Passeios em Cusco
Há muitos passeios em Cusco e, consequentemente, muitas agências de turismo na cidade, todas oferecendo atividades para os atrativos da própria capital ou de seus arredores. É até possível fazer alguns desses passeios sem uma agência, mas a vantagem das agências é oferecer transporte e um guia para que você entenda o real sentido dos sítios arqueológicos que visitar. Os passeios servem como meio de transporte, já que os sítios arqueológicos ficam distantes do Centro de Cusco, e assim você pode combinar vários pontos de interesse em um mesmo dia.
Sendo assim, recomendamos que você realmente faça seus passeios em Cusco com uma agência e antecipadamente escolha quais são os passeios que você pretende fazer durante a sua viagem!
Importante: Para visitar os sítios arqueológicos de Cusco, você deverá comprar o boleto turístico, um ingresso que permite visitar os principais monumentos arqueológicos da região. Esse boleto turístico é vendido em alguns pontos da cidade, e esse único bilhete lhe permitirá visitar vários sítios arqueológicos por até 10 dias.
Como funcionam os passeios em Cusco
As atrações de Cusco e seus sítios arqueológicos ficam distantes do Centro da cidade, e como alugar um carro acaba não sendo uma alternativa prática, os passeios e tours das agências são uma ótima opção para desbravar tudo que a região de Cusco oferece. A oferta de tours e agências turísticas é realmente grande, e os passeios em Cusco podem ser realizados tanto de forma privada (com um carro e um guia só para você) quanto compartilhada (reunindo várias pessoas de diferentes origens na mesma atividade).
Alguns passeios já são famosos entre os visitantes, e várias agências realizam o mesmo itinerário (ou ao menos parecido), fazendo parada nas mesmas atrações.
Principais passeios em Cusco
Entre os passeios mais famosos para se fazer em Cusco está o city tour a pé, chamado também de walking tour, um passeio muitas vezes oferecido gratuitamente e que o levará para as principais atrações gratuitas do Centro da cidade. Ele pode ser uma boa ideia de passeio para o seu dia de chegada, porque assim você conseguirá se situar na cidade — reserve aqui o seu city tour gratuito.
Um passeio mais completo e muito popular é o chamado City Tour Arqueológico, que mostra um pouco da parte central de Cusco, como a Catedral de Cusco, o Qoricancha (Templo do Sol) e os sítios arqueológicos que ficam mais próximos da cidade.
Além disso, claro, vale a pena você reservar um dia inteiro para uma das principais atrações turísticas do mundo, que é o sítio arqueológico de Machu Picchu. Você pode conhecer Machu Picchu ficando hospedado em Cusco, em um passeio de ida e volta no mesmo dia — é um passeio cansativo se feito em um único dia, mas imperdível!
Já nos arredores de Cusco, também recomendamos muito o passeio que visita o Valle Sagrado, onde você poderá visitar os sítios arqueológicos de Pisac e Ollantaytambo, que são dois dos sítios mais incríveis da região. Se houver tempo, visite ainda o sítio arqueológico de Moray, que é um dos que mais gostamos na região porque não costuma ficar lotado e tem uma visão panorâmica.
Dica: Um bom guia faz total diferença ao se conhecer um museu ou um sítio arqueológico. Não hesite em contratar um serviço dessa natureza. Sem entender o contexto histórico e as curiosidades de cada local, não será possível compreender a grandeza da cultura inca.
Além disso, outros passeios bem conhecidos em Cusco são os que levam às Salineras de Maras, um espaço entranhado nas montanhas no qual existem centenas de poços para a produção de sal. E se você gosta de belezas naturais, dois passeios que fazem muito sucesso em Cusco são os que levam à Rainbow Mountain (Montanha de 7 Cores), uma montanha que possui vários tons coloridos de forma natural, e à Laguna Humantay, que é uma lagoa de águas cristalinas na Cordilheira dos Andes.
Abaixo, um resumo dos principais passeios em Cusco, nos arredores de Cusco e Valle Sagrado:
City Tour Arqueológico — esse passeio é um dos mais populares em Cusco e leva a atrações do Centro de Cusco e também dos sítios históricos mais próximos ao Centro, como:
- Catedral de Cusco — a construção é espanhola e impressiona por seu tamanho colossal.
