Torres del Paine

Quando ir à Patagônia Chilena

Há duas estações distintas na região da Patagônia: uma de sol e vento, e outra de frio e neve. Por isso, o calendário é um dos fatores mais importantes na hora de definir a viagem. Em cada época, um novo cenário toma conta de campos e montanhas.

Durante o verão, os dias são longos e a temperatura, mais amena. A média fica em torno de 13°C a 20°C.  Porém os fortes ventos, que chegam a 120km/h, podem tornar a sensação térmica bem mais baixa. Com a luz brilhando por mais tempo — o sol nasce às 4h e se põe às 23h —, o turista pode fazer passeios mais longos e observar a fauna e a flora, que nessa época estão no auge. É um bom período para caminhadas, trekking e para a observação dos lagos cristalinos.

No outono, a natureza troca de cor. Os tons de ocre, amarelo e laranja tomam conta da paisagem, que ganha um ar romântico e convidativo aos casais. Esse período tem o pôr do sol mais bonito, porém as chuvas estão mais presentes. A temperatura se mantém amena até junho, quando começa a dar sinais de chegada a estação fria.

O inverno proporciona um espetáculo inigualável. A paisagem troca de cor para o branco-neve. O começo da estação ainda permite caminhadas pelas montanhas. O céu enche-se de flocos e o turista sente-se convidado a aproveitar ainda mais os vinhos e a alta gastronomia local. Os dias são mais curtos —  o sol nasce às 9h e se põe às 17h — e a temperatura mínima chega a 0°C, mas não se assuste: os dias são claros e a ausência de vento torna os passeios pela neve bem agradáveis. A baixa temporada é a melhor oportunidade para aproveitar a Patagônia sem esbarrar em outros grupos de turistas. Você sentirá que é o desbravador daquela região. O auge do inverno acontece nos meses de julho e agosto, quando alguns hotéis fecham as portas e nem todos os passeios são possíveis, devido ao volume de neve.

Em setembro, a neve vai embora. A chegada da primavera traz as flores e a alta da temperatura. A vida renasce e os animais reaparecem. A paisagem torna-se mais colorida, os campos ganham verde intenso e os filhotes dos guanacos chegam para animar os visitantes.

CHUVAS

Ocorrem mais frequentemente em abril e maio (outono), mas também podem ser encontradas entre novembro e janeiro. No inverno, as chuvas são quase inteiramente de neve, resultando numa paisagem inesquecível.

Tudo que você precisa saber sobre Torres del Paine!

Esse texto sobre Quando ir à Patagônia Chilena faz parte do guia de Torres del Paine no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir à Patagônia Chilena

  • Dsc00127 Carlos Alfredo Sitta Fortini há mais de 5 anos

    Qual foi o período desta viagem???? Me pareceu uma época fantástica...
    Foram a Terra del Fuego também?
    Obrigado.

  • Moniquerenne Monique Renne há mais de 4 anos

    Olá Carlos! Nossa viagem foi em maio. É realmente lindo, porém nem todos os locais estão abertos para trilhas.

  • Missing Carlinha Fujiwara há mais de 4 anos

    Monique , vc foi em maio .. estou querendo ir tb em maio , porém estamos com receio de não poder fazer o W, vc sabe dizer se é possível ?

  • Moniquerenne Monique Renne há mais de 4 anos

    OI, Carlinha! Infelizmente neste período os circuitos do parque permanecem fechados, apesar do Parque permanecer aberto. Por isso não é possível fazer o circuito W em maio.

  • 92r3t Filipe Camila Dieb há mais de 4 anos

    Monique, porque nem todos os locais estão abertos? já é por causa da neve? mesmo em maio?

  • Missing Karen Paola há quase 4 anos

    Olá, qual seria a época do ano mais barata pra ir?

  • Moniquerenne Monique Renne há quase 4 anos

    karen, não é uma questão de preço, é uma questão do que dá ou não para fazer. Você pretender fazer o circuito do parque ou apenas um passeio de carro para ver as torres? Não é uma questão de valores.

  • Missing Karen Paola há quase 4 anos

    Seria mais pelo passeio mesmo...

  • Talita Talita Roberta Caproni há mais de 3 anos

    Olá Monique, estou pensando em ir em Junho, entre os dias 11 e 22, por exemplo. Nesse período eu encontro Neve? Bjs

  • D66gn Raissa Cysne há mais de 3 anos

    Oi Monique! Você lembra mais ou menos qual era a duração do dia nessa época? Quando o sol nascia e se punha?

  • Moniquerenne Monique Renne há mais de 3 anos

    Oi Raissa! Em que época? :) No verão? Os dias são bem longos. Chega a anoitecer depois de 22h. Uma beleza pra longas caminhadas. No meio do ano é bem mais curto, com o sol nascendo 9h e de pondo às 17. Me diz a época que você quer saber exatamente pra eu te ajudar. Abç!

