Melhores Destinos
Itacaré
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praias de Itacaré

O conjunto de praias de Itacaré encanta pela diversidade de paisagens e experiências que vão de faixas de areia repletas de restaurantes e quiosques até praias desertas ocupadas apenas pela exuberância da Mata Atlântica nos costões de pedra. Itacaré é destino certo para quem gosta de infraestrutura à beira-mar e também para os que preferem a calmaria das praias sem quiosques ou pousadas nos arredores. Podemos garantir que será fácil cair de amores por esse pedacinho encantador da Costa do Cacau, no Litoral Sul da Bahia. Aproveite cada minuto do sol em Itacaré!

As praia de Itacaré são divididas em duas regiões: as praias urbanas — com acesso pelo centro da cidade — e as praias rurais — com acesso a partir da estrada BA-001. Tanto as praias urbanas quanto as rurais oferecem boa diversidade de cenários e faixas de areia maravilhosas. Portanto, invista em passeios pelas duas regiões. O acesso a todas as praias é livre e gratuito, mas em alguns casos pode ser necessário investir alguns reais para estacionar o carro em propriedades privadas. Há praias onde é possível chegar de carro até bem próximo do mar e outras onde será necessário fazer uma curta trilha para alcançar o paraíso. E quem está sem carro, não precisa se preocupar: em Itacaré, é possível ir à praia de ônibus, táxi, com agência de turismo e também a pé, percorrendo algumas belas trilhas. O importante é chegar ao mar! Veja mais sobre como se locomover em Itacaré.

Por ter uma grande variedade de praias e muitas delas acessíveis apenas por trilha, é muito difícil que Itacaré esteja sempre lotada. Na verdade, algumas das praias mais distantes quase sempre têm trechos desertos. Mesmo no auge da alta temporada, será possível curtir dias de sol com a sensação de ser o único conhecedor daquele cenário. Claro que nem todas as faixas de areia são tranquilas e muitas delas atraem grande público, especialmente nos feriados prolongados e verão. Não se assuste! Se você não é amante de praias com burburinho e agito, basta seguir adiante para encontrar o seu pedacinho de praia quase particular.

É importante dizer que, assim como boa parte do litoral da Bahia, Itacaré sofre muita influência da maré. O fenômeno faz com que a mesma praia, a depender da lua e hora do dia, tenha paisagens muito distintas. Especialmente nas luas nova e cheia, a variação de maré é muito grande. Em um mesmo dia, o mar poderá estar bem raso e repleto de piscinas naturais ou cercado de grandes ondas, excelentes para a prática de surfe. Sendo assim, não deixe de visitar as praias em diferentes horários.

Praias urbanas de Itacaré com acesso pelo centro

Com fácil acesso a partir do Centro de Itacaré, as praias urbanas estão localizadas dentro da cidade e podem tranquilamente ser visitadas de carro, a pé, táxi ou até mesmo com um dos passeios oferecidos pelas agências de turismo. Ouvir a classificação de “praias urbanas” pode dar a impressão de que essas não são praias muito boas. No caso de Itacaré, isso não acontece! Mesmo entre as praias urbanas, há algumas que parecem paraísos desertos, onde o ambiente é cercado apenas por natureza e um mar maravilhoso. 

A primeira das praias urbanas de Itacaré é a Praia da Coroa (ou Coroinha), que marca o centro da cidade e tem orla bastante movimentada. Essa é a única praia da cidade imprópria para banho, por servir também como porto e ancoradouro. Para compensar, o visual, ao final da tarde, repleto de barcos e pessoas praticando esportes, é digno de um bom passeio. 

Ainda coladinha ao centro de Itacaré, a Praia da Concha é a mais popular entre os turistas. Com mar calmo, ampla infraestrutura, muitas opções de passeios, pousadas, restaurantes e quiosques, a Concha é o destino certo de quem não abre mão de serviços à beira do mar. A Praia da Concha atrai muitas família e nos dias de grande movimento da cidade ela é, disparada, a porção de areia mais disputada. Em períodos de baixa temporada e durante a semana, até mesmo a Praia da Concha fica tranquila.

Depois da Praia da Concha, começa a sequência de praias urbanas que mais agrada aos turistas que buscam cenários mais preservados, sem quiosques ou pousadas. Ligadas pela rua chamada de Caminho das Praias e separadas por pequenos costões de pedra, a Praia do Resende, Praia da Tiririca, Praia do Costa e Praia da Ribeira formam um lindo conjunto de paraísos à beira-mar. Circular entre elas é muito fácil e será possível caminhar tanto pela estrada quanto pelas pedras. Apenas 500 metros separam a primeira praia da última, o que faz desse percurso um passeio ideal para o dia todo. Basta dedicar algumas horas a cada uma das faixas de areia e ser feliz. 

