Santiago

Transportes em Santiago

Santiago oferece diferentes formas de transporte para seus visitantes se locomoverem. Combinar viagens de metrô - eficiente e limpo - com algumas caminhadas é a melhor opção para explorar a cidade. Você pode dispensar os carros enquanto estiver dentro de  Santiago e alugar veículo apenas se quiser explorar regiões mais distantes, nos arredores da região metropolitana. 

A pé - Caminhar por Santiago é geralmente seguro e muito gostoso. Dessa forma você pode conhecer melhor cada canto da cidade e explorar lugares que apenas as caminhadas permitiriam conhecer.
Nem todas as estações de metrô ficarão tão próximas de seu destino, por isso uma junção do metrô com as caminhadas é sempre muito utilizada nos passeios. 

Metrô – O metrô de Santiago é moderno e geralmente limpo, tem várias linhas e atende a uma boa parte da capital. O valor da passagem varia de acordo com os horários. Ele tem várias estações e combinado a caminhadas dá para ir longe! Todas as estações têm mapas, e os funcionários do metrô são prestativos, em caso de dúvida, é só perguntar. As estações são indicadas por um símbolo de triângulos vermelhos e assim fica mais fácil encontrá-las. Visite o site do Metro de Santiago para fazer simulações de viagens e conferir os valores dos trajetos. 

Para usar o transporte público da cidade com mais facilidade, pode valer a pena comprar um Tarjeta BIP, um cartão pré-pago que pode ser utilizado no metrô e nos ônibus e fazer a integração entre os dois transportes. Ele não dá desconto nas passagens, mas permite pegar o metrô sem enfrentar filas para compras as passagens toda vez que for utilizá-lo. Confira aqui o valor e regras de funcionamento da Tarjeta BIP.

Ônibus – A frota de ônibus de Santiago é grande, mas acaba sendo um meio de transporte bem mais confuso para turistas, além de mais mais lento porque fica à mercê do trânsito. Caso queira utilizá-los, é essencial comprar um Tarjeta BIP, pois muitas vezes é a única forma de pagamento aceita nesse tipo de transporte. Se quiser evitar um pouco de confusão, dê preferência ao metrô. 

Táxi – Em Santiago há dois tipos de táxis: os mais comuns são os pretos de teto amarelo e os especiais, com trajeto de valor fixo. Dê preferência aos táxis de teto amarelo; os santiaguinos dizem que são os mais confiáveis.

Segurança: Como em qualquer grande cidade, os taxistas podem abusar dos passageiros transitando por caminhos mais longos do que o necessário, com taxímetro adulterado ou dando troco com notas falsas. Uma sugestão para que isso não aconteça, é evitar pegar táxis nas ruas e utilizar os táxis através de aplicativos de transporte, como o Easy Táxi - dessa forma você pode acompanhar o trajeto que o taxista está fazendo, ver se corresponde com o lugar que você está indo e fazer o pagamento em cartão de crédito, se assim preferir. 

Em Santiago também é possível utilizar o Uber, aplicativo de transporte existente em diversas cidades brasileiras e estrangeiras e uma alteranativa aos táxis. 

Carro -  Alugar um carro para circular dentro Santiago não costuma ser muito vantajoso, já que a cidade tem um bom metrô e grande quantidade de táxis e motoristas do Uber. A sugestão é alugar um carro apenas se você deseja fazer passeios por conta própria nos arredores da cidade, como conhecer vinícolas ou ir para cidades vizinhas. 

Tudo que você precisa saber sobre Santiago!

Esse texto sobre Transportes em Santiago faz parte do guia de Santiago no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Santiago

  • 34adg Igor Nicolau há mais de 6 anos

    A grande sacada é comprar o BIPcard, pois acaba saindo em conta e você evita filas.

  • Mmndt fabio passos vilela há mais de 6 anos

    O transporte público é muito bom, vale a pena andar de metro, pois corta toda a cidade (menos Vitacura). Só não cometa a "gafe" que eu dei ... compre o BIPcard e recarregue nas estações de metro ... os ônibus não tem trocador, só se paga em BIPcard!

  • Missing Gustavo há mais de 3 anos

    Estou em Santiago. Peguei um taxi próximo a pio nono no bairro bela vista. Rapidamente percebi que o taxista mudava para mais o taxímetro através de um dispositivo que fica na chave de seta próximo ao volante. Assim que o taxi arrancou, em menos de 1km já estava em mais de 2.000 pesos. Ele parava em um semáforo (sinaleira), mal arrancava e o taxímetro saltava de xx para yy em poucos segundos. O deixei roubar bastante. Qdo ele parou e afirmou... deu 13.000 pesos. Comecei a gritar enfurecido e a chamá-lo de todos os p....disse que era do Brasil, mas que não era bobo. E que já conheceria esse golpe no Rio.
    Ele disse: paga pelo menos 5.000. Falei não dou dinheiro para ladrão. Ele tentou me intimidar, mas não conseguiu. Desci do taxi e peguei outro. O tal taxista ladrão ainda tentou seguir o outro táxi que peguei mais desistiu. Enfim, percebi duas robalheiras durante o período que estou aqui em Santiago.
    1) os taxista alteram o velocímetro (e ele salta rapidamente). Dica, fique de olho se perceber q ele está rápido desça do taxi e não pague.
    2) O hotel que fiquei (majestic city center) cobra taxa dos taxista. Chamei um taxi para me levar até o pátio bela vista. Uma corrida que custa 2000 pesos, o taxista chamado pelo hotel queria cobrar 6.000. Desci do taxi 200 metros após pegá-lo.
    E por último, o golpe da nota (de trocar a de 10.000 pesos por 1.000) essa eu não peguei!!
    Metrô funciona muito bem, mas após 23hs, infelizmente dependemos de taxi. Boa sorte pessoal!!

