Ilha Grande

O intenso verde do mar nas praias da Ilha Grande, em Angra dos Reis, se mistura à Mata Atlântica e os olhos não são capazes de definir qual o mais belo cenário para mirar. Perder-se entre praias paradisíacas e o transparente das águas que circulam o lugar é fácil. E não estamos exagerando. São 193 km² de pura beleza preservada. É lugar para quem gosta de contato direto com a natureza, muito verde e um pouco de vento no rosto, afinal, é quase impossível resistir a um passeio de lancha pela Ilha Grande.

A Ilha Grande já foi território indígena (antes de ser conquistada por europeus), terra de grandes fazendas de café, porto de chegada de escravizados e até sede de prisão de segurança máxima (com direito à fuga cinematográfica e tudo). Hoje ela é destinada à maravilhosa arte de ser feliz. Calce o seu chinelo, não esqueça o protetor solar e aproveite dias incríveis em um dos mais lindos destinos de praia do Rio de Janeiro. É hora de deixar o cinza da cidade de lado para curtir a Costa Verde.

Praia-do-aventureiro

O que fazer na Ilha Grande

A Ilha Grande tem atraído cada vez mais visitantes de todo o país e já se tornou um dos principais destinos do Rio de Janeiro para quem busca sol, mar e, claro, muitas ilhas. Parte do município de Angra dos Reis e localizada a apenas 150 km da cidade do Rio de Janeiro, a Ilha Grande forma com Paraty uma excelente dobradinha para os amantes do mar, com direito a título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Um destino que ainda preserva as características naturais, onde é possível curtir praias, rios, lagos de água doce, cachoeiras, mangues e trilhas incríveis em meio à intensa Mata Atlântica. 

Para conhecer a Ilha Grande, você contará com diversas agências que oferecem passeios pela região, sendo os mais procurados os roteiros de barco e lancha pelas praias e ilhas nos arredores da Ilha Grande. Vale investir em cada um deles! O custo não é baixo e é bom preparar o orçamento. Podemos garantir que todos eles serão lindos. Quem faz a linha mais aventureiro contará ainda com diversos roteiros de trilhas bem sinalizadas que levam a diversas praias e cachoeiras da Ilha Grande.

Praia-do-aventureiro  

Praias na Ilha Grande

Os apaixonados por praias serão muito felizes na Ilha Grande. São mais de 100 praias e algumas dezenas de ilhas que podem ser visitadas na região. Na Ilha Grande há praias para todos os gostos, desde os turistas que buscam agito aos que preferem cenários isolados. As praias da Ilha Grande vão da popular Praia do Abraão às famosas Praia do Aventureiro e a Praia de Lopes Mendes, as duas entre as favoritas dos visitantes.

Ilha Grande e as ilhas próximas reservam ainda outras porções de paraíso, como a Praia do Caxadaço, a Praia de Dois Rios, a Praia da Parnaioca e a Praia dos Meros. Sem falar no mergulho maravilhoso na Lagoa Azul Lagoa Verde. Pertinho da Ilha Grande, outras porções de terra merecem a visita. É o caso da Ilha da Gipoia, que oferece praias espetaculares, com destaque para a Praia do Dentista, a Praia da Piedade e a Praia das Flexas. O mesmo vale para as Ilhas Botinas e Ilha de Cataguases. Todas fazem parte dos principais roteiros de passeios na Ilha Grande e você poderá conhecer cada uma delas!

Praia-do-caxadaco

Como chegar à Ilha Grande

A Ilha Grande é um distrito de Angra dos Reis e está distante 150 km da cidade do Rio de Janeiro,100 km de Paraty e 400 km de São Paulo. Não há aeroportos no local e não é permitida a entrada de automóveis na Ilha Grande. Para chegar à Ilha Grande será necessário fazer um trajeto de barca, lancha ou fast boat, já que a ilha não tem ligação terrestre com o continente.

