Quando ir a Edimburgo

Edimburgo é uma cidade com estações bem diferentes uma da outra e, como você já deve imaginar, um lugar de temperaturas baixas. A média anual na capital escocesa fica em torno dos 9ºC, com médias de 4ºC no inverno e 14ºC no verão. As chuvas são bem distrubuídas durante o ano todo, não havendo uma estação chuvosa ou seca bem delimitada; além disso, podem haver dias de chuva a qualquer época. 

No verão, com temperaturas mais agradáveis, as pessoas ganham as ruas e fazer um passeio ao ar livre torna-se muito gostoso. Entre meados de junho e meados de setembro, as temperaturas são mais quentes e os dias de sol, mais longos, chegando a escurecer depois das 22h em dias extremos, com apenas seis horas de "noite". Esse período é indicado para quem não suporta muito o frio e para participar do Edinburgh International Festival, que tem eventos culturais e musicais, principalmente no mês de agosto. 

O inverno em Edimburgo é um período de temperaturas baixas e a cidade tem menos flores. Na estação mais fria do ano, as horas diárias de luz solar são poucas - há dias em que o sol nasce pouco antes das 9h e se põe antes das 16h. Entretanto, não pense que a cidade fica desanimada nesse período. Próximo ao Natal você encontrará uma cidade iluminada, com mercados de comidas típicas, pista de patinação, parque de diversão e eventos diversos. Aliás, o ano-novo em Edimburgo é o contrário de "desanimado"; as comemorações do chamado Hogmanay, que envolvem dias próximos à virada, incluem shows musicais, procissão com tochas e queima de fogos. 

A primavera traz a beleza das flores, lindas de se observar no Royal Gardens; o outono, o colorido das árvores, com suas folhas amarelas e avemelhadas. Ambas as estações são momentos de transição e não têm as temperaturas tão baixas quanto as do inverno ou mais altas que as do verão.

Edimburgo sedia diversos festivais e eventos culturais ao longo do ano, entre eles: Edinburgh Internacional Festival, no verão; Military Tattoo, Winter Festival e The Fringe. Confira o site de turismo da Escócia, onde é possível obter mais detalhes sobre suas festividades.

Se a ideia é economizar com hospedagem, evite períodos de alta temporada, como as férias escolares (julho e agosto) e festividades como Natal e ano-novo. 

Tudo que você precisa saber sobre Edimburgo!

Esse texto sobre Quando ir a Edimburgo faz parte do guia de Edimburgo no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Edimburgo

  • Semttulo Wallace Silva há mais de 7 anos

    Sabemos que o clima do reino unido e fortemente influenciado pelo mar. Por tanto, pode-se falar, que lá vai se encontrar temperaturas amenas, agradáveis. A minha indicação para estar visitando o local é entre abril a setembro, que é quando as chuvas estão mais calmas.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.