Praias de Arraial d'Ajuda
Todas as praias de Arraial d’Ajuda merecem a sua visita. Aproveite a viagem pelo litoral sul da Bahia para conhecer cada um destes paraísos à beira-mar. Arraial tem sete praias principais e certamente uma delas vai combinar com você. Com mais tempo, você poderá ainda conhecer as praias de Porto Seguro e as praias de Trancoso. Um grande pacote de felicidade para quem ama o mar.
Se você está programando uma viagem para conhecer as praias de Arraial d’Ajuda, vale se atentar a um detalhe que fará muita diferença na sua experiência: a maré! Sim, as praias de Arraial d’Ajuda sofrem grande influência da maré, o que pode mudar bastante o visual a depender do período do mês e horário do dia. O melhor momento para visitar as praias é durante as luas nova e cheia, quando acontece a chamada maré viva. É nesse período que a maré tem maior variação de altura, o que permite ver a linda formação de piscinas naturais que acontece na maré baixa. É também durante a maré baixa que você poderá fazer a caminhada pelas praias de Arraial d’Ajuda rumo a Trancoso, um dos melhores passeios na região. Sabendo disso, organize a sua viagem conforme o calendário lunar e preste atenção à tábua de maré no dia do seu passeio.
Melhores praias de Arraial d’Ajuda
- Praia do Mucugê
- Praia da Pitinga
- Praia do Taípe
- Praia do Parracho
- Praia da Ponta do Apaga Fogo
- Praia de Araçaípe
- Praia dos Pescadores
A Praia do Mucugê é a mais movimentada de Arraial d’Ajuda, a mais próxima do centro da vila e a favorita de quem curte mar piscininha, quiosques, restaurantes e atividades à beira-mar. Por ser a praia com acesso mais fácil e oferecer diversas pousadas próximas, ela costuma ser sempre bem disputada. Se você procura agito, a Praia do Mucugê é para você.
Marcada pelo lindo visual das falésias, a Praia da Pitinga tem piscinas naturais e clima mais tranquilo. Na praia há um pequeno trecho com restaurantes e o resto é cercado apenas pelo cenário natural. Se você quer curtir uma longa caminhada deserta à beira-mar, mas não abre mão de infraestrutura, a Praia da Pitinga é a sua pedida.
Com paisagem e natureza bem preservadas, a Praia de Taípe marca a divisa com Trancoso. Taípe é uma praia com jeito de paraíso pouco explorado, onde você encontrará infraestrutura apenas em alguns quiosques mais rústicos. Perfeita para quem busca sossego, isolamento e uma caminhada com visual esplêndido.
A Praia do Parracho é marcada por quiosques e restaurantes descolados, com público jovem e jeito de beach club. O mar tem formação de piscinas naturais e a faixa de areia costuma ser bem tranquila, já que os frequentadores ficam quase sempre nos restaurantes. Parracho é a praia ideal para quem deseja ver e ser visto em Arraial d’Ajuda.
Primeira praia de Arraial d’Ajuda para quem chega de Porto Seguro e cercada por arrecifes, a Praia da Ponta do Apaga Fogo tem mar calmo e com formação de piscinas na maré baixa. O lugar é marcado pela ponta de areia que adentra o rio e o mar, garantindo o lindo visual. A Praia da Ponta do Apaga Fogo é mais frequentada pelos hóspedes do Arraial d’Ajuda Eco Resort, que encontram na região um cantinho quase particular.
Ideal para quem deseja fugir do agito e procura um lugar com mar calmo para curtir com a crianças, a Praia de Araçaipe costuma ter pouco movimento e ambiente bastante familiar, com cenário cercado por coqueiros e alguns poucos quiosques que garantem o serviço à beira-mar.
A Praia dos Pescadores (também chamada de Praia do Delegado e Praia do Arraial) se destaca pelos frutos do mar fresquinhos servidos nas barracas. É uma praia mais frequentada por moradores e tem serviço simples, garantindo bons preços. Na Praia dos Pescadores, destaca-se também a presença do Arraial d’Ajuda Eco Park, o parque aquático que agrada em cheio às famílias com crianças.
Após visitar as praias de Arraial d’Ajuda, não deixe de esticar o passeio até Trancoso, Praia do Espelho e Porto Seguro, que rendem sempre um bom dia de passeio. E se você está na dúvida sobre quando ir e como chegar às praias, confira nossos posts sobre a melhor época para visitar Arraial d’Ajuda e como se locomover.