Gramado e Canela

Visitado e escrito por

264mw
Camille Panzera

Editora de destinos

Quando foi?

Novembro de 2015

Quem pagou?

Melhores Destinos e Natal Luz

Gramado é o principal destino de inverno no Brasil. Engana-se quem pensa que a cidade, por ser pequena, não tem muito a oferecer. São vários parques, museus, rotas e restaurantes que fazem de Gramado não só um recanto de sossego, mas muito propício para famílias com crianças ou para casais. O frio traz a elegância e as hortênsias intensificam a beleza natural da cidadezinha.

O mais legal é que a cidade fica a apenas 115 km de Porto Alegre e o acesso não é complicado. O ideal é dedicar alguns dias à viagem para não se prender apenas a Gramado e conhecer também os encantos de Canela, a cidade vizinha que está apenas a 7 km de distância. As duas cidades funcionam como uma só, tamanha a interação entre elas. A proximidade permite que os turistas circulem de uma a outra como se fossem apenas bairros vizinhos. 

Portico-de-gramado

Gramado e Canela deixam seus visitantes maravilhados com a arquitetura própria da colonização europeia e se destacam por possuir um atrativo calendário de eventos que ocupa o ano todo, mas que se supera com as luzes, cores e shows do Natal Luz, realizado de novembro a janeiro. As ruas ficam completamente enfeitadas, enquanto apresentações musicais e teatrais, além das paradas, trazem a magia da época natalina. Um espetáculo maravilhoso! 

Viajar para esses lugares é como estar numa cidade de interior, mas com toda a estrutura de cidade grande: eventos culturais, bancos, lojas e restaurantes da melhor qualidade. Isso sem falar no ar europeu e na culinária, que encanta visitantes de todo o Brasil. Aliás, se a pretensão for manter uma dieta durante a viagem, não é uma boa ideia passar muito tempo por lá. Sequências de fondue são uma característica marcante da gastronomia local, assim como os chocolates das mais diversas qualidades.

Mini-mundo Paroquia-sao-pedro-matriz-de-gramado Rua-coberta Parque-estadual-do-caracol Castelinho-caracol

A grande expectativa para quem visita a Serra Gaúcha no inverno é a de que caia um pouquinho de neve. O fato é que, apesar de ser difícil, esse evento realmente pode acontecer quando as temperaturas estão baixas, mas é difícil prever. Viajando para lá, esteja preparado para passar frio e sentir de perto a beleza que a Região das Hortênsias pode proporcionar.