Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é uma simpática cidade colombiana margeada pelo Mar das Caraíbas, onde impera o charme dos séculos passados sem deixar de dar vez à modernidade dos dias atuais. O lugar tem uma localização estratégica, por isso foi sede de um importante porto durante o período colonial e, consequentemente, a região se desenvolveu e tornou-se alvo constante de ataques piratas. 

A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena; nela fica a parte antiga da cidade, que concentra grande parte dos pontos turísticos da região. Construída como forma de proteger Cartagena dos ataques que sofria, a muralha, além de ser um dos melhores passeios num fim de tarde, preserva ruelas charmosas, igrejas, praças, restaurantes, museus, bares e edifícios de arquitetura colonial com varandas floridas que são pura beleza!

Ao planejar sua viagem, é obrigatório reservar um bom tempo para desbravar o centro histórico, dividido em quatro pequenos bairros, e caminhar sem compromisso por suas ruas, sempre cheias de vendedores de frutas, artesãos e artistas. Não deixe de conhecer a Catedral, o Palácio da Inquisição, a Igreja de San Pedro Claver e sua praça, o Parque Bolívar e a Torre do Relógio - construída como entrada principal da muralha e que, de quebra, fica perto do Portal dos Doces, com uma variedade incrível de doces típicos colombianos. Difícil resistir!

Seja dia ou noite, Cartagena é superanimada. Com o sol a todo vapor e as temperaturas altas (que não são raridade), não faltam passeios, pontos turísticos e lojinhas para conhecer; à noite, a cidade se enfeita com suas luminárias retrôs e carruagens, que por um breve momento transmitem a sensação de que voltamos no tempo. 

Não pense, no entanto, que viajando para lá você irá encontrar aquele paraíso caribenho como mostram os filmes. As praias urbanas têm águas claras e areia bem escura; por isso, para ver aquelas praias de águas transparentes é preciso distanciar-se bastante do centro, em passeios de barco.  

Cartagena é um destino voltado para a glória do passado. Um lugar para conhecer edifícios antigos, igrejas, castelos e conventos, mas, ao mesmo tempo, para ter muita infraestrutura, e - como lado negativo - sofrer um pouco com o assédio dos que tentam sobreviver do turismo. É fácil comer bem na cidade e encontrar atividades para fazer, especialmente para quem curte história.