Prepare o fôlego, pois em Viena não vão faltar opções de programas diurnos e noturnos. A dica para o dia, portanto, é sair cedo (principalmente se você não dispõe de muito tempo na cidade), calçar sapatos, vestir roupas confortáveis e apropriadas para a estação, adquirir um bom mapa -ou um SIM-card que dê acesso à internet/GPS-e colocar o "pé na estrada".
Abaixo você confere uma lista com os principais pontos turísticos e atrações da cidade que, provavelmente, irá ajudá-lo a elaborar o roteiro. Mas como como conhecer todas essas atrações e pontos turísticos sem gastar os tubos? Ao nosso ver, uma das saídas é o Vienna Card, um cartão que dá descontos em museus, cafés/restaurantes e lojas, além de permitir o uso de transporte público ilimitado.
O Vienna Card está disponível nas versões 48 horas (€18,90) e 72 horas (€21,90) e pode ser adquirido com antecedência nesta loja online. No entanto, informações gerais sobre o cartão, além da lista completa dos estabelecimentos onde ele é aceito, podem ser adquiridas aqui.
Roteiro
Agrupar as atrações por regiões costuma facilitar bastante a vida do visitante, pois, dessa maneira, gasta-se menos dinheiro com deslocamentos e economiza-se tempo.
Depois de visitar o Hofburg, por exemplo, você pode aproveitar para conhecer o museu Albertina, uma construção que serviu como casa de hóspedes, na era Habsburgo, e que hoje reúne uma das maiores coleções de arte gráfica do mundo.
Na região ainda se encontram o Kaisergruft, a cripta imperial, em português-local onde repousam os restos mortais dos Habsburgos-e também o Museu Judeu. Já na área da Catedral de Santo Estevão, além da própria igreja destacamos a Peterskirche, a Casa de Mozart e o centro histórico de Viena, simplesmente delicioso para ser explorado a pé (com destaque para a rua Graben).
A poucos passos da Ópera de Viena (Wiener Staatsoper), encontra-se o famoso café Aida, um estabelecimento com mais de 100 anos de história na capital austríaca, famoso por servir bolos e cafés deliciosos.
O café, situado na Opernring, número 7, é, na verdade, apenas um dos vários espalhados pela cidade. Um...
A impressão que se tem ao cruzar a porta de entrada do Café Central é de estar voltando no tempo. Mais precisamente em 1876, quando o estabelecimento foi inaugurado e passou a ser frequentado por inúmeras personalidades, como Arthur Schnitzler, Sigmund Freud, Peter Altenberg e Leo Trotzki.
A decoração do café...
Que tal uma parada para saborear uma fatia de torta acompanhada de um café ou chá em um dos cafés mais elegantes e tradicionais de Viena? Aberto em 1786, e a poucos passos do Hofburg, o Demel já foi ponto de encontro da aristocracia e da burguesia vienense. Um local com uma atmosfera incrível, elegante, e onde você vai encontrar...
O famoso Café Kleines é considerado um ponto de encontro dos amantes da arte desde os anos 70. Situado na Franziskanerplatz, a pouco mais de 400 metros da Catedral de Santo Estevão, o local tem um ambiente incrível e também um cardápio cheio de delícias. Ah, se o tempo estiver favorável, sente-se do lado de fora,...
O Mozart é mais um dos que figuram na lista dos cafés tradicionais de Viena. Aberto em 1794, exatamente três anos após a morte do famoso compositor, o local ficou conhecido como Café Katzmayr e funcionou a plenos vapores até ser demolido, em 1882. Em 1929, no entanto, o local foi reinaugurado homenageando o gênio da...
A poucos minutos de caminhada da Karlsplatz está o tradicional café de Viena, inaugurado em 1899 e que já recebeu muitos clientes famosos, como o famoso pintor austríaco Gustav Klimt.
O ambiente é elegante, aconchegante e o cardápio repleto de delícias da culinária local, a exemplo de pratos como o goulash, o...
Você já ouviu falar na torta Sacher? A sobremesa austríaca coberta de chocolate puro e recheada, em camadas, com geleia de damasco? Sim, a deliciosa iguaria-adorada pelo imperador Franz Joseph-pode ser experimentada em boa parte dos cafés de Viena, entre eles, o famoso café Sacher, que se diz dono da receita original, criada em 1832.
O...
Eis aqui um dos cafés mais tradicionais de Viena. Situado na Michaelerplatz, na entrada no Hofburg, o Griensteidl tem um ambiente aconchegante, decoração elegante, além de um cardápio repleto de delícias para o desjejum, almoço ou jantar.