A Praia do Resende costuma ser mais tranquila e deserta, mas tem alguns quiosques improvisados que ajudam a passar o dia. A Praia da Tiririca é bem movimentada e atrai a galera do surfe pelas boas ondas, além de ser cheia de gente descolada e público mais jovem. Já a Praia do Costa não oferece quiosques e o mar com correnteza afasta um pouco as famílias, por isso ela está quase sempre mais vazia que as vizinhas. O contrário acontece na Praia da Ribeira, que tem mar mais tranquilo, rio de água doce correndo e ainda tem alguns quiosques com cadeirinhas para curtir tranquilamente o dia todo. Todas são boas pedidas! Percorra cada uma delas para encontrar a sua predileta.

Praias rurais de Itacaré com acesso pela estrada

Itacaré conta com diversas praias afastadas do centro e localizadas em meio à Mata Atlântica preservada. Para chegar até elas, o acesso é pela estrada BA-001. E, em alguns casos, ainda será necessário fazer um curto trecho de trilha para alcançar a praia. Todas as porções de areia conhecidas como praias rurais têm ambiente bastante preservado e cenários paradisíacos. Difícil definir qual a mais bonita entre elas. Na dúvida, tente ir a todas! O ideal para fazer esses passeios é estar de carro, mas será possível também ir até o início de algumas trilhas com a ajuda de ônibus, táxi ou agências de turismo. A praia mais afastada do centro está a apenas 15 km de distância, ou seja, nenhuma delas é longe demais da cidade. Veja mais sobre como se locomover em Itacaré.

Itacarezinho é a primeira praia de Itacaré que os turistas avistam na estrada a caminho da cidade. São mais de 3 km de faixa de areia que fazem qualquer viajante feliz. Itacarezinho tem longo trecho deserto, porém, na praia, há um grande resort e também um bom restaurante que recebem os turistas em busca de cabanas à beira-mar. A praia agrada tanto a quem quer isolamento total quanto os que preferem comodidade. Essa é a maior praia de Itacaré e um dos mais famosos cenários da cidade. Para visitar Itacarezinho, escolha entre o acesso pelo Restaurante Itacarezinho (com estacionamento pago e livre para pedestres) ou percorra a Trilha das Quatro Praias, que tem chegada na Praia de Itacarezinho.

Seguindo pela BA-001, rumo a Itacaré, será fácil encontrar o estacionamento que dá acesso à Trilha das Quatro Praias. Esse é um dos mais famosos percursos a pé da cidade, com trajeto total de 4 km e visita à Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho, Praia da Camboinha (ou Gamboa) e, finalmente, Itacarezinho (única do percurso também acessível de carro). Percorrer toda a trilha é maravilhoso! Se o pique não permitir, faça ao menos as três primeiras praias e depois siga de carro até Itacarezinho. A Praia da Engenhoca é a preferida do circuito entre os praticantes de surfe. Já Havaizinho é a favorita de quem busca uma boa faixa de areia com mar mais calmo e quiosques. Camboinha, das três, é a menor praia, a mais deserta e a que oferece menos infraestrutura. Beleza sobra em todas elas e cada uma agrada a um público diferente.

A próxima porção de areia, seguindo pela BA-001 em direção a Itacaré, é a Praia de Jeribucaçu. Com acesso por trilha, Jeribucaçu tem visual completo! A praia é cercada por vegetação fechada, coqueiros, areia clarinha, um rio de água doce que desemboca no mar e oferece tanto cantinhos isolados quanto estrutura de quiosques. Para chegar, será necessário deixar o carro em estacionamentos particulares próximos ao início da trilha (localizada a 4 km da estrada) e seguir rumo à praia em meia hora de caminhada. O acesso, se comparado a outras praias, é mais difícil. Com isso, Jeribucaçu dificilmente fica cheia.

Já bem próximo de Itacaré, a Prainha e a Praia de São José são vizinhas e formam uma boa dobradinha para o dia de passeio. Grande parte dos turistas que visita a Prainha não sabe, mas as duas praias são ligadas por uma trilha curta e, melhor ainda, acessíveis facilmente por dentro do Condomínio Villa de São José. O trajeto mais famoso para a Prainha é por uma trilha de 40 minutos a partir da Praia da Ribeira. Um caminho bem mais fácil, entretanto, é possível por dentro do condomínio. Nesse caso, serão apenas dez minutos de caminhada até a Prainha. A facilidade tem um preço: será preciso pagar o day use do restaurante Grauçá, na Praia de São José, para ter acesso de carro e chegar ao início da trilha mais curta até a Prainha. O custo será de R$ 60 por pessoa, revertido em consumação e em um belo banho de piscina à beira-mar. Tanto a Prainha quanto a Praia de São José oferecem cenários espetaculares. Seja por trilha ou pelo condomínio, não perca a oportunidade de ir às duas. 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Itacaré