Argentina

A Argentina é uma das potências da América do Sul. Com cerca de 44 milhões de habitantes, o país tem um grande potencial turístico e fortes tradições, além de paisagens espetaculares, que vão de desertos às florestas úmidas da Patagônia. É um lugar excelente para ser turista, seguro, com uma gastronomia saborosa e vinhos maravilhosos!
 
Nossos vizinhos cultuam o tango ao invés do samba, adoram uma carne ao invés do nosso feijão com arroz, amam Maradona ao invés de Pelé, mas apesar das diferenças e rivalidades — em especial no futebol — temos também muitas similaridades. O país tem um povo alegre, uma estrutura muito boa e paisagens encantadoras de norte a sul.
 
A capital, Buenos Aires, conquista os corações brasileiros e estrangeiros por seus ares europeus e edifícios de arquitetura rebuscada. Em constante movimento e modernização, Buenos Aires tem bons restaurantes, vida noturna animada e oferece boas oportunidades para compras. Ela é o primeiro destino que muitos brasileiros visitam no exterior e abre as portas para muitas descobertas.
 
A Argentina é formada por 23 províncias e uma cidade autonôma, Buenos Aires — algo equivalente ao nosso Distrito Federal. Na região do Grande Norte do país, os maiores destaques turísticos ficam por conta de Salta, que preserva sua arquitetura colonial e paisagens desérticas e Puerto Iguazú, a versão argentina e mais simples de nossa “Foz do Iguaçu, já que dividimos as belas Cataratas do Iguaçu com o país vizinho.
 
Na região de Cuyo, está Mendoza, próxima da fronteira com o Chile, e que oferece excelentes vinhos, além das paisagens montanhosas da Cordilheira dos Andes e do Aconcágua, a montanha mais alta da América.
 
No Centro, ficam as províncias de Córdoba, entre Rios e Santa Fé, que além de grandes cidades, têm uma área de pampas e com belas paisagens naturais. É preciso mencionar também, claro, a província de Buenos Aires, que detém a maior parte da população do país e cuja capital é La Plata. Nessa província fica Mar del Plata, que ferve de pessoas durante o verão, e em suas praias e dentro dela está a Cidade Autônoma de Buenos Aires.
 
Ao sul da Argentina fica a região da Patagônia, bastante extensa e onde estão algumas cidades muito procuradas pelos turistas, dentre elas Bariloche, Ushuaia e El Calafate. A possibilidade de esquiar, ver lagos, geleiras e os Andes na região são motivos que atraem muitos turistas.
 
Com praias, neve e boa gastronomia, a Argentina tem a facilidade de estar próxima ao Brasil e possuir bons preços, principalmente nas passagens aéreas, o que a torna um país perfeito para ser visitado e revisitado várias vezes!
 

Quando ir à Argentina

A Argentina é um país extenso, com paisagens muito diversas e climas também diferentes entre suas regiões. O país pode ser visitado o ano inteiro, mas cada região oferece paisagens e atividades diferentes dependendo do período em que sua viagem será realizada. 
 
Buenos Aires é um destino para o ano todo, frio no inverno e muito quente no verão, sempre com bastante atividades. Já a Patagônia, que por estar mais ao sul predomina o frio, tem neve nos meses de inverno (junho, julho, agosto), então, se você quer ver neve, melhor focar nesse período. Já no verão, A Patagônia fica também muito bonita, com dias de temperatura mais agradáveis, especialmente em Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. Para curtir Mendoza com as parreiras cheias de cachos de uva, viaje entre fevereiro e abril. 
 
Para entender quando ir à Argentina, é sempre importante avaliar qual a cidade ou qual o roteiro você quer realizar no país. E cada período oferece uma experiência diversa, por isso pense também nas temperaturas que você prefere encontrar ao viajar.