Melhores Destinos
Ushuaia
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Como chegar a Ushuaia

O título de "fim do mundo", a localização austral e a proximidade com a península antártica fazem de Ushuaia um local emblemático, que permeia o imaginário de muitos viajantes. Mais do que uma simples cidade no roteiro, a capital da Terra do Fogo argentina é, muitas vezes, o ponto final de uma viagem que se iniciou muitos meses antes da chegada a Ushuaia.
Há quem viaje a partir do Alasca, a mais de 17.000km de distância, e tenha como objetivo chegar a Ushuaia. Chegam à cidade pessoas viajando de carro, moto e até bicicleta; mas, se você não for do tipo aventureiro, fique tranquilo, porque a cidade tem seu próprio aeroporto. 

Avião 
O avião é a forma mais fácil de os brasileiros chegarem a Ushuaia - para isso, é inevitável fazer uma conexão em solo argentino, normalmente no Aeroparque, em Buenos Aires. Saindo do Brasil, é possível utilizar o combo TAM/LAN, presente em inúmeras cidades brasileiras, ou a Aerolíneas Argentinas, que opera em algumas cidades brasileiras (entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília). O voo entre Buenos Aires e Ushuaia dura em torno de 3h45min. 

Para muitos dos brasileiros que usam o combo LAN/TAM e não vivem em capitais que tenham voos diretos para Buenos Aires, a viagem pode ser bastante cansativa, pela necessidade de conexão no Brasil. Caso seja posível, considere fazer um pernoite em Buenos Aires para não ter que enfrentar diversas horas de voo sem descansar.

O Aeroporto Internacional de Ushuaia - Malvinas Argentinas é um aeroporto de pequeno porte, que recebe poucos voos diários e não tem muita estrutura para os visitantes, além de um free shop, uma lanchonete, balcão de informação e locadoras de carro. Um detalhe importante a respeito do retorno é que ao deixar Ushuaia é necessário pagar uma taxa de $28 que não está inclusa no valor da passagem; por isso, chegue ao aeroporto com antecedência, pois, além do despacho de bagagem ou check-in, há fila para o pagamento dessa taxa. 

Saindo do aeroporto
O Aeroporto de Ushuaia fica bem próximo do centro da cidade, a cerca de 7km. Para percorrer essa distância, utilize os táxis, pois há vários deles na saída do aeroporto. Uma corrida entre o aeroporto e o centro custa cerca de US$ 10 e dura aproximadamente quinze minutos. 

Chegando a Ushuaia por terra
Apesar não parecer uma maneira convencional, é muito comum viajantes chegarem a Ushuaia por terra. O único acesso à cidade por via terrestre é feito pela Ruta nº 3, que se inicia em Buenos Aires, a cerca de 3.000km de distância. A Ruta nº 3 faz parte do sistema de rodovias Panamericanas, que se inicia no Alasca (EUA), local onde muitos aventureiros iniciam suas jornadas de viagem. Ushuaia está a cerca de 880km de El Calafate, outra cidade da Patagônia argentina que tem atrações muito interessantes, entre elas a famosa geleira Perito Moreno, com visual incrível!

Vale destacar que, durante o inverno, a direção pela Patagônia argentina é mais complicada e exige maior cautela devido ao gelo na pista. Viajando no inverno, são indicados carros com tração, além do uso de pneus especiais (que evitam a derrapagem) ou de correntes nos pneus, por exemplo.