Melhores Destinos
Ilha Grande
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Pousadas, hostels e campings na Ilha Grande

A experiência de viver a Ilha Grande só será completa caso você se hospede por lá. Pode até parecer uma boa ideia optar por se hospedar na cidade de Angra dos Reis, onde há mais infraestrutura e hotéis maiores, mas não se engane. O deslocamento até a Ilha não é tão simples, os passeios de bate e volta não são tão bons e você perderá muito tempo — e dinheiro — caso opte por se hospedar no continente. Sem contar que à noite a Ilha Grande é encantadora, especialmente quando o céu está limpo e a imensidão de estrelas toma conta do lugar. O clima dos bares e restaurantes à beira-mar é delicioso e só dormindo na ilha você poderá curtir a praia 24h.  

HOTEL NOTA LINK
Bonito Paraiso Ilha Grande 9.3 Ver preços
Pousada Caiçara 9.2 Ver preços
Mambembe Hostel - Ilha Grande 9.2 Ver preços
Pousada Naturalia 9.2 Ver preços
Pousada Casablanca 9.2 Ver preços
Pousada Albatroz 9.2 Ver preços
Hostel Refúgio 9.1 Ver preços
Hospedagem Cantinho Da Vitoria 9.1 Ver preços
Pousada D'Pillel 9.1 Ver preços
Pousada Horizonte dos Borbas 9.0 Ver preços
Asalem 8.9 Ver preços
Pousada dos Meros 8.8 Ver preços
Pousada Mata Nativa 8.8 Ver preços
Yes Hotel Pousada 8.7 Ver preços
Pousada Agua Viva 8.7 Ver preços
Pousada Pedacinho de Céu 8.6 Ver preços
Biergarten Suites 8.5 Ver preços
Pousada Recreio Da Praia 8.5 Ver preços
Lonier Praia Inn Flats 7.6 Ver preços

Os valores para hospedagem variam muito entre os dias de semana e finais de semana, quando os preços podem até triplicar. O mesmo acontece na alta temporada de verão e feriados prolongados. Como não há uma grande oferta de hospedagem, caso opte por viajar na alta temporada, aconselhamos que a reserva seja feita com, no mínimo, 15 dias de antecedência. Caso contrário, há o risco de não ter vagas disponíveis em pousadas, albergues e até mesmo nos campings. As principais opções para hospedagem na Ilha Grande estão na Vila do Abraão e na Enseada de Araçatiba. Elas acumulam a maioria (quase a totalidade) das hospedagens na Ilha. Há opções isoladas em outras praias, mas o transporte é mais complicado e são raras as vagas para se hospedar. Veja um pouco mais sobre cada uma delas. 

Pousadas na Vila do Abraão  

A região mais voltada para o turismo na Ilha Grande é a Vila do Abraão. No local está a maior parte das hospedagens, restaurantes, comércios e empresas de turismo que realizam os passeios de barco. O principal porto de chegada das barcas e speed boats que partem de Angra dos Reis, Mangaratiba, Conceição de Jacareí e Paraty também está na Vila do Abraão. 

Não há hospedagens de luxo nem resorts all inclusive na vila. Grande parte das opções é de pousadas simples e aconchegantes, com o clima rústico característico da ilha. Algumas poucas oferecem piscina, outras têm vista para o mar. A maioria está localizada nas ruas próximas ao porto, contudo há opções também na subida do morro, cercadas por mata verde, onde o acesso é um pouco mais complicado, mas a vista é deslumbrante. Além das pousadas, que muitas vezes têm preços bem salgados, há albergues e campings com valores bem mais acessíveis.  

Para quem pode investir um pouco mais, há pousadas realmente charmosas na Vila do Abraão. As vizinhas Pousada CaiçaraPousada Ancoradouro encantam por estarem localizadas na praia, com porta de entrada direto na areia. Logo atrás, com vista para a Praia do Abraão, mas cercada pela mata, está a tranquila Pousada Naturalia. De frente para o mar, e bem no centro do burburinho, está o Cama e Café Pé na Areia. Também no centro da Vila, mas não de frente para o mar, estão as pousadas Pedacinho do CéuSó Natureza. As duas vizinhas têm boa relação custo/benefício e estão muito bem localizadas. Um pouco mais para dentro da mata, mas não afastada do centro, está a Pousada Riacho dos Cambucas, com bom preço e ambiente acolhedor. A oferta de pousadas na vila é bastante grande, mas as vagas costumam esgotar rápido. Por isso, garanta a sua reserva logo que decidir viajar. Veja outras pousadas na Vila do Abraão.  

Quem busca opções mais econômicas encontrará na Vila do Abrão vários hostels e campings. Eles são boas pedidas para quem viaja sozinho ou precisa segurar os gastos durante a viagem. Entre os hostels, o destaque é o novíssimo Marlin Hostel, super bem localizado no centro da vila. Também no centro, estão o Abraão Hostel e o Welcome Surf Hostel. Com uma das mais lindas vistas da Ilha Grande, o Che Lagarto agrada os que querem conhecer gente nova e, de quebra, curtir um ambiente bastante animado. A localização é mais afastada, bem no finalzinho da Praia do Abraão, mas o visual compensa! Para quem procura por campings, vale conferir o Camping do Sossego, Camping do Bicão, o Alfa Camping e o Camping Cantinho da Ilha, os quatro na Vila do Abraão. Ao escolher um camping, tenha em mente que chove muito na Ilha Grande, por isso priorize locais com boa infraestrutura.  

