O que fazer em Trancoso
Trancoso é um destino delicioso para ser curtido sem pressa. Um passeio de um dia não será suficiente para conhecer o melhor desse vilarejo encantador no Litoral Sul da Bahia. O ideal é ficar por lá ao menos quatro ou cinco dias para conseguir entrar no clima e relaxar. E quanto mais tempo você tiver na região, mais paraísos distantes poderá percorrer. O passeio em Trancoso começa no Quadrado, mas pode facilmente ir até o vilarejo de Caraíva ou à Ponta do Corumbau. Basta ter tempo e disposição! Certeza que cada porção de areia valerá os dias de viagem. Para ajudar a otimizar o tempo nos seus momentos de descanso, veja algumas dicas que preparamos com dicas sobre o que fazer em Trancoso quando estiver por lá.
Hospede-se nas charmosas pousadas de Trancoso
As pousadas capricham na hora de receber os visitantes e elas fazem parte da experiência de férias em Trancoso. Algumas são tão charmosas e aconchegantes que é possível que os hóspedes se esqueçam por alguns minutos que, bem pertinho de lá, há uma deliciosa praia para passar o dia.
Tem pousada com pé na areia e outras com vista deslumbrante do alto das falésias. Tem pousada coladinha ao Quadrado de Trancoso e outras bem isoladas para quem quer sossego total. Tem também pousada com piscina em meio ao verde e piscina à beira-mar. Tem pousada pra todo gosto e bolso! O ponto comum entre todas é o cuidado que se tem com a decoração, sempre com um toque especial que é a cara de Trancoso.
Aproveite e invista um pouco mais em um cantinho único para passar os dias na região. Confira nossas dicas de pousadas em Trancoso.
Comece pelo Quadrado de Trancoso
Você precisará de apenas alguns minutos caminhando tranquilamente pelo Quadrado para cair de amores por Trancoso. No entorno de uma grande área verde, à beira das falésias e com vista para o mar, estão as casinhas coloridas que tornaram o destino famoso. Um cenário bucólico e cheio de charme que é a cara de Trancoso.
A ponta do Quadrado de Trancoso é marcada pela Igreja de São João Batista, também conhecida como a Igrejinha do Quadrado. Emoldurada ao fundo pelo mar, a Igrejinha é o principal cartão-postal de Trancoso e parada obrigatória para um lindo retrato. Com sorte, você verá uma celebração de casamento acontecendo em meio aos turistas. A vida no Quadrado passa devagar. Lá é lugar para se sentar e flanar sem se preocupar com o tempo. Sendo assim, nada de correria no Quadrado. Escolha uma sombra sob as árvores, um fundo com o colorido das casinhas e um dos maravilhosos pratos servidos nos restaurantes locais. Você se sentirá em casa e entrará no clima de Trancoso rapidinho.
Quer conhecer melhor a região? Experimente um tour guiado por Trancoso!
Conheça o máximo possível de praias em Trancoso
As praias são as principais atrações de Trancoso. Não há como negar isso! E todas elas são especiais. Com cenários que variam entre falésias majestosas, mar transparente, piscinas naturais, belos coqueirais e longas faixas de areia, Trancoso é um destino perfeito para os amantes de praia. E por lá você encontrará desde praias agitadas até as mais desertas porções de areia. Tudo em um trecho do litoral baiano que pode ser percorrido tranquilamente a pé.
As praias mais movimentadas de Trancoso são a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, as duas localizadas bem pertinho do Quadrado de Trancoso. Depois delas, ainda com infraestrutura, vale seguir rumo ao norte até a Praia do Rio da Barra e a Praia de Taípe (já na fronteira com Arraial d’Ajuda). Na mesma linha, agora para o sul, vá à Praia do Rio Verde e à Praia de Itapororoca. Passando as praias com infraestrutura, começa uma série de praias praticamente desertas. Seguindo rumo ao sul, depois de Itapororoca, estão a Praia de Patimirim, a Praia de Itaquena e a Praia Barra do Rio dos Frades.
