Quando ir à Patagônia Chilena
Há duas estações distintas na região da Patagônia: uma de sol e vento, e outra de frio e neve. Por isso, o calendário é um dos fatores mais importantes na hora de definir a viagem. Em cada época, um novo cenário toma conta de campos e montanhas.
Durante o verão, os dias são longos e a temperatura, mais amena. A média fica em torno de 13°C a 20°C. Porém os fortes ventos, que chegam a 120km/h, podem tornar a sensação térmica bem mais baixa. Com a luz brilhando por mais tempo — o sol nasce às 4h e se põe às 23h —, o turista pode fazer passeios mais longos e observar a fauna e a flora, que nessa época estão no auge. É um bom período para caminhadas, trekking e para a observação dos lagos cristalinos.
No outono, a natureza troca de cor. Os tons de ocre, amarelo e laranja tomam conta da paisagem, que ganha um ar romântico e convidativo aos casais. Esse período tem o pôr do sol mais bonito, porém as chuvas estão mais presentes. A temperatura se mantém amena até junho, quando começa a dar sinais de chegada a estação fria.
O inverno proporciona um espetáculo inigualável. A paisagem troca de cor para o branco-neve. O começo da estação ainda permite caminhadas pelas montanhas. O céu enche-se de flocos e o turista sente-se convidado a aproveitar ainda mais os vinhos e a alta gastronomia local. Os dias são mais curtos — o sol nasce às 9h e se põe às 17h — e a temperatura mínima chega a 0°C, mas não se assuste: os dias são claros e a ausência de vento torna os passeios pela neve bem agradáveis. A baixa temporada é a melhor oportunidade para aproveitar a Patagônia sem esbarrar em outros grupos de turistas. Você sentirá que é o desbravador daquela região. O auge do inverno acontece nos meses de julho e agosto, quando alguns hotéis fecham as portas e nem todos os passeios são possíveis, devido ao volume de neve.
Em setembro, a neve vai embora. A chegada da primavera traz as flores e a alta da temperatura. A vida renasce e os animais reaparecem. A paisagem torna-se mais colorida, os campos ganham verde intenso e os filhotes dos guanacos chegam para animar os visitantes.
CHUVAS
Ocorrem mais frequentemente em abril e maio (outono), mas também podem ser encontradas entre novembro e janeiro. No inverno, as chuvas são quase inteiramente de neve, resultando numa paisagem inesquecível.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.