Casa da Chica da Silva

0 avaliação
0% recomendam
0

Local onde viveu um dos grandes nomes da história de Diamantina, a Casa de Chica da Silva é um dos mais bem preservados casarões históricos da cidade. Andar pelo interior da residência dá a dimensão de como era a vida dos abastados moradores de Diamantina, realidade também vivida por Chica da Silva, mulher negra e escrava alforriada casada com o contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira. No grande casarão, hoje uma referência histórica para as questões de poder e conflito pelos diamantes, o casal viveu entre 1755 e 1770. 

Não se sabe ao certo a data da construção do solário, mas acredita-se que seja de meados do século XVIII. A casa é repleta de cômodos amplos, jardim, belas sacadas em madeira, paredes internas de pau a pique e piso em largos tablados de madeira. Em exposição no interior, estão trabalhos que lembram Chica da Silva como rainha e também móveis de época. Uma das particularidades da edificação é a capela anexa, construída em homenagem à Santa Quitéria, da qual hoje resta apenas o portal. O imóvel já passou por várias restaurações e hoje funciona como sede do IPHAN. 

A visitação é gratuita. 

Pça. Lobo Mesquita, 266, Diamantina - MG - CEP: 39100-000
+55 38 3531-2491
Terça a sábado, de meio-dia a 17h; Domingo, de 9h a 13h. Fechado às segundas-feiras.

Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva Casa-da-chica-da-silva
Avalie Casa da Chica da Silva