Dicas de Edimburgo

- Brasileiros que viajam a turismo para o Reino Unido - do qual a Escócia faz parte - não precisam de visto prévio. Para turistas, a permanência permitida é de até seis meses. Ainda que o visto antes da viagem não seja necessário, é altamente recomendado seguir as instruções das autoridades de imigração e viajar com documentos que comprovem as intenções do tempo de viagem: passagem de ida e volta ou fundos para comprá-las; passaporte válido; condições financeiras para se manter e manter seus dependentes (extrato bancário, cartões de crédito, dinheiro em espécie etc.); também é importante comprovar que não há intenção de se estabelecer no lugar ou trabalhar. Confira maiores informações no site gov.uk e no Portal Consular.

- Não é exigida nenhuma vacina para entrar no Reino Unido. 

- A moeda utilizada no Reino Unido - que é formado por Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales - é a libra esterlina (GBP). Ela é simbolizada pelo "£" e comumente chamada de pound. Há diversos caixas eletrônicos na cidade e cartões são amplamente aceitos para fazer pagamentos em lojas ou restaurantes. A moeda é bastante valorizada, quando comparada ao real, e viajar no Reino Unido não é barato. É possível adquirir libras nas casas de câmbio brasileiras, entretando levar reais para trocar por libras apenas ao chegar ao destino não é uma opção indicada, pois há casas de câmbio que não aceitam a nossa moeda. 

- Caso deseje alugar um carro na Escócia, é recomendado providenciar a permissão internacional para dirigir (PID). O documento deve ser requerido no Detran de sua cidade. Lembre-se: no Reino Unido é utilizada a mão inglesa; para quem não está acostumado com isso, é necessário cuidado especial. 

- Edimburgo tem cerca de 500 mil habitantes; portanto, a cidade é menor do que outras capitais badaladas da Europa - tenha essa informação em mente ao planejar uma viagem ao destino e não espere encontrar toda a estrutura das maiores cidades da Europa, ou sua variedade de atrativos. A cidade é relativamente pequena, mas muito charmosa, e tem arquitetura encantadora. 

- Os escoceses falam inglês e têm sotaque bem característico. Não é incomum sentir dificuldade de compreensão ao escutar um escocês falando; na verdade, até os ingleses, às vezes, têm essa dificuldade. 

- Há certa rivalidade entre a Escócia e a Inglaterra. Não são raras piadinhas ou brincadeiras entre escoceses e ingleses.

- Os escoceses são educados e prestativos; não hesite em pedir informações na rua. 

- Em alguns estabelecimentos, como os supermercados, há caixas de "autopagamento", em que você mesmo passa o código de barras dos produtos e, em seguida, faz o pagamento em dinheiro ou cartão. Para quem está com pressa, esse tipo de serviço é uma mão na roda. 

- As tomadas no Reino Unido têm três pinos chatos, mas alguns locais também apresentam tomadas de dois pinos redondos. 

- Brasileiros que necessitem de ajuda durante uma viagem ao Reino Unido devem utilizar o Consulado-Geral do Brasil em Londres. Endereço: 3 Vere Street / Londres W1G 0DG. Tel: 0207 659 1558. Consulte maiores informações sobre atendimentos e setores do consulado no site do Portal Consular.

Tudo que você precisa saber sobre Edimburgo!

Esse texto sobre Dicas de Edimburgo faz parte do guia de Edimburgo no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Edimburgo

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.