Como chegar a Ushuaia

O título de "fim do mundo", a localização austral e a proximidade com a península antártica fazem de Ushuaia um local emblemático, que permeia o imaginário de muitos viajantes. Mais do que uma simples cidade no roteiro, a capital da Terra do Fogo argentina é, muitas vezes, o ponto final de uma viagem que se iniciou muitos meses antes da chegada a Ushuaia.
Há quem viaje a partir do Alasca, a mais de 17.000km de distância, e tenha como objetivo chegar a Ushuaia. Chegam à cidade pessoas viajando de carro, moto e até bicicleta; mas, se você não for do tipo aventureiro, fique tranquilo, porque a cidade tem seu próprio aeroporto. 

Avião 
O avião é a forma mais fácil de os brasileiros chegarem a Ushuaia - para isso, é inevitável fazer uma conexão em solo argentino, normalmente no Aeroparque, em Buenos Aires. Saindo do Brasil, é possível utilizar o combo TAM/LAN, presente em inúmeras cidades brasileiras, ou a Aerolíneas Argentinas, que opera em algumas cidades brasileiras (entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília). O voo entre Buenos Aires e Ushuaia dura em torno de 3h45min. 

Para muitos dos brasileiros que usam o combo LAN/TAM e não vivem em capitais que tenham voos diretos para Buenos Aires, a viagem pode ser bastante cansativa, pela necessidade de conexão no Brasil. Caso seja posível, considere fazer um pernoite em Buenos Aires para não ter que enfrentar diversas horas de voo sem descansar.

O Aeroporto Internacional de Ushuaia - Malvinas Argentinas é um aeroporto de pequeno porte, que recebe poucos voos diários e não tem muita estrutura para os visitantes, além de um free shop, uma lanchonete, balcão de informação e locadoras de carro. Um detalhe importante a respeito do retorno é que ao deixar Ushuaia é necessário pagar uma taxa de $28 que não está inclusa no valor da passagem; por isso, chegue ao aeroporto com antecedência, pois, além do despacho de bagagem ou check-in, há fila para o pagamento dessa taxa. 

Saindo do aeroporto
O Aeroporto de Ushuaia fica bem próximo do centro da cidade, a cerca de 7km. Para percorrer essa distância, utilize os táxis, pois há vários deles na saída do aeroporto. Uma corrida entre o aeroporto e o centro custa cerca de US$ 10 e dura aproximadamente quinze minutos. 

Chegando a Ushuaia por terra
Apesar não parecer uma maneira convencional, é muito comum viajantes chegarem a Ushuaia por terra. O único acesso à cidade por via terrestre é feito pela Ruta nº 3, que se inicia em Buenos Aires, a cerca de 3.000km de distância. A Ruta nº 3 faz parte do sistema de rodovias Panamericanas, que se inicia no Alasca (EUA), local onde muitos aventureiros iniciam suas jornadas de viagem. Ushuaia está a cerca de 880km de El Calafate, outra cidade da Patagônia argentina que tem atrações muito interessantes, entre elas a famosa geleira Perito Moreno, com visual incrível!

Vale destacar que, durante o inverno, a direção pela Patagônia argentina é mais complicada e exige maior cautela devido ao gelo na pista. Viajando no inverno, são indicados carros com tração, além do uso de pneus especiais (que evitam a derrapagem) ou de correntes nos pneus, por exemplo.

  • Aeroporto-internacional-de-ushuaia-malvinas-argentinas

    Aeroporto Internacional de Ushuaia "Malvinas Argentinas"

    Nota: 1.5 de 10 (2)

    O Aeroporto Malvinas Argentinas, em Ushuaia, é o meio mais procurado pelos brasileiros para chegar à cidade. É um aeroporto de pequeno porte, que opera voos principalmente para cidades como Buenos Aires e El Calafate. O aeroporto é rústico, construído em madeira, e sua estrutura é bem pequena.  Ele conta com poucos...

Tudo que você precisa saber sobre Ushuaia!

Esse texto sobre Como chegar a Ushuaia faz parte do guia de Ushuaia no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar a Ushuaia

  • Img9072 cristiane alves há 2 anos

    Quero ir em setembro ou outubro saindo de sao Paulo . Como faço em 06 dias

  • Fbimg1448358756969 Bruna há mais de 1 ano

    Camille tudo bem ?
    Neste aplicativo despegar como faço p comprar? Mesmo sendo brasileira é permitido ? Não dá problema não? Pensei em ir para Buenos Aires e de la para Ushuaia. Pode me ajudar ? Obrigada

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Oi, Bruna. Despegar é o Decolar da Argentina... não vejo porque seria proibido fazer a compra, mas como nunca utilizei, não sei dizer como funciona... os valores lá estão mais baratos mesmo depois de convertidos para o real?

  • Missing joão batista da silva há mais de 1 ano

    Parabéns pelas informações! Estou planejando uma viagem para Ushuaia e encotrei o que procurava.Vamos de carro, pois já estivemos em Bariloche, Mendoza, Santiago e Atacama de carro e não tivemos maiores problemas. Só gostaria de uma informação, s possível. A rota 3 é totalmente pavimentada, ou depois do Estreito de Magalhães tem um trecho sem pavimento?Obrigado!

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Oi, João. Tudo bem?
    O percurso que fiz na Rota 3 até o Parque Nacional era pavimentado, mas como fiz a viagem de avião vou ficar te devendo informações concretas.
    Você já colocou no Google Maps o trajeto que pretende fazer? Acusou alguma coisa fora do padrão?

  • Wzfcd Rubens Machado há 1 ano

    Olá vou em janeiro de 2 019 algem pra.dar dicas

  • Jk26e Gilberto Morais há 8 meses

    Joao Batista,

    Se nao for tardia a minha ajuda: a RN 3 eh toda pavimentada e de boa qualidade.

    O unico problema, se voce tracar a rota pelo google maps vai perceber isso, eh que voce ingressara no Chile para acessar a Tierra del Fuego e a estrada na parte chilena eh toda de ripio.

    Eu te posso assegurar isso, pois fui de Punta Arenas para Ushuaia e depois de uns 30 km de Punta Arenas, temos que tomar uma balsa para a Ilha de Tierra del Fuego e todo o caminho a partir da mesma eh de ripio ate a fronteira. Ao cruzar a fronteira, a estrada (RN 3) eh toda asfaltada passando por Rio Grande ate Ushuaia.

    Se voce vier do norte da Argentina para Ushuaia, nao deve passar muito tempo na estrada de ripio chilena. De qualquer forma, esteja preparado para muita poeira. Os onibus colocam um suporte na frente dos mesmos para coletar toda essa poeira.

  • 9amcv Alexandre Silva há 4 meses

    Boa tarde!
    Prezado, João Batista,
    tem como enviar o roteiro de viagem, com paradas, postos de gasolina, etc?
    Farei esta viagem, e como toda viagem de longa distância é necessário uma preparação..
    Grato.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.