Basta uma breve caminhada pelo centro de Dublin para entender os motivos pelos quais a capital da Irlanda é um destino turístico tão famoso. Uma metrópole culturalmente vibrante, com seu passado cheio de história, mas que não deixou de evoluir com o passar do tempo - sem deixar de lado, é claro, as tradições e o espírito jovial que conquista o visitante desde o primeiro momento.

Situada às margens do Rio Liffey, Dublin é uma das maiores e mais antigas cidades da Europa, uma capital onde o visitante vai encontrar mais de mil pubs - onde degusta-se a cerveja Guinness ao som de U2, a banda local de sucesso mundial -, elegantes construções georgianas, praças, parques, teatros e prédios importantíssimos, a exemplo do Trinity College, que abriga o Livro de Kells, entre uma série de outros pontos interessantes.

Embora seja um destino turístico com infindáveis opções, tanto durante o dia quanto à noite, é preciso lembrar que Dublin está muito próxima de atrações sensacionais e que merecem destaque. Lugares incríveis, como as Falésias de Moher, que ficam a pouco mais de duas horas da cidade (de carro), ou mesmo a cidade de Belfast, na Irlanda do Norte - outro destino completo e que está a pouco mais de duas horas (de trem).

"Ilha da Irlanda"

O ritmo das ruas do centro de Dublin é frenético, o trânsito, um pouco congestionado - algo comum em cidades grandes, nos dias de hoje -, porém a capital da Irlanda é um lugar fácil de se locomover, simplesmente deliciosa para passeios a pé, e conta com um sistema de transporte público eficiente.

Lá, a moeda oficial é o Euro (), diferentemente de Belfast e de toda a Irlanda do Norte, onde a moeda utilizada é a Libra (£). Além disso, a ilha da Irlanda - que engloba a República da Irlanda e a Irlanda do Norte - tem dois idiomas oficiais: o irlandês (gaélico), a primeira língua, ensinada nas escolas até hoje; e o inglês, que torna a vida dos visitantes muito mais fácil.

Em Dublin você encontrará pessoas simpáticas e muito solícitas com o turista, incluindo uma enorme quantidade de brasileiros, que estão lá a passeio ou vivendo no país. A seguir, o MD apresenta as melhores sugestões de programas na capital irlandesa e arredores, um destino turístico incrível para onde você vai querer voltar mais vezes.

Vamos nessa?