Torres del Paine

Como chegar à Patagônia Chilena - Torres del Paine

A viagem para a Patagônia chilena (Torres del Paine) demanda quase um dia de ida e um de volta. Para quem não está em São Paulo ou no Rio de Janeiro, o caminho fica ainda mais comprido, já que apenas as duas cidades oferecem voos para Santiago. 

O primeiro trecho para a capital chilena tem duração de quatro horas. Na sequência, deve-se pegar um voo de 4h15min para Punta Arenas - aeroporto mais próximo de Puerto Natales e do Parque Torres del Paine - com escala em Puerto Montt (não é preciso descer do avião).

O último trecho é um deslocamento terrestre. Punta Arenas dista 250km - ou 3 horas - de Puerto Natales. Alguns hotéis oferecem o transfer gratuitamente. No aeroporto há ônibus que fazem o mesmo trajeto por US$ 8. São três empresas: Buses Fernandez, Buses Pacheco e Bus Sur. Ônibus saem das 7h até as 20h, quase de hora em hora.

O deslocamento todo é longo e cansativo; por isso, muitos turistas optam por permanecer uma noite em Punta Arenas e só realizar o trecho terrestre no dia seguinte. Chegando a Puerto Natales, o turista que estiver hospedado próximo ao Parque Torres Del Paine deve pegar um transfer ou um dos ônibus que levam até a entrada do parque.

Voos do Brasil até Santiago são operados por LAN e TAM.  Já entre Santiago e Punta Arenas você pode ir de LAN ou de SKY.

Empresas que operam a linha Punta Arenas - Puerto Natales:

Buses Pacheco: www.busespacheco.com

Buses Fernandez: www.busesfernandez.com

Bus Sur: www.bus-sur.cl

Tudo que você precisa saber sobre Torres del Paine!

Esse texto sobre Como chegar à Patagônia Chilena - Torres del Paine faz parte do guia de Torres del Paine no Melhores Destinos

Comentários para Como chegar à Patagônia Chilena - Torres del Paine

  • Warz2 Marcus Vinícius Boaventura Pereira há quase 6 anos

    Fiz um caminho alternativo para Puerto Natales. Fui para Buenos Aires e de lá El Calafate. De Calafate, ônibus até Puerto Natales, seis horas de viagem, mas muito tranquilo e com belas paisagens!

  • Missing Mauro Sato há mais de 5 anos

    DICA IMPORTANTE: Se for de carro de Punta Arenas para Puerto Natales, encha o tanque do carro sempre que possível.
    Não há postos de combustível no caminho. Só em Punta Arenas e em Puerto Natales.

  • 64xg4 Verônica Martins há 5 anos

    Olá, Marcos.. Irei de El Calafate para Puerto Natales e depois para Santiago de onibus. Recomenda algum roteiro de Puerto Natales até Santiago??

  • Npham Bruno Soares há quase 5 anos

    Olá, alguém sabe a média dos valores do Voo de Santiago para Punta Arenas?

  • Ndwca Caio Firmino há quase 5 anos

    Eu cheguei a ver ida e volta por 644,00 com a Lan, Bruno.

  • Gr9zr Marcia Moghetti Picorallo há mais de 4 anos

    Eu inclui no passeio El Calafate, Argentina. Voei SP-Buenos Aires (8h-10h)-El Calafate (15h-18h30). Conheci a cidade, Parque Los Glaciares, aluguei um carro e dirigi até Torres del Paine, parando em Esperanza (um lugar no meio do nada, onde só tem alguns galpões e o posto de gasolina) para reabastecer (com carro econômico, gastei só 1/4). Dá pra ir direto, sem passar em Esperanza, mas o trecho é de cascalho e a velocidade máxima que se consegue num carro comum é 50 km, enquanto no asfalto vc chega a 120 km brincando. Dirigi no Parque Torres del Paine conhecendo todas as estradas e fiz o retorno sem precisar reabastecer em Esperanza, pois ainda tinha combustível. Essa é uma grande preocupação pois não há postos dentro do Parque. Se quiser mais detalhes, estou escrevendo dicas no meu blog mulhercasadaviaja.com

  • Missing danilo há mais de 4 anos

    Olá eu vou para santiago e queria ir para Puerto Natales como eu faço

  • Missing Mauro Sato há mais de 4 anos

    De avião até Punta Arenas. Depois só de carro ou ônibus. São quase 300 km sem nenhum posto de combustível no trajeto, ou seja, abasteça antes de sair de Punta Arenas...

