Puerto Varas

Belezas naturais estonteantes, clima ameno, bons restaurantes e toda a tranquilidade que as férias merecem; Puerto Varas é assim. A cidade chilena tem cerca de 40.000 habitantes e está localizada na região dos lagos andinos, no norte da Patagônia, uma área onde muitos imigrantes alemães se instalaram em meados do século XIX. 

A cidade, que vem sendo cada vez mais visitada por brasileiros, é um dos principais destinos turísticos do Chile e se destaca por seus lagos de águas cristalinas. O Lago Llanquihue, que margeia Puerto Varas, é o segundo maior do país e não apenas oferece belas paisagens; é uma importante fonte de renda para moradores devido à pesca. 

Basta chegar à cidade em um dia de sol para entender quais são essas belezas tão comentadas. Além dos lagos, a região também tem morros, ar puro, vegetação abundante e alguns vulcões - entre eles o Osorno, que, em conjunto com o Lago Llanquihue, oferece uma paisagem singular. O mesmo vulcão funciona como estação de esqui durante a temporada de inverno e lá de cima proporciona uma vista incrível - é um passeio que não pode faltar em nenhum roteiro. 

Para ver de perto a coloração das águas andinas, outro passeio imperdível é o que leva até o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales, onde estão os saltos do Rio Petrohué, que, com suas quedas d'água de cor turquesa, deixam mesmo os viajantes mais experientes impressionados pelo conjunto natural. Se puder, vale a pena também ir até Peulla, um vilarejo calmo e bucólico, acessível através de navegação no igualmente bonito Lago Todos Los Santos. 

Nem só de natureza é feita uma viagem a Puerto Varas. Com uma diversificada rede hoteleira, bons restaurantes e uma história recente interessante, o local é ideal para quem quer fazer uma viagem romântica no inverno, ou para os que preferem as atividades ao ar livre no verão. Se no inverno é possível curtir a neve, o verão é ideal para apreciar o solzinho, andar nas margens do lago, passear de barco ou andar de bicicleta. 

Se bater a fome, nada de se preocupar. O salmão, proveniente do lago, os frutos do mar e a centolla (caranguejo gigante retirado das águas do Pacífico) figuram nos cardápios dos mais diversos restaurantes. Comer bem não é uma tarefa difícil por lá.

Cenários belos e boa culinária, acompanhados de pessoas que o recebem de braços abertos: o Chile é um país encantador e, se você quiser aproveitar um pouco da região patagônica, Puerto Varas é uma escolha certeira!