Arraial d'Ajuda
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Arraial d’Ajuda é o destino perfeito para dias de descanso no Litoral Sul da Bahia. Com lindas praias, uma vila charmosa, pousadas excelentes, noite animada e bons restaurantes, o distrito tem o pacotinho ideal para quem busca alguns dias de folga sem se preocupar com nada. Se você está com viagem marcada para esse destino encantador na Bahia, confira nossas dicas do que fazer em Arraial d’Ajuda. 

Vá a todas as praias de Arraial d’Ajuda

Cada uma das praias de Arraial d’Ajuda merece um pouquinho do seu tempo. Como são apenas sete praias principais, não será difícil conhecer todas elas durante a viagem. Para quem é animado e gosta de atividade física, vale começar o tour de praias por uma caminhada em toda a faixa de areia, que tem diversos cenários lindos. Assim você poderá escolher os seus cantinhos favoritos para voltar nos dias seguintes com calma. 

Comece pela Ponta do Apaga Fogo e siga rumo à Praia de Araçaípe, Praia dos Pescadores, Praia do Mucugê, Praia do Parracho e finalize o dia na Praia da Pitinga. Deixe a última praia de Arraial d'Ajuda, a Praia de Taípe, para o dia da caminhada de Arraial d’Ajuda a Trancoso. 

Confira todos os detalhes sobre as praias de Arraial d’Ajuda.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Invista em uma boa pousada

Arraial d’Ajuda é o destino certo para quem adora pousadas charmosas e intimistas, mas também há opções para quem busca resorts e hospedagens de luxo. A escolha vai depender do seu gosto, desejo e orçamento. A boa notícia é que Arraial d’Ajuda tem preços bem acessíveis e será fácil encontrar uma pousada que caiba no seu bolso. Se puder gastar um pouquinho mais, é capaz que encontre uma hospedagem dos sonhos. Confira nossas dicas de pousadas em Arraial d’Ajuda.

Aproveite as piscinas naturais

Todas as praias de Arraial d’Ajuda oferecem um delicioso banho de mar, que fica ainda melhor durante a maré baixa. Esse é o momento que acontece a formação das piscinas naturais e as praias de Arraial d’Ajuda ficam perfeitas para relaxar. Há piscinas ao longo de todas as praias, mas as melhores estão na Ponta do Apaga Fogo, Praia do Mucugê e Praia da Pitinga. Antes de viajar, confira a tábua de marés. Para aproveitar as piscinas naturais no auge da beleza, é preciso viajar durante as luas nova e cheia, quando a variação de maré é maior. Veja mais detalhes sobre quando ir a Arraial d’Ajuda.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Passe um final de tarde no Centro Histórico de Arraial d'Ajuda

O Centro Histórico de Arraial d’Ajuda é um bom passeio para o final da tarde. Cercado por casinhas coloridas e pela Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, o Centro Histórico tem ainda um lindo mirante com vista para o mar. O espaço, chamado de Mirante das Fitas, é um dos pontos turísticos mais procurados de Arraial d’Ajuda. Não deixe de clicar uma bela foto por lá. Aproveite ainda o passeio para descer a escadaria de mosaicos até a fonte de água milagrosa, que leva milhares de romeiros à região. Depois, ande pelas lojinhas de artesanato, tome um café e aproveite para seguir rumo à noite na Rua do Mucugê.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Faça o passeio de barco para o Parque Marinho de Recife de Fora

O Parque Marinho de Recife de Fora é imperdível para quem está em Arraial d’Ajuda e Porto Seguro. As piscinas naturais são lindas e o mergulho rende a observação de muita vida marinha. O trajeto de escuna até o Recife de Fora leva 45 minutos e depois você terá entre 1h30 e 2h para praticar snorkeling entre os corais e bancos de areia. Vale também investir em um mergulho autônomo, com batismo para quem pratica o esporte pela primeira vez. Confira mais passeios em Arraial d’Ajuda.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Não perca a caminhada de Arraial d’Ajuda a Trancoso

A caminhada entre Arraial d’Ajuda e Trancoso está entre os mais belos passeios de Arraial d’Ajuda. E você não precisará pagar nada por isso. Basta seguir pela faixa de areia rumo aos paraísos à beira-mar. O percurso entre a Praia do Mucugê e o Quadrado de Trancoso — passando pela Praia do Parracho, Praia da Pitinga, Praia de Taípe, Praia do Rio da Barra e Praia dos Nativos — tem 13 km de distância. Para percorrê-lo, é preciso escolher o horário da maré baixa. Cada passo será incrível! Para retornar, basta pegar um ônibus.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Observação as baleias jubarte

Entre os meses de julho e outubro acontece a temporada de baleias jubarte no litoral da Bahia. Se você estiver em Arraial d’Ajuda nesse período, não perca a chance de fazer um passeio para observar esses incríveis animais. Os passeios acontecem apenas durante os meses que as baleias estão na região, o que pode variar um pouco a cada ano.