  • J6w4r Adeilton Nascimento há 4 anos

    Olá, gostaria de algumas informações sobre como chegar pois pretendo além de Torres del paine conhecer o Bariloche e Buscoushuaia. também uma companhia para fazer o trekking em novembro.

  • Missing yeda lins há mais de 3 anos

    Olá, acabei de chegar do deserto do Atacama, fiquei encantada e agora quero visitar Puerto Natales e Punta Arenas, com passeio até às geleiras e também Torres del Paine. Pergunto: em JANEIRO é possível fazer estes passeios, com neve ainda nos picos? A paisagem muda muito muito no verão?

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 3 anos

    Ao contrario, ha muito mais disponibilidade, pois, a alta temporada eh justamente nos meses de verao, principalmente em Janeiro e Fevereiro.

  • Missing Anônimo há 3 anos

    Boa tarde! Alguém poderia me ajudar a criar um roteiro/guia/trajeto de como chegar no Chile e depois na Patagônia chinela via terrestre. Acredito que a aventura seja mais louca indo de ônibus e trem e pretendo retornar de avião.
    Obrigado.
    Hugo Pedersoli.

  • Jk26e Gilberto Morais há 3 anos

    Algumas consideracoes antes de decidir ir por terra ao Chile, Hugo:

    1) nao ha trajeto de trem pro Chile e dentro dele

    2) o Chile eh estreito, mas extenso de Norte a Sul, cerca de 5000 km (distancia do Oiapoque ao Chui)

    3) LEva se 50 horas para ir de Sao Paulo a Santiago de onibus

    4) De Santiago ao extremo norte da Patagonia (Puerto Montt e Puerto Varas) sao 1000 km de distancia e eh Ok fazer de onibus, porem, a patagonia eh muito vasta.

    5) De Puerto Montt a Puerto Natales sao 2000 km e nao ha estradas logo abaixo de Puerto Montt, pois ha os campos de gelo norte que se extendem por mais de 1000 km ao sul ate atingir o parque torres del Paine.

    6) a unica maneira de se deslocar via terrestre pela patagonia chilena de norte a sul eh entrando na argentina e este desvio aumenta ainda mais a duracao da viagem.

    7) passagem internacional de aviao one way custa mais que voos ida e volta.

    Conclusao: se o teu intuito eh fazer um mochilao e ir parando pelo caminho aos poucos para aproveitar, e tiver bastante tempo para isso, eh valido este tipo de viagem, mas, se a intencao eh economizar, eh roubada total. O barato vai sair caro.

  • Jk26e Gilberto Morais há 3 anos

    Por ultimo, eu aconselharia, caso faca questao de ir de onibus e voltar de aviao, somente em um caso: voce tenha como resgatar voo de volta da Patagonia para o teu destino no Brasil com milhas, mas, alem de necessitar de bastante milhas, so a LATAM opera nesta rota. Fique atento!

  • Missing Anônimo há 3 anos

    Muito obrigado Gilberto Morais pelas informações, pois em minhas férias no começo do ano tinha visto de ir pela Bolívia, com o trem da morte e seguindo para o Chile e depois Peru, mais tive complicações e não pude ir... Logo depois vi algumas fotos da Patagonia e acreditavá ser mais simples o trajeto... mais vou repensar e me planejar melhor. De qualquer forma agradeço pelas informações!

  • Jk26e Gilberto Morais há 3 anos

    Hugo, este roteiro que você mencionou Eh o clássico mochilao sul americano, envolvendo bolivia, Peru e apenas o extremo norte do Chile. Eh bastante popular, pois a Bolívia Eh muito barata e o Peru vem logo atrás. O Chile normalmente Eh incluído porque o pessoal aproveita para entrar pela fronteira com a Bolívia ao fazer a tour do Salar de Uyuni que termina no Atacama. Normalmente ninguém passa de Santiago que ainda assim Eh Chão partindo de San Pedro de Atacama, leva uma noite toda o trajeto de ônibus. Em
    Fóruns específicos de mochileiros como o mochileiros.com tem inúmeros relatos e dicas para fazer mochilao na Bolívia, Peru e norte do Chile, ajudando a montar roteiro e a logística toda.

    Você não mencionou a tua origem. Se o intuito Eh a Patagonia chilena somente, se vive no Sudeste ou no Sul compensa mais ingressar pela Argentina e atravessa-lá toda para ingressar ao Chile do que se deslocar via Bolivia que aí só seria interessante para quem mora no Norte e centro oeste.

  • Missing Anônimo há quase 3 anos

    Gilberto, eu moro em São Carlos, interior de São Paulo! Vou entrar no mochileiro.com e verificar a melhor forma de fazer!

