Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama, considerado o deserto mais seco do mundo, tem cerca de 105.000 km, e está, predominantemente, localizado no Chile. Ao contrário do que muita gente pode pensar, esse deserto tem paisagens que vão muito além das tradicionais dunas de areia e reserva cenários supreendentes, justamente por ir muito além do que nos remete à mente quando pensamos em "deserto". 

Lagos a 4.000 metros de altitude, formações rochosas esculpidas pelo vento, vida selvagem, superfíceis que se assemelham com a da lua, lagos em que não se afunda, curiosos vilarejos, sítios arqueológicos, deserto de sal e um céu... ah, um céu de tirar o fôlego, seja de dia, quando um azul intenso toma conta, seja de noite, quando milhares de estrelas protagonizam o espetáculo. O Atacama é palco de paisagens incríveis e muito variadas.

Quem esperaria encontrar no meio do deserto mais alto e árido do mundo um lago de águas cristalinas, cheio de flamingos? Pois no Atacama isso é possível e existe. A explicação é que uma área do deserto, chamada Salar de Atacama, tem um microclima diferente e permitiu que todas essas curiosas formações fossem possíveis. Até chuva tem nessa área, algo praticamente inexistente em um deserto como o Atacama.  

Salar-de-tara

O principal ponto para explorar o deserto é San Pedro de Atacama, um vilajejo no norte do Chile, a 2.450 metros de altitude e a cerca de 100 km de Calama (onde está o aeroporto mais próximo). San Pedro, ou simplesmente SPA, é um local pacato e muito rústico; suas ruas são de terra, a iluminação noturna é mínima e as construções são todas de adobe, um tipo de tijolo de terra bastante utilizado na região. Embora todo esse ambiente rústico pudesse ser sinônimo de precariedade, na verdade não é. A simplicidade faz parte do estilo de vida local e a vila tem até bastante estrutura para seu tamanho-alguns dos melhores hotéis do Chile marcam presença aqui e quem pensa que irá comer mal na viagem, não poderia estar mais enganado... San Pedro é praticamente um oásis culinário, cheio de bons restaurantes. 

A umidade baixa e a altitude elevada não desanimam os turistas que visitam a cidade, mas é preciso dar tempo para o corpo se aclimatar e não exagerar nas atividades. Os passeios oferecidos pelas diversas agências turísticas são as principais atividades a fazer na viagem e alguns chegam a quase 5.000 metros! Passeando pela Calle Caracoles, a principal rua da vila, será fácil perceber como o comércio se faz presente; são inúmeras as agências, cada uma oferecendo um tipo de passeio. 

Ative o espírito aventureiro e prepare o coração para emoções fortes, as belezas desse lugar são supreendentes e, sem esforço algum, irão conquistar você!