  • Moniquerenne Monique Renne há mais de 3 anos

    Talita, muito provavelmente você encontrará neve em junho. Mas o parque fica fechado para trilhas. Apenas os mirantes serão acessíveis.

  • D66gn Raissa Cysne há mais de 3 anos

    Oi Monique, seria na mesma época que você foi, meio de maio. Ainda é outono, então não sei se me guio pelo inverno ou se ainda tem um pouco mais de luz. Abraços e obrigada!

  • Moniquerenne Monique Renne há mais de 3 anos

    Oi Raissa! Maio é pré inverno, tem chance até de você pegar neve. Eu mesma peguei nevasca e tive que sair correndo de lá pra não ficar presa vários dias. Não é um bom período para trekking no park, mas é ótimo para as geleiras. Sempre tem coisa bonita pra ver :)

  • Missing yeda lins há mais de 3 anos

    Gostaria de saber como fica Puerto Natales e Torres del Paine em janeiro. Os picos ainda têm neve para fotos? A paisagem muda muito? Grata...

  • 73dzf Lucas Flavio há 3 anos

    Olá, estou planejando uma viagem de El Chalten até Ushuaia de bike, num período de 40 dias. Gostaria de uma opinião sobre os meses de março e abril? o que acha? será que vai chover muito, e o frio?

  • Missing yeda lins há 3 anos

    Em janeiro ainda tem geleiras para ver?

  • Jk26e Gilberto Morais há quase 3 anos

    Lucas, ja fui a Ushuaia 2x e por coincidencia em Abril e peguei chuva em ambas as oportunidades. Numa delas no fim de Abril em 2013 nevou no Glaciar Martial num dia e ano passado que estive no meio de Abril chegou a nevar levemente por alguns,imutos na cidade tambem, mas com predominancia de chuva em 2 dos 3 dias que estive.

  • 4fypp Marcia Isabel há mais de 2 anos

    Olá Monique. Pretendo conhecer um pouco da Patagonia entre os dias 01 e 14/06, mas li em alguns blogs que nessa época é só de chuvas, sem muitos passeios. É isso mesmo? Quais cidades nessa época é melhor para conhecer?

  • Azq4f Gislaine Lima há mais de 2 anos

    Olá Monique.
    Só posso tirar férias em maio e gostaria de ir a Patagônia. Vc sabe se as trilhas em El Chalten ficam abertas? E os passeios em El Calafate?
    Obrigada.
    Atenciosamente,
    Gislaine.

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 2 anos

    Ola Gislaine! Obviamente nao sou a Monique, mas se servir a minha informacao...

    Fui em meados de Abril para as trilhas do Cerro Torres e Fitzroy em El Chalten e aparentemente elas parecem ser acessiveis e habilitadas tambem em Maio.

    Quanto a El Calafate, essa posso te indicar, pois, eu havia me informado a respeito. Um dos passeios que nao eh disponibilizado a partir de meados de Maio eh o Rio de Hielo Express que se trata da navegacao no Lago Argentino e atraves do Canal de Tempranos ate os Glaciares Uppsala e Spegazzini. Sugiro fazer uma busca pela internet e se informar ate quando estarao operando o catamara para que nao tenha o plano frustrado e prioriza-lo. Na minha opiniao, esta navegacao eh ainda mais interessante que o mini trekking e visita no glaciar Perito Moreno. O passeio de 4x4 no Cerro Frias tambem opera normalmente na regiao de El Calafate.

    Busque pelo Google "Rio de Hielo Express" que voce tera dados atualizados, inclusive no site da propria empresa que opera a navegacao. Sugiro que ou tente reservar online ou por intermedio do hotel/acomodacao que for ficar la. Fiz atraves de uma pousada e deu tudo certo.

    Espero ter ajudado.

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 2 anos

    Marcia, nao sou a Monique, mas talvez possa te ajudar.

    Patagonia eh uma regiao muito abrangente e ha diferencas climaticas ate em cidades transandinas separadas pela cordilheira e que estao na mesma latitude e logicamente em 2 paises distintos.

    Por via de regra, como ja esta proximo ao inverno, muita coisa que vale a pena fazer e eh no ar livre, nao rola. Trilhas no Torres del Paine estao fechadas, visita ao parque, nao. Ha incidencia de neve tambem.

    Na regiao dos lagos andinos Puerto Varas e Bariloche tem bastante coisa na temporada de inverno, mas se for aos campos de gelo sul (Torres del Paine/ Puerto Natales (Chile) ou El Calafate/ El Chalten no Parque Los Glaciares as atividades ao ar livre ja se tornam mais restritas. Mais ao sul, em Ushuaia na Argentina, eh mais chuvosa em Abril segundo estatistica e pude comprovar isso na pratica, pois fui pra la 2x e justamente em Abril, bateu o clima e nao me atrapalhou em nada as atividades que queria. MAs, certamente em junho com incidencia de neve mais acentuada e baixas temperaturas, as trilhas no parque tierra del fuego e afins devem estar fechadas e no lugar a estacao de esqui estara a pleno vapor.