  • 201702181725071 Bruno Fernando da Silva há mais de 2 anos

    Compensa muito mais ir para El Calafate, conhecer a região e de lá tem passeios para o parque nacional de torres del paine

  • Missing Cassius há 2 anos

    O que vocês mais recomendam ao chegar no aeroporto de Punta Arenas: alugar um carro ou transfer? Dependendo da resposta, sabem de alguma empresa para ambas as opções? Desde já, muito obrigado.

  • Jk26e Gilberto Morais há 2 anos

    Eh para ir ao Parque Torres del Paine, a Punta Arenas ou Puerto Natales? Nao ficou claro na tua pergunta.

    Cada caso:

    1) Torres del Paine

    O que pretende fazer? Trekking nos circuitos do parque ou simplesmente conhece-lo num unico dia e ver a paisagem dos mirantes acessiveis atraves de veiculos e uma caminhada leve?

    Se for a primeira opcao, ja adianto que a logistica de veiculo proprio eh complicadissima. Voce teria que deixar o veiculo num lugar e passar o resto dos dias sem o mesmo a disposicao, a menos que tenha alguem que sirva de apoio e o acesso sera restrito a so mais um ponto do parque durante todo o periodo do trekking e estamos falando de circuitos de mais de 70 km de caminhada e ate 115 km, que fique claro.

    Se a ideia eh fazer excursao de um dia e seguir o modelo de atravessar a estrada de terra trafegavel com veiculos e parar nos mirantes pra observar, a ideia eh valida e dara maior flexibilidade, so alertando que tem que sair do aeroporto com o tanque cheio e reabastecer em Puerto Natales antes de ir ao parque e repetir o mesmo procedimento na volta. Nao ha postos de combustiveis entre Punta Arenas e Puerto Natales (280 km) e tambem entre Puerto Natales e o TDP (115 km dependendo da portaria de acesso).

    Ha excursoes desde Punta Arenas e principalmente a partir de Puerto Natales de 1 dia no parque na caracteristica descrita acima. Inclusive, a Laguna Azul, cia de Punta Arenas, se marcar com antecedencia, pega os passageiros chegando no voo da latam das 5 horas da manha unindo se ao grupo no proprio aeroporto, sem precisar ir primeiro ao hotel em Punta Arenas, podendo o passageiro inclusive optar por ficar apos o tour em puerto natales ou voltar pro hotel desejado em punta arenas.

    2) Punta Arenas

    O aeroporto fica 20 km ao norte da cidade na estrada que une esta cidade a puerto natales.

    Ha transfers compartilhados que ate o ano passado custava 5000 pesos chilenos por pessoa e oferecem servico porta a porta. De taxi este mesmo trajeto custava 12.000 CLP em 2014, nao sei qual eh o preco atual.

    Alugar carro eh possivel no aeroporto, mas se o intuito eh ir pra Punta Arenas, nao compensa, eh tudo muito proximo e o que for mais afastado como o porto, que leva a Porvenir no outro lado do Estreito de Magalhaes ou a Zona Franca, existe taxi ou coletivo, que sao taxis compartilhados mais baratos. E o Uber parece que ta operando por la tambem,

    3) Puerto Natales

    A opcao de aluguel de carro eh valida, se o intuito for prosseguir ainda pro Torres del Paine, mas ha tres companhias de onibus que fazem a rota de Punta Arenas a Puerto Natales e param no aeroporto pra embarque na ida e desembarque na volta de passageiros (Buses Fernandez, Buses Pacheco e Bus Sur). Desconheco transfers para Puerto Natales, que dista 280 km de la.

    Se o destino final for o Torres del Paine e quiser ir de onibus, tem que ir obrigatoriamente ate o terminal de Puerto Natales e de la pegar os transfers em onibus ou minibus, cujas saidas diarias sao as 7 da manha ou as 14 hor. A Bus Sur eh uma das 3 empresas que opera o trajeto Punta Arenas a Puerto Natale, a qual vende o transfer para o Parque.

    Nunca eh demais lembrar: transfer do Terminal de Puerto Natales ao Torres del Paine nao eh excursao, eh so o transporte e tem 3 paradas la dentro, a escolher a que for a mais conveniente. Nao vale a pena para quem achar que eh economia mediante a excursao, porque nao eh e so atende e serve aqueles que vao fazer trekking no parque, jamais uma excursao de 1 dia.