O café, batizado em homenagem ao farmacista Heinrich...
A gastronomia austríaca é cheia de delícias, como o schnitzel e o goulash, mas se você quiser variar um pouco durante a sua estada em Viena, não deixe de conhecer o Cantinetta Am Ring, especializado na culinária italiana.
O restaurante é pequeno e super aconchegante, além disso, o menu está recheado de pratos...
Ergueu-se no centro de Viena uma das construções que mais simbolizam a cidade, a Catedral gótica de Santo Estevão, a Stephansdom. Uma igreja que foi construída sobre uma outra já existente, datada do século XII, e que chama a atenção pela imponência e extrema beleza, tanto por fora quanto por dentro.
...Alguns consideram a Escola Espanhola de Cavalaria (Spanische Hofreitschule) um dos programas mais imperdíveis de Viena, já outros têm a opinião contrária. A verdade, no entanto, é que o show de manobras equestres-protagonizado por belíssimos cavalos da raça Lipizzan-é considerado uma das...
O schnitzel vienense-um crocante e delicioso escalope de vitela, famoso mundo afora e presente nos cardápios da maioria dos restaurantes de Viena-é o carro chefe do Figlmüller. Um restaurante tradicional e conhecido por servir uma das melhores receitas da cidade, um schnitzel com cerca de 30 cm de diâmetro, acompanhado de uma deliciosa salada...
No cardápio deste tradicional restaurante de Viena-muito popular entre os habitantes locais-você vai encontrar uma série de delícias da culinária austríaca. São pratos à la carte e menus fechados que, além de gostosos e bem servidos, são super "em conta".
O carro-chefe do local é o...
A Graben nada mais é do que uma das ruas mais famosas da capital da Áustria. Uma movimentada e centralizada zona de pedestres-da época dos antigos romanos-onde você vai encontrar uma porção de lojas tradicionais e também algumas marcas famosas, excelente para os que não perdem a oportunidade de fazer umas comprinhas.
...
O complexo imperial situado no coração de Viena simboliza todo o luxo e a riqueza da dinastia Habsburgo. Um local que até 1918 foi o centro político da monarquia, mas que até hoje abriga gabinetes de governo, além de museus interessantíssimos e que são parada obrigatória para quem visita a cidade.
Visitar o...
Em Viena você vai encontrar igrejas que são verdadeiras obras de arte. E uma das mais belas e imperdíveis, sem dúvida alguma, é a Igreja dos Jesuítas. Um templo barroco erguido em 1627 e que, em 1703, foi reformado pelo arquiteto e pintor italiano, Andrea Pozzo. Pozzo, inclusive, foi o criador da bela pintura no teto, que cria a...
Dentro do Resselpark, no centro de Viena, encontra-se a bela igreja dedicada a São Carlos Borromeu, erguida entre 1716 e 1739. Uma construção suntuosa, de autoria do arquiteto barroco Johann Fischer, e que por dentro é toda decorada com afrescos de Johann Rottmayr.
Um elevador conduz o visitante até a bela cúpula,...
A Kärntner Straße é uma rua de Viena fundada ainda na era dos romanos. Porém, a partir do século XIX, o endereço se tornou uma exclusiva zona de pedestres e um verdadeiro shopping a céu aberto, com lojas de todos os tipos e para os mais diversos gostos. Uma área indicada até para os que não pretendem comprar...
A Kohlmarkt é mais um endereço do centro de Viena onde você encontrará prédios antigos belíssimos e, no térreo, estabelecimentos comerciais famosos. Na verdade, a rua é uma das mais antigas da cidade, assim como a famosa Graben, e concentra lojas de marcas como Louis Vuitton, Chanel, Armani, Diesel, entre outras.
Se você é daqueles viajantes que nao perdem a oportunidade de conhecer um bom museu, então não pode deixar de conhecer o Kunsthistorisches, considerado um dos mais importantes do mundo.
Construído a mando do imperador Franz Joseph, o suntuoso prédio neoclássico tem uma série de elementos arquitetônicos de...
Aqueles que não perdem a oportunidade de fazer compras durante a viagem não devem deixar de passar pela Mariahilferstrasse, a maior rua de compras de Viena. Um endereço onde estão vários shoppings e lojas interessantes-como C&A, H&M, Mango, Zara e Forever 21-alguns cafés, lanchonetes/restaurantes e muito mais.