Há três pontos principais de partida para a Ilha Grande: Mangaratiba, Conceição de Jacareí e Angra dos Reis. A rota por Conceição de Jacareí é a mais curta e há diversas opções de fast boat. Angra dos Reis também tem boa oferta de transporte para a Ilha Grande, com opções de fast boat, barca ou até passeio de escuna. Já a partir de Mangaratiba, rota que leva mais tempo até a Ilha Grande, a opção é o trajeto de barca.

O valor do fast boat para a Ilha Grande é a partir de R$ 60 o trecho e ele é a maneira mais rápida e confortável de chegar à ilha. Já a barca tem custo bem mais baixo e sair por menos de R$ 20. O tempo da travessia entre o continente e a Ilha Grande varia entre 20 minutos e 1h30, a depender do ponto de partida e o transporte escolhido. Confira todos os detalhes sobre como chegar à Ilha Grande.

Parnaioca

Quando ir à Ilha Grande

O clima na Ilha Grande é quase sempre uma incógnita. Não é incomum que a previsão do tempo para a Ilha Grande não se concretize e os turistas sejam pegos de surpresa. Sem falar no tal vento sudoeste, que aparece por lá atrapalha bastante a saída de passeios e a vida dos turistas. A verdade, é que viajar para a Ilha Grande é uma caixinha de surpresas, por isso, esteja sempre preparado.

O verão marca a altíssima temporada na Ilha Grande e, apesar de ser a época mais procurada pelos turistas, a estação não é a melhor para viajar à Ilha Grande. Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro as temperaturas são mais altas, porém o volume de chuvas é bem maior!

A partir de abril as chuvas na Ilha Grande dão uma trégua e o clima se torna bastante agradável, o que faz do outono o melhor período para visitar a Ilha Grande. Nos meses de baixa temporada - especialmente em abril, maio e junho - a Ilha Grande fica mais vazia e o lugar ganha jeito ainda mais evidente de paraíso. 

A chegada do mês de julho lota novamente a Ilha Grande devido às férias escolares. Na sequência, agosto e setembro são boas pedidas, já que os meses têm menos chuva e a temperatura é bastante amena. Com a chegada de outubro, entre outubro e novembro, as chuvas voltam a aumentar. 

  • Meses mais chuvosos: dezembro, janeiro e março; 
  • Meses mais secos: junho, julho e agosto; 
  • Alta temporada: dezembro até a Semana Santa, além de todos os feriados prolongados;
  • Melhores meses para ir à Ilha Grande: abril, maio e junho.

Ilha-botinas

Pousadas na Ilha Grande

Há alguns anos, a Ilha Grande ainda era um destino considerado muito rústico, porém as coisas mudaram um pouco e agora há boa oferta de pousadas na Ilha Grande, além de hostels e campings, que são muito procurados entre os turistas. Ainda que tenha melhorado a infraestrutura, a parte “urbanizada" da Ilha Grande se restringe a poucas vilas, sendo a principal base para os turistas a Vila do Abraão, com cerca de 3.000 habitantes.

Vale dizer que o preço da hospedagem na Ilha Grande tem grande variação entre os dias de semana e finais de semana, quando os preços chegam a triplicar. O mesmo acontece na alta temporada de verão e feriados prolongados. Caso esteja com viagem marcada para a alta temporada, faça a reserva com, no mínimo, 15 dias de antecedência para não correr o risco de ficar sem lugar para dormir.

Confira nossas dicas de pousadas e campings na Ilha Grande!

Ilha-grande

Quanto tempo ficar na Ilha Grande

A Ilha Grande é um destino repleto de atrações e vale você ficar o máximo possível por lá.  Em uma viagem de três ou quatro dias para a Ilha Grande é possível fazer alguns dos passeios principais. Com uma semana de viagem já haverá tempo de curtir por conta própria, fazer uma trilha, relaxar sem hora para sair da praia e sem precisar se prender a passeios.

Ficou com vontade de conhecer mais sobre a Ilha Grande? Preparamos um guia completo com várias dicas, as principais praias, passeios de barcotrilhas, muitas pousadas, tudo sobre como chegarquando ir e onde comer na Ilha Grande. Aproveite e boa viagem!