o início de algumas trilhas com a ajuda de ônibus, táxi ou agências de turismo. A praia mais afastada do centro está a apenas 15 km de distância, ou seja, nenhuma delas é longe demais da cidade. Veja mais sobre como se locomover em Itacaré.

Itacarezinho é a primeira praia de Itacaré que os turistas avistam na estrada a caminho da cidade. São mais de 3 km de faixa de areia que fazem qualquer viajante feliz. Itacarezinho tem longo trecho deserto, porém, na praia, há um grande resort e também um bom restaurante que recebem os turistas em busca de cabanas à beira-mar. A praia agrada tanto a quem quer isolamento total quanto os que preferem comodidade. Essa é a maior praia de Itacaré e um dos mais famosos cenários da cidade. Para visitar Itacarezinho, escolha entre o acesso pelo Restaurante Itacarezinho (com estacionamento pago e livre para pedestres) ou percorra a Trilha das Quatro Praias, que tem chegada na Praia de Itacarezinho.

Seguindo pela BA-001, rumo a Itacaré, será fácil encontrar o estacionamento que dá acesso à Trilha das Quatro Praias. Esse é um dos mais famosos percursos a pé da cidade, com trajeto total de 4 km e visita à Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho, Praia da Camboinha (ou Gamboa) e, finalmente, Itacarezinho (única do percurso também acessível de carro). Percorrer toda a trilha é maravilhoso! Se o pique não permitir, faça ao menos as três primeiras praias e depois siga de carro até Itacarezinho. A Praia da Engenhoca é a preferida do circuito entre os praticantes de surfe. Já Havaizinho é a favorita de quem busca uma boa faixa de areia com mar mais calmo e quiosques. Camboinha, das três, é a menor praia, a mais deserta e a que oferece menos infraestrutura. Beleza sobra em todas elas e cada uma agrada a um público diferente.

A próxima porção de areia, seguindo pela BA-001 em direção a Itacaré, é a Praia de Jeribucaçu. Com acesso por trilha, Jeribucaçu tem visual completo! A praia é cercada por vegetação fechada, coqueiros, areia clarinha, um rio de água doce que desemboca no mar e oferece tanto cantinhos isolados quanto estrutura de quiosques. Para chegar, será necessário deixar o carro em estacionamentos particulares próximos ao início da trilha (localizada a 4 km da estrada) e seguir rumo à praia em meia hora de caminhada. O acesso, se comparado a outras praias, é mais difícil. Com isso, Jeribucaçu dificilmente fica cheia.

Já bem próximo de Itacaré, a Prainha e a Praia de São José são vizinhas e formam uma boa dobradinha para o dia de passeio. Grande parte dos turistas que visita a Prainha não sabe, mas as duas praias são ligadas por uma trilha curta e, melhor ainda, acessíveis facilmente por dentro do Condomínio Villa de São José. O trajeto mais famoso para a Prainha é por uma trilha de 40 minutos a partir da Praia da Ribeira. Um caminho bem mais fácil, entretanto, é possível por dentro do condomínio. Nesse caso, serão apenas dez minutos de caminhada até a Prainha. A facilidade tem um preço: será preciso pagar o day use do restaurante Grauçá, na Praia de São José, para ter acesso de carro e chegar ao início da trilha mais curta até a Prainha. O custo será de R$ 60 por pessoa, revertido em consumação e em um belo banho de piscina à beira-mar. Tanto a Prainha quanto a Praia de São José oferecem cenários espetaculares. Seja por trilha ou pelo condomínio, não perca a oportunidade de ir às duas. 

  • Praia-da-camboinha

    Praia da Camboinha

    Nota:  de 10 (0)

    A pequena Praia da Camboinha (também conhecida como Gamboa) é a menor porção de areia da Trilha das Quatro Praias, que inclui também as praias da Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho. Muitas vezes deixada de lado, a Camboinha acaba sendo apenas um ponto de passagem na trilha. Não se deixe levar pela pressa e aproveite essa...

  • Praia-da-concha

    Praia da Concha

    Nota:  de 10 (0)

    Principal praia urbana de Itacaré, a Praia da Concha atrai o público que gosta de areia movimentada, muitos bares e quiosques à beira-mar. Aliada a um mar bem calmo, a Praia da Concha se torna o ambiente ideal para quem está com família. Localizada no encontro do mar com o Rio de Contas, a Praia da Concha oferece a água perfeita...

  • Praia-da-coroa

    Praia da Coroa

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia da Coroa marca o centro de Itacaré e também a orla mais movimentada da cidade. Apesar de não ser uma praia boa para banho, a Praia da Coroa oferece um belo cenário para o final de tarde. Os barquinhos ancorados à beira-mar formam um bom conjunto para o passeio, aliados aos casarios históricos, esportistas em atividade...

