Taiwan

Comida em Taiwan

Taiwan é mundialmente conhecida pela variedade e qualidade de sua comida de rua. É impossível visitar o país sem experimentar algumas iguarias típicas. Comida é um assunto realmente levado a sério por lá. Existe até mesmo um curioso conceito chamado de "Xiaoye" (宵夜), que nada mais é do que uma refeição após a janta — o que justificaria o hábito do "lanche da meia-noite". Não se surpreenda ao ver mercados noturnos abertos até altas horas da madrugada, repletos de gente. Comer faz parte da cultura de Taiwan!

Por se tratar de uma ilha, frutos do mar são facilmente encontrados. Eles vêm nos mais diversos tipos de formatos e sabores. Há espaço para espetinhos, churrascos e outras combinações bem exóticas.

 

Quem preferir mergulhar fundo na culinária local vai encontrar opções quase infinitas: começando pelo chá de bolhas (波霸奶茶), uma legítima invenção taiwanesa, misturando chá preto, leite e bolinhas de sagu. A bebida é refrescante, assim como o Yakult, que, embora seja de origem japonesa, é vendido em máquinas ao maior estilo litrão em Taiwan. Até mesmo um simples ovo cozido (茶叶蛋) é feito de maneira bem diferente no país, numa infusão de chá preto, adquirindo uma coloração mais escura e sabor marcante.

Muitas barraquinhas são negócios familiares, em que as receitas são passadas de geração a geração. Geralmente são especializadas em um único prato, para garantir a excelência da produção. No entanto, cada vez mais invenções aparecem, sempre com bastante criatividade. Experimente!

Mas nenhuma outra comida é tão típica quanto o lanche mais famoso de Taiwan, que atende pelo curioso nome de Tofu fedorento (臭豆腐). Sensação das feirinhas noturnas, você consegue sentir o aroma de longe — e isso não é necessariamente bom. O nome não mente: é um tofu fermentado e frito, que exala um odor terrível. Os taiwaneses tentarão te convencer que é um prato delicioso. Spoiler: não é. Mas bom apetite!

E para quem sobreviver às aventuras gastronômicas das ruas de Taiwan, temos boas notícias! Também é possível desfrutar de pratos normais em ambientes fechados e com ar-condicionado. Permita-se gastar um pouco mais no tradicional restaurante Din Tai Fung, com filiais em Londres e até Nova York! Peça um Xiaolongbao (小笼包), o típico pastelzinho chinês cozido no vapor e recheado com carne de porco. Absolutamente delicioso! Outro destaque é a sopa de macarrão com bife (牛肉面), com noodles frescos feitos a mão e cozidos junto com pedaços de carne macios e suculentos. Imperdível!

Tudo que você precisa saber sobre Taiwan!

Esse texto sobre Comida em Taiwan faz parte do guia de Taiwan no Melhores Destinos

Comentários para Comida em Taiwan

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.