Bariloche

Bariloche é uma cidade com cerca de 130 mil habitantes localizada no norte da Patagônia argentina e na região dos lagos andinos. Não é de hoje que esse nome faz sucesso entre os brasileiros, que muitas vezes aproveitam a viagem para ter seu primeiro contato com a neve. 

E ela realmente não faz sucesso em vão. Visitado por famílias, casais e enormes grupos de estudantes, esse delicioso destino de férias oferece atrativos para as mais variadas faixas etárias. Há quem viaje para lá pensando apenas em neve, mas garantimos: há muito mais que esqui e snowboard para fazer.

Paisagens dignas de cenas de filmes. Lagos de águas cristalinas acompanhados de uma geografia acidentada, cheia de morros verdes no verão e branquinhos de neve no inverno. Bariloche é bem assim, um lugar com natureza privilegiada, boa estrutura e uma enorme variedade de passeios para explorar suas belezas. Aliados às imagens naturais estão o charme da colonização alemã e austríaca, os preços não tão exorbitantes e a culinária excelente.

Aliás, a cidade é péssima para emagrecer. Pense num lugar com bons pratos... é lá mesmo! Aproveite para experimentar a gastronomia local, rica em peixes como truta e salmão, além dos habituais cortes de carnes argentinos, que dispensam comentários. Além disso, as lojas de chocolates são tantas, com tamanha variedade de doces, que fica difícil resistir e não voltar para casa com - pelo menos - uma caixinha. 

O Cerro Catedral, maior centro de esportes de neve na América do Sul, é parada obrigatória entre os viajantes, mas não é filho único. Há vários locais para brincar na neve, como Piedras Blancas - ideal para esquibunda - e o Cerro Bayo - que fica em Villa La Angostura e tem um visual de cair o queixo! Passeios de teleférico acabam sendo constantes no cotidiano do turista que visita o lugar; entre eles, destacamos o Cerro Otto (onde está a Confeitaria Giratória) e o Cerro Campanario (considerado o local com melhor vista na cidade). 

É possível que, entre um chocolate quente e uma medialuna, você acabe descobrindo que o lugar é encantador e já pense em voltar mesmo antes de partir. San Carlos de Bariloche é o nome oficial, mas é só dar um passeio por lá para entender por que "Brasiloche" é o apelido.