Um dos programas culturais imperdíveis da capital na Áustria, sem dúvida alguma, é assistir à apresentação dos Meninos Cantores de Viena na Capela Imperial, que fica na parte central do Hofburg.
A disputada apresentação dos famosos garotos com "vozes de anjos" acontece aos domingos, durante a missa...
A poucos passos da Catedral de Santo Estevão (veja o mapa), está situada a casa de um dos maiores gênios da música: Wolfgang Amadeus Mozart. No edifício onde o compositor e sua família viveram em grande estilo, de 1784 a 1787, o visitante vai conhecer as dependências do apartamento onde foram criados alguns sucessos e...
Neste edifício do final do século XIX-idêntico ao prédio da frente, que abriga o importante museu Kunsthistorisches-encontra-se o museu de História Natural de Viena. Fazem parte do incrível acervo permanente do local ossos e fósseis de dinossauros, a famosa estátua da Vênus de Willendorf-com mais de 20 mil...
Mercados são locais muito interessantes de serem visitados, pois a comida faz parte da cultura e, portanto, diz muito sobre aquela cidade, aquele povo. Em Viena, por exemplo, você encontra o Naschmarkt, um mercado onde você encontrará barracas que vendem todo tipo de alimento, com destaque para os queijos, especiarias, doces e muito mais.
...
Viena é a capital mundial da música. São austríacos, inclusive, vários compositores que fizeram história, como Mozart, Schubert, entre outros. E um dos locais mais imperdíveis da cidade, seja você apaixonado por música ou não, é a Ópera de Viena, um belíssimo...
Se você é fã de arte, não pode deixar de conhecer o Belvedere, um complexo composto por dois belos palácios (Belvedere Superior e Belvedere Inferior), que abrigam coleções imperdíveis-vários trabalhos do austríaco Gustav Klimt-, além de jardins fantásticos e inspirados em Versailles.
O...
Erguida em 1733, a Igreja de São Pedro (Peterskirche) é uma obra barroca do renomado arquiteto Johann Lukas von Hildebrandt. Ela fica ao norte da famosa rua Graben e tem um interior rico em detalhes, com destaque para o afresco pintado na cúpula, de autoria do artista Johann Michael Rottmayr, e o altar em ouro. A igreja também costuma...
O ambiente é moderno, clean e aconchegante. O atendimento também não deixa nada a desejar, mas a grande atração do Plachuttas Gasthaus Zur Oper é, sem dúvida alguma, o cardápio repleto de pratos da culinária local.
No menu, delícias como o famoso schnitzel, crocante e super saboroso, servido com uma...
Na rua do Museu de Freud você encontra o Rebhuhn, um restaurante especializado na culinária austríaca. Aconchegante e com um ambiente bem informal, o local é conhecido por servir delícias como o famoso e crocante schnitzel de porco, acompanhado de uma espécie de salada de batatas, e também o goulash com batatas, saboroso...
No alto dos seus 65 metros, a roda gigante construída em 1897 é uma das atrações que ficam afastadas do centro de Viena, mas que valem a pena a visita. Das cabines super espaçosas, cápsulas, na verdade, onde é possível circular livremente, tem-se belas vistas da capital Austríaca, além disso, os...
Todo o luxo e glamour da dinastia Habsburgo estão concentrados no suntuoso palácio Schönbrunn. Uma construção esplêndida, com jardins belíssimos, e que sob o comando da imperatriz Maria Teresa se tornou o foco da vida na corte.
O interior barroco do palácio, inclusive, é tido como um dos mais bem...
Foi no número 19 da Rua Berggasse que o pai da psicanálise, Sigmund Freud, morou e começou a atuar como médico, em 1891. Um apartamento que foi transformado em museu e onde o visitante não só vai ver de perto os cômodos, alguns móveis, objetos e fotos cedidas pela família, mas também vai conhecer muito da...
Esse texto sobre O que fazer em Viena faz parte do guia de Viena no Melhores Destinos
Vale a pena conhecer também o Museu de Armas e o Madame Tussaud.
Consigo comprar ingresso para o Museu do Freud com antecedência?
Não é necessário comprar os ingressos para este museu antecipadamente Natalia.
Oi, Pessoal. Tem vídeo mostrando um pouco do Palácio de Schönbrunn, em Viena, no meu canal do Youtube. É lindo lá! Vejam em: http://bit.ly/2e31UwR
Vale a pena vistar o aquário e zoo vertical Haus Des Mers. https://www.haus-des-meeres.at/en/Home.htm