Um pouco mais distante, seguindo pela estrada ou a pé pela faixa de areia, compensa ir até as maravilhosas Praia do Outeiro, Praia dos Amores e a Praia do Espelho, uma das grandes atrações de Trancoso! Todas valem a visita e, acredite, elas são diferentes umas das outras. Confira mais detalhes sobre as praias de Trancoso.
Experimente um tour fotográfico por Trancoso e garanta lindas fotos nesse paraíso!
Faça ao menos uma longa caminhada à beira-mar
Esta é a melhor maneira de conhecer bem as praias de Trancoso. Fazer uma longa caminhada pela beira-mar ajuda a entender a sequência de faixas de areia e permite reparar em cada um dos detalhes que compõem aquela paisagem esplêndida de Trancoso. Vale sair da Praia dos Coqueiros rumo a Arraial d’Ajuda e também rumo à Praia do Espelho. Se a energia não der pra tanto, não se preocupe. Caminhe o quanto puder e, quando o gás acabar, lembre-se que você tem o mar para mergulhar.
Todas as praias de Trancoso são interligadas pela faixa de areia, o que permite caminhar por todas elas sem parar. O ideal é fazer as caminhadas na maré baixa, quando a faixa está mais longa, firme e é mais fácil andar. Confira todos os detalhes sobre os passeios em Trancoso.
Aproveite um dia nas praias mais animadas
Trancoso tem fama de ser um dos mais badalados destinos entre as praias da Bahia. A fama não é à toa. Em Trancoso, há ótimos quiosques, restaurantes e beach clubs à beira-mar, alguns deles com serviço bem exclusivo e ambiente regado a muita festa e, porque não, taças de espumante geladinhas para animar o dia.
As principais praias para quem busca agito em Trancoso são a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, onde estão os principais restaurantes à beira-mar. Vale se sentar nas cadeiras e espreguiçadeiras para curtir um bom almoço e relaxar à sombra dos quiosques. Na alta temporada de verão, é comum ver o dia de praia já emendar na noite de festa. A animação existe na medida certa para cada público. Um dos restaurantes e beach clubs vai combinar com você. Veja mais sobre os restaurantes em Trancoso e dicas de baladas.
Conheça as praias de Trancoso que são desertas
Não é tão comum encontrar nos famosos destinos de praia faixas de areia desertas, mas em Trancoso isso é possível e, o que é melhor, o acesso é bem fácil. Há diversas praias que são desertas e sem nenhuma infraestrutura em Trancoso. Outras oferecem apenas um ou dois restaurantes e, no restante da faixa de areia, não há nada que lembre a presença de civilização. Se você curte a sensação de estar em uma praia sem ninguém, corra para um desses paraísos.
Para quem não quer uma praia totalmente deserta, mas deseja ter essa experiência por alguns momentos, vale ir até a Praia do Rio da Barra e a Praia do Taípe (na divisa com Arraial d’Ajuda). As duas oferecem restaurantes, mas têm longo trecho sem nada. Se a pedida for por isolamento total, as melhores opções são a Praia de Patimirim, a Praia de Itaquena e a Praia Barra do Rio dos Frades. As três são livres de construções, quiosques ou restaurantes. O máximo que pode acontecer é encontrar alguns outros turistas também em busca de sossegoentre as praias de Trancoso.
Vá à Praia do Espelho
Fora do circuito das praias mais próximas ao centro de Trancoso, a Praia do Espelho passa despercebida por muitos turistas que visitam a região. A verdade, no entanto, é que a Praia do Espelho oferece uma das mais fascinantes paisagens entre as praias de Trancoso. Com grandes falésias coloridas, piscinas naturais, deliciosos restaurantes e pousadas charmosas, a Praia do Espelho é imperdível para quem gosta de ir além do básico. Bem pertinho ainda será possível conhecer a Praia dos Amores e Praia do Outeiro, as duas vizinhas ao Espelho. Para chegar à Praia do Espelho, vale ir de carro, quadriciclo, lancha e até a pé!
