Mendoza

Da varanda da bodega, a paisagem é de vinhedos a perder de vista. Ao fundo, o Cordón del Plata coberto de neve emoldura o cenário. No ar, o inebriante cheiro é de um autêntico corte de carne argentino sendo assado em meio às uvas. Nas mãos, a taça é da melhor safra de malbec. Alheios a essa tranquilidade, montanhistas e aventureiros percorrem a Cordilheira dos Andes em busca de adrenalina. O encantador cenário parece inatingível? Saiba que essa é a realidade de quem visita a cidade - e a província - de Mendoza, na Argentina.   

Esqueça a correria dos grandes centros urbanos; Mendoza convida o visitante a sentar-se, relaxar a aproveitar o melhor do mundo dos vinhos. E quem poderia dizer que um dia todo aquele deserto viria a ser um dos cinco maiores produtores - e consumidores - mundiais da bebida? Saber que, do total da produção, apenas 20% são exportados já seria motivo suficiente para experimentar a bebida in loco. Afinal, os melhores vinhos, ao chegarem ao Brasil, são vendidos a preços astronômicos.

Mendoza tem muito mais a oferecer que apenas garrafas de maravilhosas safras de malbec e torrontés. A começar pela oportunidade de conhecer várias bodegas (como são chamadas as vinícolas) e ver de perto todo o processo de produção do vinho: do plantio à degustação. Ao longo de 100km de estrada, mais de 1200 bodegas são capazes de tirar qualquer abstêmio do sério.

Os vinhos não estariam completos sem pratos deliciosos. E esse é um dos principais focos de quem busca Mendoza: o turismo gastronômico. Aliar vinhos de qualidade a refeições espetaculares remete a um verdadeiro jantar dos deuses - nesse caso, o deus Baco. Guarde boa parte do seu tempo para almoços e jantares dos sonhos, pois eles podem durar mais de três horas. Acredite, não será nenhum sacrifício permanecer à mesa.

Se depois de tanta fartura ainda restarem forças, Mendoza é uma excelente oportunidade para praticar esportes de aventura. A modalidade de turismo também atrai um grande número de viajantes. A busca é por longas trilhas, escaladas em gelo, emoções com o rafting nas corredeiras, voos de parapente e aventuras na neve. Tudo com a proteção do “sentinela de pedra”, também chamado de Aconcágua, o ponto mais alto das Américas.   

Pronto para saber mais sobre Mendoza? O Melhores Destinos convida você a conhecer em detalhes bodegas, restaurantes, pontos turísticos e as principais atrações da cidade. Para que o passeio pelo guia fique ainda melhor, que tal ler acompanhado de uma taça de vinho? Seja bem-vindo a Mendoza!