  • Praia-da-engenhoca

    Praia da Engenhoca

    Nota:  de 10 (0)

    Primeira porção de areia da Trilha das Quatro Praias, a Praia da Engenhoca está entre as queridinhas dos surfistas que desbravam as ondas de Itacaré. Engenhoca agrada pelas boas ondas e também pelo cenário esplendoroso formado por coqueiros, rio, mar e montanhas cobertas de vegetação nativa. Repleta de gente bonita e...

  • Praia-da-ribeira

    Praia da Ribeira

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia da Ribeira é a última das praias urbanas de Itacaré. Localizada logo após a Praia do Costa, ela difere bastante da vizinha. Na Ribeira, o mar tem menos correnteza, há oferta de quiosques e a vegetação já se mostra mais fechada, revelando bem mais da Mata Atlântica que cerca Itacaré. Outro atrativo...

  • Praia-da-tiririca

    Praia da Tiririca

    Nota:  de 10 (0)

    Queridinha entre os surfistas de Itacaré, a Praia da Tiririca atrai especialmente os amantes das ondas e esportistas em geral, mas não só isso. Tiririca também é o point ideal para quem gosta de ver gente bonita, descolada e curtir uma boa praia sem preocupação. Na Praia da Tiririca, não há uma...

  • Praia-de-itacarezinho

    Praia de Itacarezinho

    Nota:  de 10 (0)

    A longa faixa de areia, com mais de 3 km, em nada combina com o nome de Itacarezinho. De diminuto, esse grande paraíso de Itacaré não tem nada. A Praia de Itacarezinho é ampla, repleta de belos coqueirais e jeito de cenário praticamente intocado. Não fosse a presença do Restaurante Itacarezinho na ponta esquerda e do Txai...

  • Praia-de-jeribucacu

    Praia de Jeribucaçu

    Nota:  de 10 (0)

    O visual de Jeribucaçu está entre os mais bonitos de Itacaré. A praia é cercada por mata virgem, tem lindo mar e é emoldurada por rochas que dão o toque de charme à paisagem. De quebra, para completar o cenário, os turistas ainda contam com um delicioso rio que cruza a faixa de areia e desemboca no mar, oferecendo de...

  • Praia-de-sao-jose

    Praia de São José

    Nota:  de 10 (0)

    Uma das mais exclusivas porções de areia de Itacaré, a Praia de São José é ainda pouco explorada entre os turistas. Isso porque a praia está cercada por condomínios particulares, o que dificulta o acesso de quem não está hospedado por lá. Vizinha à Prainha, com visual espetacular, faixa de...

  • Praia-do-arruda

    Praia do Arruda

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia do Arruda se esconde em uma trilha a partir da Praia de Jeribucaçu. A pequena faixa de areia aparece depois de quinze minutos de caminhada para a esquerda, seguindo entre os coqueiros, sempre à beira da praia. O visual da trilha é capaz de atrasar um pouco a caminhada, afinal, a cada passo, dá vontade de parar, curtir e fazer algumas...

  • Praia-do-costa

    Praia do Costa

    Nota:  de 10 (0)

    Entre as praias urbanas de Itacaré, a Praia do Costa é que mais agrada a quem busca ambiente cercado apenas por natureza. Nessa praia, não há qualquer tipo de infraestrutura, seja de bar, restaurante, quiosque ou pousada. As únicas coisas que ocupam o cenário da Praia do Costa são o mar, os coqueiros e a pequena faixa de...

  • Praia-do-resende

    Praia do Resende

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia do Resende inicia a série de praias urbanas mais preservadas de Itacaré. Ainda que esteja localizada a apenas 1,5 km da Praia da Coroa, a Praia do Resende tem clima bem mais tranquilo e, a depender do movimento em Itacaré, até mesmo cara de praia deserta. Na praia, há apenas alguns pequenos quiosques que oferecem...

  • Praia-havaizinho

    Praia Havaizinho

    Nota:  de 10 (0)

    Havaizinho é a segunda praia da Trilha das Quatro Praias, que inclui também a Engenhoca, Camboinha e Itacarezinho. Esse é um dos melhores circuitos de Itacaré para quem gosta de praias nativas, sem pousadas, restaurantes ou grandes construções. Ainda que sejam praias quase sem infraestrutura, sempre há uma opção...

  • Prainha

    Prainha

    Nota:  de 10 (0)

    A Prainha é uma das faixas de areia prediletas entre os turistas. A exuberância da paisagem ligada à dificuldade de acesso fazem dessa praia uma das mais desejadas entre os visitantes que chegam a Itacaré em busca de cenários deslumbrantes. Quase deserta, cercada pela vegetação de Mata Atlântica e com a dose certa de...

Tudo que você precisa saber sobre Itacaré!

Esse texto sobre Praias de Itacaré faz parte do guia de Itacaré no Melhores Destinos

Comentários para Praias de Itacaré

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.