Confira mais detalhes sobre o passeio para a Praia do Espelho!
Experimente as maravilhas do tempero baiano nos restaurantes de Trancoso
As praias agradam muito aos turistas que chegam a Trancoso, mas não só elas. Quem visita o vilarejo, se encanta também com a boa oferta de restaurantes para experimentar o melhor do tempero da Bahia. O ambiente é sempre charmoso e é difícil resistir às mesinhas sob as árvores entre as casas coloridas do Quadrado. Praticamente impossível também não se render aos sofás e espreguiçadeiras que recebem os visitantes à beira-mar. O melhor é se entregar e experimentar alguns dos bons restaurantes locais. Tem opções para todos os bolsos, mas temos que admitir que, com o pé na areia, o preço é tão salgado quanto o mar. Prepare o orçamento, mas também o apetite! Confiras nossas dicas de restaurantes em Trancoso.
Faça algumas compras no Quadrado e nas lojas de artesanato da região
Se você se apaixonar por Trancoso, poderá levar um pouquinho da vila para casa. As decorações das pousadas e restaurantes, almofadas com motivos da Igrejinha, artesanatos caprichados e todas as cores que cercam Trancoso estão à venda nas lojas do Quadrado. Entre em algumas delas e não deixe de comprar um pedacinho do vilarejo para decorar a sua casa. As luminárias de fibra natural estão entre os itens mais lindos. Aproveite! Se você prefere investir em roupas e acessórios, Trancoso também não irá decepcionar. Na vila, há lojas de design e assinadas por estilistas com peças exclusivas, mas também há aquelas comprinhas básicas que agradam a todos. Confira as dicas de compras em Trancoso.
Invista em um passeio de lancha ou quadriciclo
Ir às praias de Trancoso é tarefa básica de quem está no vilarejo. Basta descer a rampa na lateral do Quadrado que, em menos de dez minutos, você estará com os pés na areia. Claro que a facilidade ajuda e você não precisará de mais nada para ser feliz, mas se quiser ir um pouquinho além, invista em um dos passeios pelas praias de Trancoso. Vale fazer passeio de lancha, com paradas nas piscinas naturais, e também passeio de quadriciclo, com passagem por dentro da vegetação quase intocada e visita a diversas praias desertas. Veja todos os detalhes dos passeios em Trancoso.
Confira mais opções de passeios em Trancoso!
Faça um mergulho e um passeio para observação de baleias jubarte
O litoral da Bahia é repleto de vida. Em meio aos corais que forram as piscinas naturais, é fácil observar dezenas de espécies de peixes e outros animais marinhos. Aproveite para fazer alguns mergulhos com snorkel e também com cilindro, especialmente no Parque Marinho Recife de Fora. Para ver animais maiores, como as baleias jubarte, a melhor época é de julho a outubro, quando elas aparecem aos montes no Litoral Sul da Bahia. Não perca a chance de observar esses animais maravilhosos.
Visite Arraial d’Ajuda, Caraíva e Ponta do Corumbau
Trancoso não é o único pedaço do Litoral Sul da Bahia que merece uma visita. Na verdade, há diversos vilarejos e cidades que valem uma parada. Entre os mais próximos, estão a vizinha badalada Arraial d’Ajuda e os rústicos vilarejos de Caraíva e Corumbau. Os três oferecem praias espetaculares, mas o clima é bem distinto entre eles.
Arraial d'Ajuda é bem povoada, cheia de turistas e garante a animação. Já Caraíva preza por um clima mais rústico e com ares charmosos, onde a vida do turista anda em ritmo desacelerado entre o rio e o mar. Corumbau, entre os três, é o que tem mais cara de vila tradicional de pescador, onde ainda há pouca influência do turismo. Por lá, a estrela é a Praia da Ponta do Corumbau, que se forma na maré baixa e oferece uma longa faixa de areia que adentra o mar. Todos os três são deliciosos, por isso, se o tempo permitir, faça uma visita também aos vizinhos de Trancoso.
Veja mais dicas sobre o passeio para Caraíva!