  • B Elane Meira Pinheiro há quase 3 anos

    Os Taxistas e também muitos comerciantes , ficavam o tempo todo tentando dar um golpe ! para o transfer até o aeroporto peguei o telefone de um taxista , que alguém indicou por aqui, o nome dele é German foi o mais barato que achei, +56992218236 ! Os outros o taxímetro voava rapidinho .

  • Img20170124111209168 Leticia Brandão há mais de 2 anos

    Estive em Santiago recentemente, gostaria de deixar uma dica a todos que pretendem viajar a essa cidade linda.. não tem necessidade de gastar dinheiro com Taxi o metrô corta toda a cidade é bem baratinho é só comprar o cartão no metro e recarregá-lo, pois o valor muda de acordo com os picos, mas não muito. Já para quem precisa utilizar transfer do Aeroporto a Santiago pode utilizar duas linhas de ônibus que sai do aeroporto de Santiago e vai até a estação do Metrô Pajaritos. O ponto final dele fica no 2º piso em, frente ao chekin do aeroporto. O Nome do Onibus é o Centropuerto e o Turbus (pode jogar no google) sem erro.. sai de 20 em 20 minutos, custa $1700 pesos, seguro rápido deixa você na estação do Metro Pajaritos, de lá você que precisa ir ao Hotel é só procurar a linha de metro mais próxima. Minha experiência com a linha Centropuerto foi legal ao retorno ao aeroporto, embarquei na estação do metro de Santa Lucia e fui até a estação Pajaritos.. do lado de fora na plataforma, tem vários ônibus, o Centropuerto é Azul e tem o nome escrito na frente, pode perguntar aos funcionários também e você paga para o próprio motorista, algumas pessoas querem ir em pé.. achei um pouco incomodo, mas você pode guardar as bagagens embaixo, o ônibus é estilo turismo com ar condicionado e poltronas estofadas e se estiver com muita bagagem pode guardar em baixo no porta-malas... em fim... consegui me livrar dos golpes dos taxistas que querem cobrar até $ 5000 pesos. Boa sorte pessoal.

  • Japfa Leila Borges Guimaraes há quase 2 anos

    Pessoal, só tomem cuidado com uma empresa chamada MORANDE TURISMO, do Sr Ricardo.
    Se forem fechar algum passeio privado em Santiago, muito cuidado com essa empresa! Eles combinam uma programação e depois querem fazer tudo do jeito que convém a eles. Conosco combinaram com o meu marido horários de saída e retorno para as estações de Ski e como no dia ele não pôde ir porque ficou doente, passaram a tarde me infernizando para voltar antes do horário previsto, falando coisas horríveis, dizendo que não respeitávamos os horários combinados, que éramos mentirosos e que teríamos que pagar a diferença pelas horas extras. Só quando consegui contato com meu marido, me dei conta de toda armação do Sr Ricardo da Morande. Ele sequer olhou o email que tinha trocado com meu marido, onde combinou exatamente os horários que estávamos fazendo e saiu falando absurdos para mim. Comigo falava como um CAVALO, com meu marido uma MOÇA. Machista ridículo. Me chamava de AMORE e me agredia ao telefone. Para o meu marido, pedia desculpa.
    Fora isso, no primeiro dia que saímos para esquiar, o motorista da van parou numa empresa de aluguel de equipamentos no cminho dizendo que seria mais barato. O atendimento foi péssimo, os equipamentos super ruins e quando chegamos na Estação de Farellones, o preço era menor! Na segunda saída descobrimos que eles ganhavam uma comissão e um lanche ali. Ou seja, tudo armação. Fujam dessa empresa. É um lixo!

  • Missing Marcus V de Almeida há mais de 1 ano

    Estive em Santiago essa semana, passei 6 dias, do dia 07/10/17 a 13/10/17. Várias pessoas reclamaram dos taxis,
    Eles na hora de de você pagar trocam sua nota por uma falsa e diz que sua nota é falsa, assim eles te devolvem uma nota falsa ficando com a verdadeira e você acaba pangando de novo. isso aconteceu com um casal de senhores que estava comigo e minha noiva.
    Melhor opção é pegar Metrô ou Uber, os taxis dão vários preços para o mesmo destino, principalmente sabendo que é brasileiro.

