Itacaré

Durante anos, a intensa faixa de Mata Atlântica que recobre Itacaré, na Bahia, manteve a região como um paraíso quase secreto, conhecido apenas entre pescadores, surfistas e amantes de praias desertas. Com o passar do tempo, viajantes de todo o Brasil começaram a desvendar os segredos desse pedacinho mágico no Litoral Sul da Bahia. Distante apenas 75 km de Ilhéus, Itacaré não é mais um reduto isolado e quase desconhecido, mas sim um dos mais disputados destinos da Costa do Cacau. A cidade cresceu um bocado desde os tempos em que era território apenas de surfistas e pescadores, é verdade. As praias desertas, entretanto, continuam resistindo por lá e fazem a alegria dos viajantes até hoje. Sendo assim, prepare-se para dias de imersão em alguns oásis de tranquilidade em meio ao agito de Itacaré. 

Com grande área de preservação ambiental, Itacaré ainda consegue manter o clima de beleza intocada em diversas praias da região. E é exatamente a combinação de faixas de areia quase desabitadas com uma cidade animada, cheia de restaurantes, lojas, bares e festas que agrada tanto aos turistas que aportam por lá. Itacaré envolve os visitantes em dias de sol e beleza irretocável à beira-mar.

Praia-de-itacarezinho  

Praias de Itacaré

As praias de Itacaré são os grandes atrativos dos turistas que buscam a cidade. Ao todo, são treze praias principais para conhecer durante a viagem. Algumas praias de Itacaré são acessíveis de carro e outras por belas trilhas em meio à Mata Atlântica, mas o importante é saber que Itacaré tem praia para todos os gostos.

As praias de Itacaré são divididas entre praias urbanas e praias rurais. As urbanas têm fácil acesso, estão bem perto do centro da cidade e são sempre mais movimentadas. Entre as praias urbanas mais preservadas, vale conferir a Praia do ResendePraia da TiriricaPraia do Costa e Praia da Ribeira, todas localizadas no Caminho das Praias. Além delas, outra boa pedida é a Praia da Concha, que conta com ampla infraestutura.

Já as praias rurais são o destino ideal para quem ama ambiente mais preservado e cercado intensamente por belezas naturais. Todas têm acesso a partir da rodovia BA-001, sendo que algumas delas exigem vencer trajetos de trilha a pé. Se as praias mais preservadas são a sua cara, vale conferir: a Prainha, grande estrela de Itacaré e uma das mais bonitas da região, de onde se tem acesso à lindíssima Praia de São José; a Praia da EngenhocaPraia Havaizinho e Praia da Camboinha (ou Gamboa), as três com visual espetacular e acesso pela mesma trilha; a Praia de Itacarezinho, uma das mais espetaculares paisagens de Itacaré; e ainda as praias de Jeribucaçu e Arruda.

Confira os detalhes das melhores praias de Itacaré!

Praia-de-jeribucacu

O que fazer em Itacaré além das praias

As famosas trilhas de Itacaré não levam apenas a praias exuberantes, como Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho. Em Itacaré, será possível também curtir deliciosos banhos de cachoeira. O relevo acidentado facilita a formação de quedas d’água, que dão ainda mais charme e emoção à região. E quando falamos em emoção, queremos dizer que por lá será fácil sentir um pouco de adrenalina em esportes como rafting, arvorismo, caiaque e, como não poderia faltar, o surfe. O grau de dificuldade do passeio vai depender de cada turista. O importante é ter em mente que há atividades para todo mundo.

Sabemos que Itacaré é capaz de manter um turista feliz e ocupado por muitos dias, mas como o litoral da Bahia é bem grande e repleto de paraísos, a partir de Itacaré ainda será possível fazer passeios para conhecer outros destinos, entre eles: a vizinha Serra Grande; a Península de Maraú, onde estão as piscinas naturais de Taipu de Fora; Morro de São Paulo; e a espetacular Ilha de Boipeba.