- Qoricancha — o templo do Sol.
- Saqsayhuaman — uma espécie de "fortaleza", com pedras enormes encaixadas e um visual lindo da cidade.
- Puca Pucara — a "fortaleza vermelha", é um sítio arqueológico que tinha funções de controle militar e administrativo.
- Tambomachay — o lugar de descanso e de banhos do incas; tem terraças, aquedutos e canais que saem de dentro da terra (um dos lugares que mais me impressionou).
- Q'enqo — a palavra significa "labirinto". O local era um recinto inca onde eram realizadas cerimônias religiosas.
- Passeio pelo Valle Sagrado — esse passeio é bastante popular na região e é conhecido por ir a locais mais distantes do Centro de Cusco e de importância cultural.
- Sítio arqueológico de Pisac — Pisac é um sítio arqueológico que se destacava pela agricultura e por suas terraças de cultivo. O lugar também tem uma pequena cidadela e buracos nas colinas ao seu redor, que eram um cemitério. Muitas agências também visitam o Mercado de Pisac, ideal para fazer algumas comprinhas de tecidos e presentes.
- Sítio Arqueológico de Ollantaytambo — O sítio arqueológico de Ollantaytambo desenvolvia principalmente funções militares em seu período áureo. É um lugar bem completo e interessante de ser explorado a pé e com calma. Tanto o sítio arqueológico quanto a cidade ao seu redor são bem legais para uma caminhada.
- Povoado e sítio arqueológico de Chinchero — um pequeno povoado com ruas de pedras onde é possível ver o que foi a "fazenda real do Inca" e também uma igreja colonial construída junto ao assentamento inca.
Dica: tente sempre verificar quanto tempo cada empresa disponibiliza para que você visite um sítio arqueológico ou atração de Cusco. Tente não fazer os seus passeios de forma muito corrida, até porque correr na altitude de Cusco não é uma tarefa simples.
Passeio por Moray & Maras — esse passeio é realizado em meio dia e passa por dois atrativos da região, o sítio arqueológico de Moray e as Salineras de Mara.
- Moray — é um sítio arqueológico que funcionava como uma espécie de laboratório agrícola. Dependendo do tour que você contratar, o caminho até o sítio pode ser feito em um quadriciclo — nós fizemos o passeio em quadriciclo e achamos muito legal!
- Salineras de Maras — é um espaço de produção de sal muito interessante e com uma paisagem muito diferente de tudo que você já viu!
Rainbow Mountain — Montanha de 7 Cores
A Rainbow Mountain, ou Montanha de 7 Cores, é um dos passeios mais populares atualmente oferecidos pelas agências de Cusco. O passeio consiste na visitação de uma montanha que naturalmente possui diversos tons coloridos, entre eles o vermelho, a terracota e o verde. A região é lindíssima, mas o que nem todo mundo tem conhecimento é que, para chegar até ela, você precisa fazer uma caminhada que supera os 5 mil metros de altitude e a subida a pé não é nada fácil devido ao ar rarefeito.
Laguna Humantay
A Laguna Humantay é outro dos passeios que permitem conhecer as incríveis belezas naturais do Peru. Nesse passeio você faz uma caminhada subindo uma parte das montanhas nos arredores de Cusco, chegando até uma lagoa com água cristalina formada a partir do degelo das montanhas mais altas. O colorido da Laguna Humantay é espetacular, mas a subida também não é nada fácil porque é bastante íngreme e fica ainda mais cansativa por conta da altitude. Confira aqui todos os detalhes da Laguna Humantay.
Passeio pelo Vale Sul
O Vale Sul ainda não é tão explorado pelas agências e, por isso, pode ser uma opção para quem quer fazer um passeio diferente em Cusco. Ele inclui a visita a sítios arqueológicos e a um pequeno povoado dos Andes:
- Tipon — um local de adoração e culto à água.
- Pikkillaqta — um sítio arqueológico anterior aos incas.
- Andahuayvillas — um povoado andino onde fica a igreja de San Pedro de Andahuayvillas, construída por jesuítas.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.