Península de Maraú

A maré baixa anuncia o início de mais um belo dia na Península de Maraú, um dos mais lindos destinos do Litoral Sul da Bahia. É hora de mergulhar nas piscinas naturais e aproveitar o visual paradisíaco da Praia de Taipu de Fora. A poucos quilômetros de lá, lanchas e barcos chegam a Barra Grande, onde o píer recebe viajantes em busca de sossego em meio a cenários esplêndidos naquele pedacinho da Costa do Dendê. A Bahia tem mesmo praias dignas de causar paixões e a Península de Maraú, junto com Barra Grande, é dessas paixões que viram casamento. Quem vai, sempre volta outra vez! Sendo assim, se está com viagem marcada para a região da Península de Maraú e Barra Grande, na Bahia, prepare-se para incluir mais um destino à sua lista de praias para toda a vida.

Praia-de-taipu-de-fora

O que fazer na Península de Maraú e em Barra Grande

Praias incríveis, piscinas naturais, intensos coqueirais, longas faixas de areia desertas e um pôr do sol de emocionar. Tudo regado ao maravilhoso tempero de dendê baiano. A Península de Maraú, onde está a pequena vila de Barra Grande, é mesmo um destino espetacular e não faltará o que fazer por lá!

A Península de Maraú tem uma parte do litoral voltada para o oceano e outra para a Baía de Camamu. No lado oceânico, estão as praias que sofrem grande influência da maré e onde acontece o fenômeno das piscinas naturais (sempre na maré baixa). As mais famosas estão em Taipu de Fora, mas é possível ver piscinas também em outras praias, como na exuberante Praia de Algodões, que ainda pode ser considerada um paraíso escondido em meio às belezas de Maraú. Do lado da Baía de Camamu, o mar tranquilo é um convite a relaxar, especialmente ao entardecer, quando o sol se põe na água e dá espetáculo em lugares como a Praia da Ponta do Mutá e o Rio Carapitangui.

Praia-da-ponta-do-muta

Além das lindas praias (que já são motivo suficiente para ir a Maraú e Barra Grande), quem visita a região pode praticar snorkeling nas piscinas naturais de Taipu de Fora; percorrer a Trilha das Bromélias de quadriciclo; fazer um passeio pelas ilhas da Baía de Camamu até a Cachoeira do Tremembé; tomar um banho no Rio Carapitangui; conhecer a Lagoa do Cassange; assistir ao pôr do sol na Ponta do Mutá; visitar o povoado de Taipu de Dentro e ainda curtir a vila de Barra Grande. E já que chegar à Península de Maraú não é muito fácil, aproveite para ficar o máximo possível por lá!

Rio-e-praia-carapitangui  

Como chegar à Península de Maraú e Barra Grande

A Península de Maraú é um daqueles paraísos ainda pouco conhecidos entre os brasileiros. Parte da região da Bahia conhecida como Costa do Dendê, a Península de Maraú está distante 270 km de Salvador (via balsa de Itaparica), 127 km de Ilhéus e 66 km de Itacaré.

O difícil acesso é uma das explicações para que a Península de Maraú e Barra Grande ainda se mantenham tão tranquilas. Chegar a Barra Grande, Taipu de Fora e outras praias da Península de Maraú não é tarefa simples e exige alguns quilômetros de estrada de terra ou um trajeto de lancha ou barco via Baía de Camamu. Acredite, ultrapassado o desafio da chegada, você encontrará um destino encantador!

O aeroporto mais próximo e que permite acesso mais fácil à Península de Maraú é o Aeroporto de Ilhéus, distante 127 km de Barra Grande. Outra opção é voar até o Aeroporto de Salvador, distante 270 km de Barra Grande. Independente do seu ponto de origem, o trajeto final será obrigatoriamente de carro, barco ou lancha.

Para quem está em Itacaré, mas tem muita vontade de conhecer a Península de Maraú, uma excelente pedida é fazer o passeio de lancha que passa por várias ilhas da Baía de Camamu e ainda para em Taipu de Fora para conhecer as piscinas naturais.