Além de praias e passeios, quem visita a região vai se deliciar com os restaurantes em Itacaré, que servem o melhor do tempero baiano. Um passeio pela Rua da Pituba é capaz de deixar qualquer amante da boa mesa maluco, mas nas praias também será fácil encontrar deliciosas iguarias. Aproveite!

Veja mais dicas sobre o que fazer em Itacaré.

Como chegar a Itacaré

Itacaré está localizada no Litoral Sul da Bahia, região conhecida como Costa do Cacau. O Aeroporto de Ilhéus (IOS) é o mais próximo de Itacaré e está distante 75 km da cidade. Outra opção para quem deseja chegar por via aérea a Itacaré é o Aeroporto Internacional de Salvador (SSA), distante 270 km via balsa de Itaparica ou 391 km via BR-101. Tanto a partir de Ilhéus quanto de Salvador, será necessário fazer o trecho final de ônibus ou carro, sempre pela BA-001.

Confira todos os detalhes sobre como chegar a Itacaré.

Prainha

Quando ir a Itacaré

Itacaré é uma ótima pedida durante todo o ano, já que o clima é sempre agradável. Os meses mais quentes coincidem com a temporada de verão e a média da temperatura máxima de novembro a março oscila entre 28°C a 29°C, enquanto a mínima fica na casa de 23°C. Já os meses mais frios, marcados pelo inverno, têm máxima entre 24°C e 26°C e a mínima chega a 20°C. 

Para quem quer fugir das chuvas, não há uma estação seca em Itacaré, mas sim um período que chove mais e outro que chove menos.Os meses marcados por menor incidência de chuvas são agosto, setembro e outubro, com índices que variam de 96 mm a 117 mm. Já os meses mais chuvosos são março, abril e novembro, com variações entre 146 mm e 164 mm.

Ao viajar para Itacaré é preciso ficar atento aos períodos de alta temporada, que coincidem com os meses de férias escolares e todos os feriados prolongados ao longo do ano. Se quiser ver a região mais tranquila, evite esses períodos.

Outro fator que pode interferir na viagem e que deve ser levado em consideração é a maré. Especialmente nas luas nova e cheia a maré tem maior variação, o que permite ver o litoral de Itacaré com paisagens bem distintas ao longo do mesmo dia, com direito a grandes ondas e mar piscininha em poucas horas de diferença. Confira a tábua de marés antes de viajar para saber o que esperar e veja mais dicas sobre quando ir a Itacaré.

Praia-de-itacarezinho

Pousadas em Itacaré

As pousadas em Itacaré cabem em todos os sonhos e orçamentos de viagem. No destino há desde hostels a hotéis de luxo, incluindo resorts com visual paradisíaco. A localização também é capaz de agradar a todos os visitantes, já que é possível encontrar pousadas em Itacaré que estão próximas ao agito do centro e também em praias mais isoladas. Não faltam opções de pousadas em Itacaré e certamente uma delas vai se encaixar no seu desejo (e bolso, claro).

Confira as melhores opções de pousadas em Itacaré.

Praia-de-sao-jose

Quanto tempo ficar em Itacaré

Quanto mais tempo em Itacaré, mais as suas energias serão recarregadas. Uma viagem de quatro dias já permite conhecer as principais praias de Itacaré, porém 7 dias é o ideal para curtir cada uma delas sem correria. Com dez dias você poderá ainda fazer todos os passeios e relaxar um bocado por lá! 

Está se programando para ir a Itacaré? Preparamos um guia completo com tudo o que você precisa para a viagem. Confira as dicas sobre o que fazer em Itacaré, as melhores praias, como se locomover, quando ir, como chegar e onde se hospedar, além de passeios e restaurantes para experimentar quando estiver por lá.  Aproveite cada banho de mar e não se esqueça de olhar ao seu redor quando estiver na areia. Há boas chances de a praia ser quase toda sua em Itacaré. 

Bem-vindo a Itacaré, na Bahia!