  • Moniquerenne Monique Renne há 2 anos

    Gilberto, obrigada :)
    Você está excelente! Grande abraço!

  • P3mqf Grazi Gutierres há 2 anos

    Oi Monique. Estava pensando em ir a Patagônia em agosto deste ano, mas lendo sobre o tempo acredito que deixarei de fazer muita coisa. Como seria setembro? Obrigada

  • Py3pz Gabriela Mazzurana Monguilhott Parucker há quase 2 anos

    Olá, gostaria de saber como é em Janeiro, sobre neve, geleira, ventos... Irei com crianças

  • M24cq Neska Lozov há quase 2 anos

    Em qual época abre para fazer o circuito W?

  • Missing Miriam Luciane Rizzo DElia há mais de 1 ano

    Bom dia, vou tirar férias em março, gostaria de saber se essa época é boa, e quais lugares eu poderia ir...

  • 6tjpj Carla Diones Cupertino há mais de 1 ano

    Boa tarde. Gostaria de saber se é um bom destino para trilha em fevereiro. Estou querendo fugir do Rio de Janeiro neste verão.

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 1 ano

    Respondendo algumas duvidas:

    Circuito W - normalmente aberto do começo de Outubro ao começo de Abril. Periodo pode variar, tanto pra ser habilitado mais tarde, quanto encerrado mais cedo ou mais tarde que o previsto.

    Época de Trilhas - a
    Partir de outubro e dependendo do lugar até o fim de abril. No verão, principalmente em Punta Arenas Eh época dos ventos mais fortes, porém, como a Monique disse, própricia devido aos dias mais longos. Ou seja, qualquer época de outubro a Abril Eh boa pra caminhada. Aí Eh questão de se adaptar a dia mais longos e curtos e uma variação de temperatura porque as estações são bem definidas.

    Patagônia - como já disse aqui Patagônia Eh uma região muito abrangente. Presente em 2 países, cuja barreira natural da cordilheira dos Andes já serve pra modificar cidades chilenas e argentinas na mesma latitude. Chile Eh úmido por causa da proximidade do Pacífico, enquanto a Argentina Eh mais seca pela barreira da cadeia de montanhas dos Andes.

    Além disso, Patagônia geograficamente falando vai desde o extremo norte que Eh a região dos Aloá chilenos e argentinos e se estende por mais de 2500 km ao
    Sul e pra começar com a alta latitude e extensão territorial, isso por si só; tem uma enorme variação.

    Por isso, há que diferençar o extremo norte (Puerto Varas, Petrohue, Peulla) que Eh própricia visitar o ano todo com as regiões de ultima esperanza (Puerto Natales e Torres Del Paine) e Magallanes e antartida chilena (Punta arenas, porvenir). Chegou o inverno nestas duas últimas regiões, não tem muito o que fazer, além de esquiar ou praticar snowboarding em Punta arenas. Desde o fim de abril sequer tem excursões de 1 dia ao Torres Del Paine, inclusive com menos saídas no próprio mês de abril.

    Geleiras - gente, as geleiras (conhecidas como glaciares também) não desaparecem nas épocas do ano. Estão lá sempre presentes. O que acontece, geologicamente falando, Eh que a massa de gelo vai perdendo massa com o aquecimento de temperatura e o gelo vai se desprendendo e sofre retração. O dia que desaparecer por completo, vai levar no mínimo centenas ou milhares de ano, porque a terra está em constante transformação, um ou outro glaciar deixará de existir, pois não haverá mais massa o suficiente para mantê-la formando ou transformando se num rio ou dependendo se encrustada num vale, o que eh normal para o fluxo de água de degelo correr e tiver água marítima por perto formar um fiorde.

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 1 ano

    Incidência de neve: se o intuito eh "ver neve" no Torres del paine, em duas incursões, uma no fim de abril como excursao de 1 dia e outra fazendo o circuito W no fim de março, sim, havia neve nos picos e principalmente nos glaciares. Não confundam neve com gelo. A precipitação em forma de neve que se acumula e perde o oxigênio se solidifica formando o gelo e aumentando a massa do glaciar, somando a já existente. Embora as geleiras perdem mais massa do que recebem e por isso estão em processo de retração, a neve que cai e acumula e depois sobre este processo físico vira gelo somando a massa já existente

  • Jk26e Gilberto Morais há mais de 1 ano

    Há dois pontos no parque Torres Del Paine com presença de neve. Em fim de março na escalada final sobre rochas pra atingir o mirante das torres (acima de 900 metros de altitude) tinha vestígios de neve fresca, isso pra quem faz esta parte do circuito W e também está mais ainda presente e por isso que o circuito O Eh muito mais restrito no Paso Gardner a 1200
    Metros de altitude

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.