  • Missing Cassius há 2 anos

    Muito obrigado pela resposta, Guilherme.
    Então, o meu roteiro é o seguinte: sair do aeroporto e ir para Puerto Natales (tudo indica que irei hospedar neste local, em razão de maior variedade de hospedagem e mercado no local), tendo como destino final Torres del Paine. Minha ideia é se hospedar em Puerto Natales e sair de lá em direção à Torres. Ficarei, apenas, 03 dias em Torres, por isso não vai dar para realizar todo o circuito w. Pesquisei que uma outra opção seria alugar um carro, abastecendo em Puerto Natales. Você sabe dizer se é muito complicado andar de carro em Torres (as estradas são boas)? Sabe dizer se tem algum caminho mais curto para chegar até às bases de Torres sem percorrer todo o circuito w? Nesses 03 dias, minha ideia seria: 1º dia - fazer o trekking até a base das torres (falaram que leva em torno de 12h); 2º dia: passeio de carro pelo parque; 3 º dia: passeio de canoa até o glaciar Grey. Agora, para fechar transfer para Puerto Natales ou para Torres precisa se comunicar com alguma empresa ainda no Brasil ou posso fazer isso na hora? No aeroporto já tem empresas que realizam transfer e também que alugam carros? Portanto, ficarei hospedado em Puerto Natales e irei, durante esses 3 dias para Torres. O que você acha melhor: alugar carro ou transfer para Torres? Muito obrigado, Guilherme

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 2 anos

    Por partes:

    Estradas de terra em boas condicoes, nao precisa de SUV, muito menos 4x4, apenas nao da pra dirigir a mais de 50 km/h nelas.

    Mirante das bases das Torres: basta fazer apenas a a ultima perna do circuito W que eh um caminho de ida e volta e dura cerca de 8 horas, estacionando o carro no hotel que fica a 9 km da portaria Laguna Amarga e seguir a trilha.

    Transfers: salvo nos meses de maior movimentacao no parque (Dezembro a Fevereiro), eh possivel comprar na hora ou um dia antes. Em tempo, ja disse que nao tem transfer de Punta Arenas ou do aeroporto pro parque. O transfer parte do terminal de Puerto Natales, a rodoviaria de la.

    passeio de canoa até o glaciar Grey: ja respondido no topico Forum que voce abriu.

    Locadoras de veiculos: sim, tem no proprio aeroporto, como em qualquer outro pais e lugar.

  • Jxqan Kelly Rodrigues Araujo há quase 2 anos

    Estou perdidinha ! Comprei três passagens ( eu, esposo e uma criança de 3 anos ) para punta arenas, mas não sei nada da Patagônia e pelo que estou vendo nos comentários é tudo muito distante .
    Minha pergunta é: irei do dia 10/03 até 16/03, o que vcs me recomendam fazer e em qual local me hospedar ( bom custo beneficio ).
    Perfil - passeio tranquilo , locais que possuam animais para a criança ver, paisagens glaciais .
    Terei que trocar de cidade? A melhor locomoção seria ônibus ?

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 2 anos

    1) O que fazer em Punta Arenas (seguindo o teu perfil):

    a) Navegacao a Ilha Madalena para visitar Pinguins (www.tabsa.cl)

    b) caminhar nas trilha da Reserva natural Magallanes

    c) caminhar na costanera junto ao Estreito de Magalhaes

    d) tour no Puerto de Hambres e Forte Bulnes

    2) nao ha glaciares proximos a Punta Arenas.

    Os mais proximos se encontram a partir de Puerto Natales, 260 km ao norte de Punta Arenas. alguns deles:

    1) Navegacao a partir do fiorde Ultima Esperanca aos glaciares balmaceda e serrano a partir de Puerto Bories, proximo a Puerto Natales

    2) Glaciar Grey - acessivel de diversas formas no parque Torres del paine. Maneiras de visita-lo: tour de 1 dia no parque torres del paine com vistas do mirante e pequena caminhada numa praia do lago Grey ou ainda ha navegacao a partir do hotel lago grey situado no proprio parque torres del paine ou a ultima maneira eh contratar a navegacao desde puerto bories ao lago grey que eh uma extensao da navegacao de puerto bories aos glaciares balmaceda e serrano, porem, nao recomendo porque a parte final eh por botes no rio serrano ate o lago grey e voce estara com crianca pequena. Da mesma forma, esta descartado o trekking sobre o glaciar grey, ate porque tem idade minima para tal. A navegacao ao Balmaceda e Serrano eh operada por turismo21demayo.com

  • Whck3 Sabrina Neppel há quase 2 anos

    Boa tarde. tudo bem?
    eu meu marido e meu filho de 2 anos estamos indo a santigo dia 03/12.. pensamos em seguir a viagem ate punta arenas, dormir um dia la, seguir de manha para puerto natales e pegar uma excursão de um dia para torre del paine.. o que me diz desse roteiro? muito ruim ir ate torres com criança pequena?

