Vida Noturna de Arraial d'Ajuda
A noite de Arraial d’Ajuda é sempre animada. Aproveite todo o charme do lugar depois do pôr do sol e curta cada minuto que estiver por lá. Apesar de sempre agitada, Arraial d’Ajuda não é tão popular quanto a vizinha Porto Seguro e nem tem festas tão VIPs quando Trancoso. E é exatamente isso que faz com que Arraial d’Ajuda tenha uma das melhores noites do litoral sul da Bahia. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra, Arraial costuma agradar a todos.
O principal destino na noite de Arraial d’Ajuda é a Rua do Mucugê, conhecida com uma das mais charmosas do Brasil. Durante o dia, o lugar parece uma rua comercial comum, mas basta o sol se pôr para a Rua do Mucugê ganhar ares encantadores, com lojas descoladas, vitrines chamativas, restaurantes convidativos e bares animados.
À noite, a Rua do Mucugê fica fechada apenas para pedestres, fazendo dela um convite para curtir sem pressa e sem preocupação. Percorra toda a extensão da rua, olhe os cardápios com calma, tome uma cerveja gelada e relaxe. A Rua do Mucugê é para isso! Durante o passeio, experimente curtir cada uma das pequenas praças e vielas, onde acontecem shows de música ao vivo e o ambiente é ainda mais acolhedor. Se quiser ir direto a um dos pontos mais populares da Rua do Mucugê, entre no Beco das Cores, onde a iluminação intimista, os bons músicos e o público jovem são a pedida para a diversão. Se o seu desejo é de balada, o lugar certo é o Morocha, um mix de bar, restaurante e casa noturna, bem no centro da Rua do Mucugê.
Apesar de a Rua do Mucugê ser, disparada, a mais procurada na noite de Arraial d’Ajuda, vale dar uma volta por outros pontos da vila. Como tudo é bem pertinho, não se preocupe com carro. Você poderá fazer todo esse percurso a pé. Além da Rua do Mucugê, vale também curtir a praça do Centro Histórico de Arraial d’Ajuda, que mantém as lojinhas abertas e oferece alguns bares e restaurantes descolados, entre eles o Armazém Santo Antônio, com linda decoração, noites com temáticas variadas e um dos mais famosos forrós de Arraial d’Ajuda.
Saindo do Centro Histórico, passe pela Bróduei (Rua São Pedro), onde há alguns bares e restaurantes mais populares (com cerveja gelada e preço baratinho) e siga até a Praça São Braz, onde acontecem apresentações musicais que costumam atrair muitos turistas. Não é exatamente uma balada, mas com certeza é animado.
Se quiser investir em baladas diferentes, não deixe de conhecer também a noite de Trancoso e a noite de Porto Seguro. Pode ser que uma deles se encaixe melhor no que você deseja para a diversão noturna durante a viagem.