Melhores Destinos
Arraial d'Ajuda
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Praia da Pitinga

A Praia da Pitinga reserva aos turistas um dos mais lindos cenários de Arraial d’Ajuda. Com faixa de areia longa, formação de piscinas naturais na maré baixa e paisagem dividida entre coqueiros e falésias coloridas, Pitinga é destino imperdível para quem busca um dia de descanso à beira-mar.

Capaz de agradar a todos os gostos, a Praia da Pitinga tem um trecho com boa oferta de quiosques e outro cercado apenas pela exuberante paisagem do Litoral Sul da Bahia. Independente do seu gosto, aproveite a beleza do lugar para caminhar ao longo de toda a faixa de areia. O passeio vale muito! Depois, escolha qual dos cantinhos da praia combina mais com você.

O início da caminhada a partir da Praia da Pitinga passa por quiosques localizados estrategicamente diante de ótimas piscinas naturais. Elas podem ser vistas apenas na maré baixa. Já na maré alta, a água chega até as espreguiçadeiras dos quiosques e você poderá aproveitar a cerveja gelada relaxando com os pés no mar. Seguindo pela faixa de areia, rumo a Trancoso, você verá uma pequena lagoa. Ótima parada para um banho. Um pouco depois está o quiosque Lago Azul, onde é possível aproveitar sem muita gente. 

O passeio pela Praia da Pitinga pode ser a pé ou de bike. Nos quiosques da praia é possível alugar bicicletas com pneus largos, especiais para pedalar na areia. Independe de como você for, escolha sempre o horário da maré baixa.


Restaurantes e quiosques na Praia da Pitinga

A Praia da Pitinga tem poucos quiosques e restaurantes, mas eles atendem bem aos anseios dos turistas por um lugar confortável e com boa comida à beira-mar. Os quiosques estão concentrados no trecho mais próximo à Praia do Parracho. Já mais perto da Praia do Taípe, a faixa de areia é mais deserta e não há oferta de restaurantes.

Na Praia da Pitinga uma boa pedida para passar o dia é a Barraca do Faria, que oferece cardápio variado e um pastel famoso em toda Arraial d’Ajuda. O lugar tem mesas disputadas, por isso é importante chegar cego para garantir um lugar à beira-mar. Outras opções são o Maré Beach Bar e a Barraca de Pitinga.

Pousadas na Praia da Pitinga

Na Praia da Pitinga não há grande oferta de pousadas. As pousadas mais próximas estão localizadas na Praia do Parracho e na estrada de acesso à Praia da Pitinga. Para quem quer uma pousada pé na areia, as melhores opções são o refinado Kûara Hotel, na divisa da Praia do Parracho com a Praia do Mucugê; o Privillage Praia Pousada de Charme, para quem busca aliar conforto e charme; o Saint Tropez Praia Hotel, muito procurado pelos turistas; além do Hotel Pousada Pitinga e a Casa Praia Pitinga, ambos na divisa da Praia da Pitinga com a Praia do Parracho.

Como chegar à Praia da Pitinga

A Praia da Pitinga, em Arraial d’Ajuda, está localizada entre a Praia do Parracho e a Praia de Taípe. Distante 10 km de Porto Seguro e 4 km do Centro Histórico de Arraial d’Ajuda, Pitinga pode ser visitada de carro, van ou pé. Para quem pretende ir de carro, a oferta de estacionamento é limitada, sendo necessário deixar o veículo em estacionamentos particulares e com cobrança. Outra opção é ir de van até a Praia do Mucugê e de lá seguir a pé até a Praia da Pitinga. O acesso à Praia da Pitinga é pela Estrada de Pitinga, mesma estrada que leva à Praia do Parracho.




Praia da Pitinga


Arraial d'Ajuda
Porto Seguro
45810-000