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 2 anos

    A priori, nao recomendo levar crianças muito pequenas, ainda mais partindo de Punta arenas e voltando pra lá:

    1) a duracão do voo de Santiago a Pinta Arenas Eh de aproximadamente 3h15, quase a mesma que de São Paulo para Santiago e normalmente sem serviço de bordo, atualmente pago a parte.

    2) Puerto Natales está a 260 km de distância de Punta Arenas e depois tem mais 110 km para chegar ao parque. Se for de Punta arenas para lá e voltar os tours apanham as 6 da manhã no máximo e deixam de volta no hotel a meia noite. Talvez a criança fique exausta.

    3) o tour no parque e parada anterior na Cueva Del milodon: embora não se caminhe muito nas paradas pelo parque para informação turística nos pontos de interesse e para fotos, há uma caminhada mais longa de cerca de 1,5 km de ida e volta desde o estacionamento proximo ao lago grey ate o mirante do glaciar que Eh acessível por uma praia formada pelo lago. Possivelmente terá que carregá-lo no colo, nao sei. Eh caminhada sobre areia.

    No computo geral, acho exaustivo para crianças muito pequenas. Ainda mais saindo e voltando de Punta arenas, onde irá rodar no total 800 km.

    Outro detalhe mais do que importante: a partir de Punta Arenas, só há uma parada num posto de gasolina em Puerto Natales na ida e na volta para abastecimento e lá possui uma loja de conveniência e por isso, todos têm que ser auto suficientes e levar alimentos para o parque mesmo para tour de 1 dia. E são 2h30 a 2h45 de deslocamento entre o hotel de Punta arenas a este posto em Puerto Natales.

    Por último, não sei se as agências tem restrição de levar crianças pequenas.

    Este tour poderia ser feito se já estiver em puerto Natales, porque aí "economiza" uns 500 km e começa por volta das 8 da manhã e termina às 16 horas.

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 2 anos

    Adicionando: eh possível e estive numa excursão que a agencia apanhou passageiros no aeroporto chegando as 5 da manha de Santiago e levaram malas, atencao, so um volume por pessoa e nada exagerado, afinal Eh uma van de 14 a 15 lugares normalmente completa que efetua o tour e que optaram na volta a dormirem em hotel em Puerto Natales. As agências sao flexíveis para tal arranjo também.

  • Missing Isabella há quase 2 anos

    Olá. É possível se hospedar em Puerto Natales, pegar o ônibus de manhã cedo para fazer a trilha para a base das Torres e voltar no mesmo dia de ônibus para Puerto Natales? Estou em dúvida se dá tempo, em razão dos poucos horários de ônibus. Ou é fácil achar um transfer em outro horário? Obrigada.

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 2 anos

    Não conte com isso. Você precisaria da sorte 2x. Isso porque teria que descer na portaria laguna amarga e se virar com uma carona pra evitar os 7 km de caminhada na estrada de veículos ate o inicio da trilha na ida e na volta, ou seja, se der azar teria que caminhar 14 km adicionais, alem dos 16 km ida e volta do refugio Torres central e norte ao mirador da base das Torres. Ou seja, muito arriscado! Já fizeram esta mesma pergunta aqui e eu respondi. A melhor coisa a ser feita neste caso Eh alugar um carro e estacionar no hotel Torres (nao confundir com os refúgios de mesmos nomes mencionados anteriormente), fazer a trilha e voltar tranquila pra Puerto Natales. So assim pra dar certo. Um transfer privado certamente sairá muito Mais caro ate porque se a pessoa ficar o dia inteiro te esperando, sao 8 horas previstas, ele nao ira fazer isso de graça, ne? E se voltar terá que dirigir 234 km adicionais pra nao ficar a toa e Eh óbvio que ira cobrar por isso.

    Outra alternativa mais econômica Eh: ir com o transfer regular de ônibus ate laguna amarga, fazer a trilha e dormir num dos refúgios como Torres norte que Eh mais em conta, dormi lá e Eh ok, ou no central e voltar no dia seguinte e ficar atenta aos poucos horários que tem saída de ônibus do hotel Torres pra portaria laguna amarga ou tentar uma carona. Sem stress com horário pra voltar, as chances de sucesso sao maiores. Mas, eu recomendaria o carro, nao outra medida

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.