  • X44pt Adriana Do Carmo há 12 meses

    Olá a todos
    Irei no início de julho à Santiago e pensei em alugar um carro pelo custo/benefício- já que estaremos em 5 pessoas. Queremos ir à Vina del Mar e no Valle Nevado de carro.

    Vocês tiveram dificuldades?
    Vale a pena?

  • Img20170124111209168 Leticia Brandão há 12 meses

    Olá estive em Santiago a 1 ano atrás e lendo as informações de pessoas referente a taxi..fiquei com receio; oriento a você pegar o metro que te leva a todas as estações ou se preferir faça como eu combine com o próprio serviço de turismo do hotel..eles tem passeios conveniados com várias agências de turismo de Santiago que aliás é muito bom e chegam na hora certa.

  • 264mw Camille Panzera há 12 meses

    Oi, Adriana. Muita gente aluga carro em Santiago para explorar os arredores das cidades. Para o litoral é tranquilo... já para o Valle talvez vocês precisem de mais atenção porque a estrada tem muitas curvas e se estiver nevando exige mais atenção.

  • Missing Luísa Coutinho há 11 meses

    Olá! Irei para Santiago em setembro. Vocês sabem me informar a média de preço do translado aeroporto/hotel? Conhecem alguém para indicar? Obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há 11 meses

    Oi, Luísa. Não tenho nenhum motorista para indicar, mas você pode fazer o trajeto com táxi ou Uber. Da última vez que estive na cidade utilizei os ônibus mesmo, que saem com grande frequência do aeroporto e levam até o centro da cidade. Aqui escrevi um pouco sobre: https://guia.melhoresdestinos.com.br/como-chegar-santiago-56-300-p.html
    Abs!

  • Img20180902wa0004 Cláudia Carvalho há 9 meses

    Uma indicação valiosa: ao fazer os passeios, contratem a empresa DESTINO CHILE, em especial, o guia FELIPE MIRANDA. Contrataria de novo mil vezes!!! Felipe Miranda foi o que fez a diferença no nosso passeio. Super simpático, divertido, educado, inteligente, solícito, atencioso com todos, ajudava quando alguém se sentia mal por causa das curvas do trajeto, ou sentia medo dos precipícios (eu no caso)... Felipe nos deixou animados, nos fazia rir, fazia brincadeiras (com direito a prêmios), se dispunha a tirar foto pra nós, e também nos explicou muitas coisas sobre o caminho, sobre a natureza e cultura locais, sobre a história rica dali, parecia uma wikipédia ambulante! Nos deu muitas e muitas dicas, também sobre Santiago, onde ir, o que fazer, onde comprar ou comer, o que fazer para economizar. Foi simplesmente perfeito!!! Melhor guia da vida!!!

  • Missing Daniella Aloise há 8 meses

    Olá! Irei para Santiago em novembro/18 com mais quatro familiares. Iremos alugar um carro para os passeios. Mas estou apreensiva quanto aos seguros extras que as locadoras "empurram" ao pegarmos o carro. Gostaria de sair daqui com todos os seguros pagos, inclusive franquia zero, se houver. Pois na última viagem que fiz para Portugal, tive que pagar no aeroporto, ao pegar o veículo, o valor de complemento de seguro quase igual ao valor que tinha pago de 21 dias de aluguel, pois a atendente disse que o seguro que tinha comprado pelo site da Sixty/Rentcars não tinha nenhum valor. Não gostaria de passar por essa péssima experiência novamente.
    O que devo fazer? Alugar direto com as locadoras de Santiago? Vocês têm alguma locadora que possamos fazer o seguro total, com franquia zero, aqui do Brasil?
    Att,
    Daniella

  • 264mw Camille Panzera há 8 meses

    Oi, Daniella.
    Acho que o ideal é se informar bastante sobre o assunto, fazer a simulação do aluguel em diferentes sites e sempre ler as letras miúdas das páginas de aluguel. Como existem diferentes tipos de seguro, você pode se informar qual seria o mais apropriado e já garanti-lo na hora da reserva. Se você não quiser mais nenhum outro seguro, é só rejeitar.

  • Missing Mário Piccinini há 3 meses

    Olá. Alguém sabe se no Chile existe o mesmo esquema que tem em Mendoza de contratação de remis para visita às vinícolas? Pretendo fazer um tour enológico em maio/19. Grato.

  • 264mw Camille Panzera há 3 meses

    Há remis/empresas, mas com muito menor intensidade de passeios.

  • Missing Mário Piccinini há 3 meses

    Obrigado Camile. Saberia indicar alguns?

  • Missing Graziela Almeida há 20 dias

    Estive em Santiago em Set/18 e fiz praticamente tudo de metrô, tem várias linhas atendendo quase toda a cidade, muito bom!
    O problema é só ter cuidado com os furtos, de resto perfeito!

  • Y6nhk Denilson Batista há 7 dias

    O UBER NÃO FUNCIONA NO AEROPORTO, LAMENTÁVEL.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.