Dicas de Natal

- Natal é um lugar quente o ano inteiro. Faça suas malas incluindo roupas leves e confortáveis para curtir o dia. Protetor solar e chapéus também são itens essenciais para curtir a cidade. Veja aqui todos os detalhes sobre quando ir a Natal!

- Inaugurado em meados de 2015, Natal tem um novo aeroporto, o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Ele está a pelo menos 31 km de Ponta Negra (ou mais, a depender do caminho selecionado para realizar o trajeto). O local é moderno, espaçoso e tem os serviços principais que um turista necessita durante uma passagem pelo local, embora não haja tantos estabelecimentos para fazer refeições. É importante notar que há dois trajetos principais para chegar/sair do aeroporto, um "por fora" da cidade e outro "por dentro" de Natal. Sugerimos consultar em aplicativos relacionados ao trânsito qual seria a melhor opção para o momento de seu deslocamento, já que o caminho por dentro da cidade pode ser mais demorado em momento de tráfego intenso. 

- Quando estiver nas praias de Natal e utilizar cadeiras e sombreiros pergunte o valor cobrado por eles. Cada lugar funciona de uma maneira, mas normalmente exige-se consumação mínima pelo uso dos equipamentos ou um valor fixo pelo aluguel de guarda-sol e espreguiçadeira.

- Há muitas notícias a respeito da violência em Natal e esse é um assunto para se ter em mente ao visitar qualquer cidade brasileira. Em nossa viagem, não percebemos nada que fugisse da normalidade. Caminhamos pelas ruas sem qualquer problema, mas vale sempre a dica de tomar cuidado com os locais que você escolher para passear, principalmente ao andar a pé pelas ruas. Evite sair com pertences valiosos ou caminhar à noite em locais de pouco movimento. 

- Os passeios feitos pelas redondezas de Natal são as principais atrações que a cidade oferece, por isso reforçamos a ideia de que você os realize com uma empresa que preste um bom serviço, para que você possa tirar o máximo de proveito da experiência e volte para casa com lembranças memoráveis. Busque informações sobre bugueiros credenciados e capacitados para prestar um bom serviço, sobretudo no que diz respeito à segurança durante os passeios. As atividades "com emoção" nas dunas, por exemplo, devem ser feitas por motoristas capacitados para isso, para que não incorra nenhum acidente aos passageiros. Vale sempre a dica de pegar uma recomendação de bugueiro e/ou empresa com um amigo que já tenha visitado a cidade. 

- Não há necessidade de comprar os passeios em Natal antecipadamente, mas se você quiser realizar a atividade com um bugueiro específico, entre em contato com a pessoa algumas semanas antes da viagem, porque os profissionais mais "conhecidos" ou que prestam um serviço diferenciado costumam ter agenda mais concorrida. 

- Transporte e aluguel de carro: Natal é uma cidade perfeitamente possível de ser conhecida sem um carro, mas o aluguel de um veículo pode lhe trazer mais conforto, especialmente se você estiver em família e quiser explorar outras praias do Rio Grande do Norte. Caso se hospede na Via Costeira, um carro pode ajudar bastante porque o local fica mais isolado. Já na Ponta Negra, se você estiver bem localizado, conseguirá fazer atividades a pé.
Se não quiser alugar um veículo, não se preocupe; há uma grande frota de Uber e táxis na cidade e geralmente os trajetos não são tão longos ou caros. É possível também conhecer muitas atrações do litoral através das agências turísticas. 

- Ponta Negra é o bairro com a melhor localização na cidade e o local onde grande parte dos turistas opta por se hospedar. Os hotéis em Natal têm preços razoávéis, mas em alta temporada os valores podem ficar mais salgados. 

- A Praia da Pipa, localizada a cerca de 86 km de Natal, é um destino que pode ser conhecido em um passeio de buggy, partindo de Natal e indo em direção ao litoral sul. Entretanto, seja em carro ou em buggy, a visita ao local em apenas um dia acaba sendo muito rápida e superficial. Se quiser aproveitar melhor a Praia da Pipa, sugerimos que fique hospedado no lugar ao menos duas noites, assim você poderá curtir melhor as praias e belezas da região, que é maravilhosa e merece ser conhecida com mais calma. 

- Se quiser esticar a viagem, lembre-se de que Natal é a capital mais próxima de Fernando de Noronha. Os voos para o arquipélago mais famoso do Brasil são ainda mais curtos do que os que saem de Recife e duram menos de uma hora. Quem sabe você não dá uma esticadinha e conhece algumas das praias mais bonitas do Brasil?

Tudo que você precisa saber sobre Natal!

Esse texto sobre Dicas de Natal faz parte do guia de Natal no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Natal

  • Missing celina há mais de 6 anos

    Se tiver um tempinho alugue um carro e vá para João Pessoa. São 2h e meia de viagem por uam estrada ótima. Aproveite para ver o por do sol ao som do Bolero de Ravel na praia do Jacaré que acontece la pelas 5h.É simplesmente maravilhoso!!!