Pousadas na Enseada de Araçatiba

A segunda opção em número de hospedagens na ilha é a Enseada de Araçatiba (Praia de Araçatiba e Praia Vermelha), onde chega transporte saindo de Angra dos Reis. A região oferece pousadas nos mesmos moldes da Vila do Abraão, porém em número bem menor. Não há muitas atrações na região, fora a oferta de passeios de barco e lancha, similares aos de Abraão, proporcionada pelas próprias pousadas. Não existem restaurantes ou vida noturna, porém é o lugar ideal para quem deseja sossego. Bem próxima à Praia de Araçatiba, a Praia Vermelha também é boa pedida, nela há oferta de pousadas e restaurantes.  

Boa para quem precisa economizar ou tem um pouquinho mais para gastar, a Bem Natural Pousada e Camping resolve o problema de muitos viajantes; é simples e eficiente. Com padrão modesto, mas bela vista, as pousadas Mar de SonhosMar de Araçatiba e Cantinho de Ara são boas opções na Praia de Araçatiba. Com um deck maravilhoso à beira-mar, a Pousada Convés marca o meio do caminho entre as praias de Araçatiba e Praia Vermelha. Tem localização muito privilegiada, especialmente para quem deseja contato direto com a natureza. Na Praia Vermelha, estão a Pousada LagamarSuites Arpoador. Ao reservar uma hospedagem localizada em Araçatiba ou na Praia Vermelha, entre em contato direto com a pousada para confirmar se há transporte até o local. Veja outras opções de hospedagem na Ilha Grande.  

Pousadas em outras regiões na Ilha Grande

Além das duas regiões principais para hospedagem — Vila do Abraão e Araçatiba —, outras localidades mais isoladas oferecem pousadas e campings. Ao escolher qualquer uma dessas regiões, será preciso entrar em contato direto com a pousada para buscar informações sobre a melhor maneira de chegar. Não há transporte a partir de Angra dos Reis nem a partir da Vila do Abraão para elas. 

Uma das melhores hospedagens da Ilha Grande está localizada na Praia do Pouso, o Atlantica Jungle Lodge, com acesso direto para a trilha que leva à Praia de Lopes Mendes. Também com excelente padrão e próxima à Lagoa Azul (na Freguesia de Santana), você encontrará a Pousada Estrela da Ilha, com a perfeita integração entre requinte e natureza. Na Enseada de Palmas, região próxima à Vila do Abraão, as opções são bastante simples, a exemplo das Cabanas ParaísoCamping e Pousada AcordePousada Tapera das Palmas

Mais simples ainda são os campings que oferecem pouso para os turistas que desejam permanecer na Praia do Aventureiro ou na Praia da Parnaioca (veja detalhes sobre autorização para permanecer na praia). Eles são oferecidos por moradores e têm padrão muito básico. Na Praia da Parnaioca, é possível se hospedar no Camping da Janete e no Camping do Senhor Silvio. Na Praia do Aventureiro, as principais opções são: Camping do Nezinho (camping1aventureiro@hotmail.com); Camping Menino da Canoa (fabioilhagrande1@gmail.com); Camping do Ferreira (campingdoferreira@gmail.com); Camping do Valdomiro (camping7aventureiro@gmail.com); Camping da Larissa (laviagem@hotmail.com) e Camping do Luis (campingdoluis@gmail.com). Ao todo, são 18 campings da Praia do Aventureiro. Lembre-se de que é preciso autorização prévia para se hospedar na praia.   

Vizinha à Ilha Grande, a Ilha da Gipoia também é uma excelente pedida para quem deseja um paraíso mais tranquilo e quase deserto. Entretanto, não há transporte regular entre as duas ilhas. Será necessário fazer um passeio de lancha até a Ilha Grande ou recorrer a barcos particulares, o que poderá sair caro. 

Outras Informações sobre hospedagem na Ilha Grande

É importante lembrar que não há carros na Ilha Grande e o transporte até as pousadas terá de ser feito a pé ou de barco. Caso não queira contratar um carregador de malas (eles cobram até 20 reais para levar as bagagens em carrinhos de mão ou bicicletas), aconselhamos que a bagagem seja do tipo mochila. As ruas da Ilha Grande são de terra e para chegar a algumas pousadas será necessário passar pela areia. Malas de rodinhas não são nada recomendadas. Elas certamente sofrerão avarias no trajeto. Caso opte por uma pousada em praia que não oferece transporte para o continente, verifique se há oferta de barcos particulares até lá e se o valor está incluído na diária.   

Se energia elétrica é fundamental para a sua vida, opte por pousadas que oferecem gerador. Eles são de extrema importância na ilha, onde constantemente há quedas de energia. Confirme com a hospedagem escolhida se há ou não gerador. Internet também é um problema constante. Com a queda de energia, é comum que haja queda de serviço telefônico e de internet. Não deixe para fazer na ilha grande qualquer coisa importante que dependa desses serviços. Eles poderão simplesmente não funcionar! O mesmo vale para máquinas de cartão de crédito e qualquer outro tipo de serviço que dependa de luz para funcionar. Verifique com a pousada quais serão as formas de pagamento alternativas caso o cartão não esteja disponível. Evite constrangimentos ao fazer o check-out.    

Melhores Hotéis