Aventure-se no Arraial d’Ajuda Eco Parque

O Arraial d’Ajuda Eco Parque rende um animado dia em família, com muitas descidas em toboáguas, banhos em piscina com onda, e aquele delicioso rio de corredeiras relaxantes para descansar. É uma boa pedida de passeio com dose de adrenalina. O Arraial d'Ajuda Eco Parque está localizado de frente para o mar, na Praia de Mucugê. Só isso já faria desse parque aquático um lugar muito especial, mas ele vai além e garante a diversão de toda a família!

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Experimente os restaurantes de Arraial d’Ajuda

Uma viagem pela Bahia sempre rende memoráveis experiencias gastronômicas. Em Arraial d’Ajuda não será diferente. Aproveite os restaurantes da região para degustar os temperos baianos e também outras especialidades. Seja de frente para o mar, no Centro Histórico ou na Rua do Mucugê, você encontrará um cardápio que combina com você. Confira nossas dicas de restaurantes em Arraial d’Ajuda.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Curta a noite da Rua do Mucugê

A Rua do Mucugê é a queridinha dos turistas. De dia, o lugar é atraente pela oferta de lojas. Já à noite, o destaque são os bons restaurantes. Difícil até escolher um deles para começar. Na dúvida, percorra toda a Rua do Mucugê, consulte os cardápios e peça um prato no seu favorito. Há restaurantes de diversas especialidades. Depois do jantar, aproveite a música ao vivo nos bares da região, com destaque para o encantador Beco das Cores. Veja mais dicas sobre a noite de Arraial d’Ajuda.

Tome um café na Alameda dos Flamboyants 

Mais novo point de Arraial d’Ajuda, a Alameda dos Flamboyants começa a despontar com diversos cafés, restaurantes e lojinhas interessantes. Espaçosa e bem arborizada, a Alameda dos Flamboyants rende uma gostosa caminhada ao final da tarde. Aproveite para tomar um café e pedir um docinho depois de um dia de praia. O lugar é bem tranquilo e dá para relaxar sem se preocupar.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Visite o centro histórico e as praias de Porto Seguro

Porto Seguro está logo ali, do outro lado do rio. E a chance é grande de você estar chegando de lá quando for a Arraial d’Ajuda. Aproveite então a passagem pela cidade para conhecer o Centro Histórico de Porto Seguro, percorrer a Passarela do Álcool (mais atraente à noite) e ainda curtir algumas praias de Porto Seguro, entre elas a Praia de Taperapuã, Praia de Mundaí e a Praia do Mutá. Com mais tempo na região, vale até se hospedar por lá.

Passe um dia em Trancoso

Trancoso merece uma viagem exclusiva, mas se você estiver hospedado em Arraial d’Ajuda, não deixe de dar um pulinho na vizinha. O passeio por Trancoso começa pelo charmoso Quadrado, mas o ponto final é sempre a praia. Com cenários que variam entre falésias coloridas, mar transparente, piscinas naturais, grandes coqueirais e longas faixas de areia, Trancoso é um destino perfeito para os amantes do mar. Podemos adiantar que um dia será pouco, mas dará um gostinho da maravilha que é esse distrito.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Estique o passeio até a Praia do Espelho e Caraíva

Se você é do time que não resiste a conhecer os destinos vizinhos, além de Trancoso vale esticar a viagem até a Praia do Espelho e Caraíva. Para a Praia do Espelho, até vale um bate e volta. Já para Caraíva, é melhor se programar e ficar alguns dias por lá. Os dois destinos são incríveis e com praias de emocionar. Se o tempo permitir, não perca essa chance.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Faça algumas comprinhas

Arraial d’Ajuda tem boas opções de lojas de roupas, objetos de decoração, artesanatos e lembrancinhas, o que rende sempre uma compra durante a viagem. Se você adora encher algumas sacolas, vale conferir a Rua do Mucugê e também o Centro Histórico, com boas pedidas de compras. Para completar o circuito, visite as lojas exclusivas de Trancoso e as populares ofertas de Porto Seguro. Veja mais detalhes sobre compras em Arraial d’Ajuda.

O que fazer em Arraial d'Ajuda

Fique mais tempo em Arraial d’Ajuda

Muitas vezes Arraial d’Ajuda entra nos roteiros pelo Litoral Sul da Bahia como uma passagem rápida ou até mesmo um passeio de um dia. Podemos garantir que Arraial d’Ajuda merece bem mais que algumas horas de visita. Ao programar a sua viagem, experimente ficar entre três e cinco dias. O tempo será suficiente para conhecer as principais praias e ainda investir em passeios pela região. Depois, siga rumo aos outros destinos do Litoral Sul da Bahia. Como a região é toda incrível, é bom já organizar a agenda para voltar.

As 7 atividades preferidas dos turistas em Arraial d'Ajuda