Restaurantes em Hong Kong

Com uma população de mais de 90% de descendentes de chineses, é de se esperar que o cenário gastronômico de Hong Kong tenha muito da culinária chinesa, em especial da cozinha cantonesa (sul da China). Mas, além disso, por ser um lugar globalizado e que foi colonizado por ingleses, a cidade oferece opções de restaurantes de redes internacionais e especializados em cozinhas de outros países, como a japonesa, francesa e italiana. 

Pratos como ganso e pato costumam ser muito apreciados pelos moradores locais e uma iguaria típica é o “century egg”, que é um ovo conservado por algumas semanas em uma mistura com argila. Se você não está acostumado à gastronomia chinesa e tem um certo receio ou pensa que em uma viagem a Hong Kong encontrará apenas coisas “estranhas” como escorpião e larvas para comer, não se preocupe tanto. Você encontrará, sim, comidas um pouco exóticas se comparadas ao cardápio do brasileiro, mas há também opções mais “normais”, digamos assim. 

Paradise-dynasty

O lámen (macarrão) é popular nos restaurantes e há uma grande variedade de padarias, algumas até seguindo uma linha das patisseries francesas, com pães doces e salgados mais elaborados. Um pãozinho muito gostoso e típico de Hong Kong é o pineapple bun, um pão macio que tem uma crosta doce em cima — muitas vezes é servido com manteiga —, vale a pena experimentar! Para provar o pineapple bun, que é uma boa pedida para um café da manhã, duas sugestões são o Honolulu Coffee Shop e, principalmente, o Kam Wah Cafe, que durante a manhã serve o pão super quentinho. Outra opção muito popular para o café da manhã é o Australia Diary Company, que serve torradas com ovos. 

Quando se fala na gastronomia de HK, é impossível esquecer do dim sum. O dim sum é uma espécie de refeição servida em pequenas porções, em que você preenche um papelzinho e nele marca as porções que deseja comer. Esse tipo de restaurante é muito legal para ir em grupo e nele (e em muitos outros da cidade), o destaque fica por conta dos dumplings (xiao long bao) que é uma massa fininha, recheada com diferentes ingredientes e cozida no vapor em uma caixinha de bambu. Se você for do tipo tradicional e que não gosta de provar comidas diferentes, faça um esforço e tente provar o xiao long bao, a variedade de recheios é grande e há opções muito gostosas! Durante nossa experiência em HK, tivemos a oportunidade de provar alguns restaurantes de dim sum, como o DimDimSum, Paradise Dynasty (famoso por seus dumplings coloridos), Tim Wo Wan, e nosso preferido, o Din Tai Fung, que está presente em vários endereços. 

Kam-wah-cafe Jamie-s-italian Australia-dairy-company Tim-ho-wan Din-tai-fung

As praças de alimentação dos shoppings costumam ser uma boa pedida para comer, porque oferecem uma variedade grande de restaurantes, com cardápios variados, com opções orientais e ocidentais. Para conhecer um fast food de HK, vá ao Cafe de Coral, e se quiser visitar um restaurante icônico, a dica é o Jumbo Floating Restaurant. Para jantar com estilo, em um restaurante de alta gastronomia e ainda desfrutar de uma vista incrível, a sugestão é ir ao Aqua, que é caro, mas provavelmente oferecerá uma experiência memorável. Para comer em um restaurante italiano, mas sem pagar tanto, vá ao Jamie's Italian. Com relação aos doces, não esqueça de ir à Tai Cheong Bakery, que vende uma espécie de pastel de Belém que é sucesso na cidade. 

Dicas:
- Geralmente não se dá gorjeta em Hong Kong, mas há restaurantes que cobram taxa de serviço.

- Algo muito diferente e que pode provocar estranheza é que, em restaurantes mais populares, é comum desconhecidos dividirem a mesa. O atendente do local irá perguntar quantas pessoas fazem parte do seu grupo e então orientá-lo para qual mesa seguir. 

- Higiene não é o forte de restaurantes mais populares, tenha isso em mente. Sugerimos beber apenas água mineral, pois embora alguns locais ofereçam água gratuita, a procedência de sua qualidade pode não ser das mais indicadas. 

- Nos restaurantes de comida oriental, come-se com o kuàizi (palitinhos), mas se você não consegue ou prefere não comer com eles, pergunte sobre os talheres do lugar, pois geralmente os restaurantes frequentados por turistas também os oferecem. 

Tudo que você precisa saber sobre Hong Kong!

Esse texto sobre Restaurantes em Hong Kong faz parte do guia de Hong Kong no Melhores Destinos

Comentários para Restaurantes em Hong Kong

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.