Itacaré

Durante anos, a intensa faixa de Mata Atlântica que recobre Itacaré manteve a região como um paraíso quase secreto, conhecido apenas entre pescadores, surfistas e amantes de praias desertas. Com o passar do tempo, viajantes de todo o Brasil começaram a desvendar os segredos desse pequeno povoado no Litoral Sul da Bahia. Distante apenas 75 km de Ilhéus, Itacaré não é mais um reduto isolado e quase desconhecido, mas sim um dos mais disputados destinos da Costa do Cacau. A cidade cresceu um bocado desde os tempos em que era território apenas de surfistas e pescadores, é verdade. As praias desertas, entretanto, continuam resistindo por lá e fazem a alegria dos viajantes até hoje. Sendo assim, prepare-se para dias de imersão em alguns oásis de tranquilidade em meio ao agito de Itacaré. 

Com grande área de preservação ambiental, Itacaré ainda consegue manter o clima de beleza intocada em diversas praias da região. E é exatamente a combinação de faixas de areia quase desabitadas com uma cidade animada, cheia de restaurantes, lojas, bares e festas que agrada tanto aos turistas que aportam por lá. Itacaré envolve os visitantes em dias de sol e beleza irretocável à beira-mar. Ao todo, são treze praias principais para conhecer durante o descanso na cidade, algumas acessíveis de carro e outras por belas trilhas em meio à Mata Atlântica. Tem praia para todos os gostos! 

As famosas trilhas de Itacaré não levam apenas a praias exuberantes, como Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho. Em Itacaré, será possível também curtir deliciosos banhos de cachoeira. O relevo acidentado facilita a formação de quedas d’água, que dão ainda mais charme e emoção à região. E quando falamos em emoção, queremos dizer que por lá será fácil sentir um pouco de adrenalina em esportes como rafting, arvorismo, caiaque e, como não poderia faltar, o surfe. O grau de dificuldade do passeio vai depender de cada turista. O importante é ter em mente que há atividades para todo mundo.

Sabemos que Itacaré é capaz de manter um turista feliz e ocupado por muitos dias, mas como o litoral da Bahia é bem grande e repleto de paraísos, a partir de Itacaré ainda será possível conhecer outros destinos, como a Península de Maraú e as piscinas naturais de Taipu de Fora, Morro de São Paulo e a espetacular Ilha de Boipeba. Quanto mais tempo na Bahia, mais as suas energias serão recarregadas. Aproveite cada banho de mar e não se esqueça de olhar ao seu redor quando estiver na areia. Há boas chances de a praia ser quase toda sua em Itacaré. Bem-vindo à Bahia!