Confira todos os detalhes sobre como chegar a Barra Grande e Península de Maraú.

Praia-de-barra-grande

Pousadas na Península de Maraú e Barra Grande

Barra Grande, principal base dos turistas que chegam à Península de Maraú, é uma vila muito pacata, com direito a pracinha, feira e igrejinha. Por lá, a vida anda em ritmo lento sobre as ruas de chão batido. O asfalto ainda não chegou pelos lados de Barra Grande e da Península de Maraú. Faz parte do charme do lugar, que preserva ares interioranos e não parece querer mudar. Ainda que seja uma pequena vila, Barra Grande tem bons restaurantes e comércio capaz de suprir todas as necessidades de alguns dias de viagem. Uma ótima base de hospedagem para os momentos de descanso nas lindas praias da região.

Embora Barra Grande ofereça a melhor infraestrutura da Península de Maraú, há quem busque mesmo um lugar ao sol diante do mar. Neste caso, uma ótima pedida é a Praia de Taipu de Fora, onde há boa oferta de pousadas pertinho da praia e com direito a acordar diante das lindas piscinas naturais que reinam por lá.

Na Península de Maraú será possível ainda realizar o sonho de um bangalô em uma praia quase sem ninguém. Basta procurar pelas pousadas em lugares como a Praia de AlgodõesPraia de SaquaíraPraia do Cassange e Praia da Bombaça. Nem tudo na Península de Maraú se resume a Taipu de Fora e Barra Grande, regiões que concentram grande parte das hospedagens. Vale investir em dias fora da rota mais comum.

Confira todos os detalhes sobre as pousadas na Península de Maraú e em Barra Grande.

Praia-de-taipu-de-fora

Quando ir à Península de Maraú

A Península de Maraú é boa pedida durante todo o ano. Alguns detalhes, entretanto, podem fazer a diferença na viagem, como a alta das chuvas e a maré correta para ver as piscinas naturais, que têm o auge da beleza nas luas nova e cheia, quando o efeito da maré é maior. 

O clima na Península de Maraú é sempre quente, sendo que as maiores temperaturas são registradas no verão, entre dezembro e março, quando a mínima é de 23°C e a máxima chega a 29°C. Já o inverno, entre junho e setembro, é marcado por temperaturas um pouco mais baixas, com mínima de 21°C e máxima de 24°C.

Apesar das chuvas estarem presentes em todos os meses do ano, o sol sempre aparece na Península de Maraú. O período com menor índice pluviométrico vai de setembro a fevereiro. O mês mais “seco" é janeiro, auge do verão e com média de 140 mm de chuva. Já o período com maior incidência de chuvas vai de março a julho, sendo abril o mês mais chuvoso, com média de 224 mm.

Veja mais dicas sobre quando ir à Península de Maraú e Barra Grande.

Praia-da-ponta-do-muta

Quanto tempo ficar na Península de Maraú

Para conhecer toda a Península de Maraú, serão necessários entre cinco e sete dias de viagem. Assim, haverá tempo para visitar grande parte das praias e curtir diferentes cenários da região. Já vamos adiantar, no entanto, que se locomover na Península de Maraú pode não ser tarefa muito simples, sendo assim, fique o máximo de tempo que puder para curtir cada cantinho desse paraíso com calma.

Praia-de-tres-coqueiros

O Litoral Sul da Bahia surpreende pela imensa variedade de praias e a Península de Maraú faz parte desse espetáculo baiano! Para te ajudar a conhecer aquelas porções de areia inesquecíveis, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre esse destino, com dicas sobre como chegaronde ficar, a melhor época para visitar e detalhes sobre cada uma das praias da Penínusla de Maraú.

Uma dica, podemos adiantar: você também vai se apaixonar! Basta um pôr do sol na Ponta do Mutá para que a Península de Maraú fique para sempre na sua lista de melhores destinos de praias no Brasil. Aproveite cada mergulho nas piscinas de Taipu de Fora, cada entardecer e cada drink à beira-mar. Você merece esse espetáculo de lugar!