Bruges

Canais, ruas de paralelepípedo repletas de construções medievais e monumentos incríveis, charretes circulando de um lado para o outro e um aroma de chocolate e waffle feito na hora, que deixa a gente meio hipnotizado. Assim é Bruges, a bela e fotogênica capital da província de Flandres Ocidental, no nordeste da Bélgica.

Por conta de tudo o que foi descrito acima, entre outras qualidades, Bruges é tida por muitos como uma cidade de contos de fada; daqueles destinos pequeninos e fáceis de serem explorados a pé, tanto é que muita gente acaba optando pelo bate e volta, de trem, de cidades como Bruxelas, 90 km de distância, e até Amsterdã, mais ou menos 250 km.

Contudo, a charmosa cidade de quase 20 mil habitantes — grande centro industrial e comercial no século XIII — merece muito mais do que uma day trip. Na nossa opinião, o ideal é passar pelo menos uma noite nesse reconhecido patrimônio da Unesco, onde pontos turísticos como o Grote Markt, a praça principal onde fica o Campanário, e a praça Burg, tornam-se ainda mais interessantes com a iluminação noturna. Sem contar com a tranquilidade de explorar uma Bruges mais vazia e sem a grande quantidade de turistas que vai até lá para passar o dia.  

Passar mais tempo em Bruges permite, ainda, que o visitante explore com mais calma cada cantinho da cidade e alguns dos excelentes museus, com coleções de arte primitiva flamenga, arte contemporânea, achados arqueológicos, móveis, prataria e muito mais. Restaurantes que servem delícias da gastronomia local, lojas de chocolates imperdíveis e, claro, cervejarias onde dá para experimentar cervejas belgas reconhecidas mundialmente também não podem ficar de fora do roteiro.

O idioma oficial em Bruges é o flamengo — nome dado à língua neerlandesa falada na Bélgica —, porém o francês e o inglês estão bem difundidos nas áreas turísticas da cidade, que já está bem habituada ao turismo e, no geral, recebe a todos muito bem. A partir de agora, te convidamos a explorar o nosso guia de Bruges, resultado das nossas últimas andanças por esse destino que, temos certeza, vai conquistá-lo logo de cara!