Itacaré

Quando ir a Itacaré

Itacaré é uma ótima pedida para dias de praia durante todo o ano. O clima é sempre quente e as chuvas são bem divididas ao longo dos meses. Alguns fatores, entretanto, podem mudar muito a experiência de viagem por Itacaré. Esse é o caso da alta temporada, que costuma lotar a cidade e deixar os preços mais altos. O mesmo vale para a variação de maré, que altera bastante o cenário das praias ao longo do mês, a depender da lua e da alta ou baixa maré.

  • Melhor época para viajar: Durante todo o ano, especialmente nas luas nova e cheia;
  • Meses mais chuvosos: março e abril;
  • Meses menos chuvosos: agosto, setembro e outubro;
  • Alta temporada: de dezembro até o carnaval, além de todos os feriados prolongados no ano.

Praia-de-jeribucacu   

Clima em Itacaré

A temperatura em Itacaré varia pouco ao longo do ano. Os meses mais quentes coincidem com a temporada de verão e a média da temperatura máxima entre novembro e março oscila entre 28°C a 29°C, enquanto a mínima fica na casa de 24°C. Já os meses mais frios, marcados pelo inverno, têm máxima entre 25°C e 26°C e a mínima chega a 21°C. 

Durante todo o ano, Itacaré recebe boa quantidade de chuva, mas raramente apresenta longos períodos de tempo fechado. Temporais rápidos ao longo do dia são comuns, mas o sol logo aparece para alegrar os turistas. Não há uma estação seca em Itacaré, mas sim um período que chove mais e outro que chove menos. Os meses marcados por menor incidência de chuvas são agosto, setembro e outubro, com índices que variam de 82 mm a 97 mm. Já os meses mais chuvosos são março e abril, com variações entre 133 mm e 147 mm.

Itacare   

Alta temporada em Itacaré

A alta temporada em Itacaré é marcada pelos meses de verão e por todos os feriados prolongados que acontecem ao longo do ano. De dezembro até o carnaval, Itacaré recebe um grande fluxo de turistas e a cidade fica lotada. As praias dificilmente ficam cheias, já que as faixas de areia são longas e sempre há um cantinho deserto para curtir. Ainda assim, os espaços à beira-mar com infraestrutura de quiosques e restaurantes costumam lotar. 

A alta temporada marca não só o aumento de turistas, mas também o aumento de preços. Hospedagens, passeios e até mesmo restaurantes praticam valores mais elevados nos períodos em que há mais turistas na cidade. Para economizar e ver as praias de Itacaré mais tranquilas, procure fugir do verão, meses de férias e feriados prolongados, como Carnaval, Semana Santa e Corpus Christ.

Itacare   

Tábua de marés

Todo o litoral da Bahia sofre grande influência das marés. A depender do período da visita a Itacaré, você poderá ver a mesma praia com paisagens bem diferentes. E a variação pode acontecer no mesmo dia, a depender da fase da lua. Nas luas crescente e minguante, a variação do nível da água do mar é menor e não há tanta diferença no mar. Já nas luas cheia e nova, a maré sofre grande variação. Nessas luas, será possível ver o mar muito calmo e com formação de piscinas naturais  na maré baixa, mas também boas ondas e água que chega a cobrir as faixas de areia na maré alta.

Para identificar o horário e nível da maré em Itacaré, é necessário consultar a tábua de marés. Quanto menor o número indicado, mais baixa será a maré. E quanto mais baixa, mais fácil de ver as piscinas e o mar calmo.

Por exemplo: Uma maré em 0,1 m é muito baixa. Já a maré em 2,2 m é muito alta. Para ver as piscinas, o ideal é que a maré esteja, no máximo, em 0,5 m. A maré baixa pode acontecer em até dois horários no mesmo dia, por isso é importante consultar a tábua de marés antes de ir à praia.

O melhor lugar para ver as piscinas naturais na região é a Península de Maraú, na Praia de Taipu de Fora. A partir de Itacaré, há diversos passeios que levam até a região para mergulhar nas piscinas naturais. Uma ótima opção para um dia de tour.

Tudo que você precisa saber sobre Itacaré!

Esse texto sobre Quando ir a Itacaré faz parte do guia de Itacaré no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Itacaré

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.