Havana
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Como Chegar a Havana

Entre os aeroportos internacionais de Cuba, o maior deles é o José Matí, em Havana. Ele é o principal meio de ligação com a ilha cubana e os outros continentes; afinal, chegam e partem voos para diversos países diariamente. 

Pesquisar passagens aéreas

Saindo do Brasil, os viajantes podem contar com quatro companhias aéreas principais: Copa, com conexão no Panamá; LAN e Taca, com conexão em Lima; e Avianca, via Bogotá. É importante ressaltar que, antes de chegar a Havana, é preciso obter o cartão de turista (R$ 45) e ter seguro-saúde é obrigatório. Para quem parte de outros países, a Cubana, empresa aérea nacional, pode ser uma opção barata para viajar. 

Outro ponto que deve ser o foco de sua atenção é em relação à bagagem que entra no país. Na chegada ao aeroporto as malas passam pelo raio X, onde é verificado se o turista traz "presentes" para os cubanos, além de artigos proibidos. Entrar com GPS é proibido, mas nada é feito se seu celular tem também essa facilidade. Em Cuba, o limite máximo da bagagem é de 20kg, independentemente de normas das companhias aéreas, e o excesso de bagagem não é barato. 

Saída do aeroporto:
Não há nenhuma espécie de ônibus executivo público que passe pelo aeroporto e vá até os hotéis. Você pode pegar um táxi assim que desembarcar; basta ir até a porta do aeroporto e será fácil avistar vários táxis enfileirados. As empresas mais indicadas são Panatáxi e Táxi Ok. 

Outra alternativa é se valer dos ônibus turísticos que buscam turistas que contratam pacotes de viagem fechados, que incluem o transfer. Como os cubanos sempre querem ganhar um dinheirinho a mais, você pode perguntar se o motorista do ônibus aceita deixá-lo em seu hotel mediante um pagamento. Vale lembrar que esse não é um transporte garantido, apenas uma oportunidade que pode valer a pena para não pagar os táxis. A mesma dica vale para quem tem como destino final a cidade de Varadero, mas chega pelo aeroporto de Havana.

Retorno ao país:
No embarque de retorno é preciso pagar uma taxa, em espécie, de 25CUC, após o check-in. Por isso, não gaste todos os seus CUC no último dia de viagem pensando em não voltar com dinheiro cubano. A fila na imigração pode ser demorada, chegue ao aeroporto com antecedência.

Pelo Mar:
Havana não costuma fazer parte da rota de muitos cruzeiros por conta do embargo, mas algumas empresas que partem da América do Sul e da Europa têm começado a ver no país uma opção atrativa de turismo. Vale a pena pesquisar roteiros que incluam paradas em cidades cubanas, pois o país tem muito a ser explorado, seja em terra ou no mar. 

Aluguel de carro com desconto!

Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.