  • Missing Tatiana Serzanink de Oliveira há mais de 6 anos

    Uma dica importante para quem, como eu, viaja com pessoas de idade. Eu e minha mãe (uma senhora de 76 anos), nos hospedamos no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. O problema é que, quanto mais afastado do Morro do Careca, as subidas são maiores e tem que descer vários lances de escadas para chegar na praia. Resultado: da viagem de 5 dias ela só conseguiu chegar até a praia no primeiro dia. Então, caso vá viajar com alguém assim, cuja viagem tem que ser sempre mais planejada por conta das restrições da idade da pessoa, fique nos Hotéis bem pertinho do Morro, que praticamente a praia é plana, junto dos Hotéis, não tendo degraus no acesso a praia.

  • Missing beth há mais de 5 anos

    Estive recentemente em Natal e aluguei carro. Acho imperdível no Rio Gde do Norte: Baía Formosa, onde foi gravada a novela "Flor do Caribe" , praia de Touros, Zumbi; todas paradisíacas e principalmente
    Galinhos. Lugar lindo, tranquilo. Vale a pena se aventurar pelo Rio Grande do Norte. Estado para se apreciar com muito carinho e, de preferência, de carro.

  • Tv9j4 Carlos Mamede Marquez há mais de 3 anos

    Fui em Lua de Mel e fiquei 7 dias. Aproveitei 4 passeios: buggy, Pipa, quadricilo e mergulho. Quem estiver interessado em mais dicas entra em contato que terei prazei em indicar as opções.

  • Missing silvia há mais de 3 anos

    Olá, Carlos
    Estou estudando a possibilidade de ir pra natal em outubro (na verdade estou estudando duas possibilidades: Recife ou Natal e estou muito em dúvida de qual escolher) porém pra decidir estou calculando o valor dos passeio pra ver qual cidade é mais em conta pra conhecer, então me pergunta é: os custos dos passeios são bons ou caros??E quais os principais passeios que não posso deixar de fazer? E se vc fez os passeios com uma empresa ou por conta própria? Fico grata pela ajuda! Tenho que me decidir.

  • Boots1 Marcel Campos há mais de 3 anos

    Olá Silvia....Entre NATAL & RECIFE, não tem o que comparar: VÁ PARA NATAL !!! Já estive la 5 vzs. e não me canso. Já Recife eh uma cidade grande, feia (desculpem-me a sinceridade), cheira a mangue sujo (manguetown da nação zumbi) e nada segura, cuja única praia aceitável é Boa Viagem, isso se os tubarões não comerem sua perna na água. Natal é linda, limpa, povo simpático e com muito mais passeios, são 400 km de praia. Pernambuco-Recife tem muito menos litoral e de passeio, só escapa a praia 'porto de galinhas' (longe da cidade) que eh muito cara, é point de gringo rico. Não perca seu tempo e dinheiro.....Veja nas outras dicas os passeios de Natal e João Pessoa que valem muito mais a visita. Veja a pontuação que deram neste site para Recife e para Natal. Fique em Ponta Negra, a praia dos hotéis ou na via costeira, mas nessa ultima a diária é geralmente, mais cara.

  • Missing silvia há mais de 3 anos

    Obrigado pela dica Marcel, já decidi! Natal é claro!!

  • Qvx4x Fabinho Rocha há 3 anos

    Endosso o que o Marcel falou. Fortaleza também não se compara a Natal. Vá de Natal.

  • 1622733462792447176268321139717n Cris há quase 3 anos

    Olá Marcel e Carlos, poderiam me dar uma boa sugestão p/ mergulho em Natal? Grata

  • Yh9qa Lucas Alencar Pereira há quase 3 anos

    Olá, em março/17 irei pela primeira vez para Natal.
    Poderiam me dar dicas/valores sobre restaurantes/passeios ?? Valeuuu

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Lucas, pesquisar por nossas páginas Onde Comer e Passeios. Abs!

  • X67hy Juliana Santos há mais de 2 anos

    Carlos Mamede, alguém...
    Me deem dicas de onde ficar e o que DEVO conhecer em Natal. As experiências contam nessa hora!!rs

  • 1790395712456281622227136213057913373314214n lorena há quase 2 anos

    ola, estou indo para Natal no meio desse ano, gostaria de saber como é o acesso as praias... tem q ir de buggy ? tem como chegar de carro? perto da cidade ? etc....
    muito obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há quase 2 anos

    Oi, Lorena. Nas praias urbanas o acesso é com carro mesmo.

  • 1790395712456281622227136213057913373314214n lorena há quase 2 anos

    Obrigada Camille pela ajuda!! Sabe me informar o valor mais ou menos q seria para o buggy ?

  • 264mw Camille Panzera há quase 2 anos

    Não sei dizer, Lorena. A viagem que fiz já tem alguns anos. Fico te devendo.

  • Missing jacqueline castro de souza há quase 2 anos

    Boa tarde Camille tudo bem?
    Então vou viajar para Natal em Março agora de 2018, vou ficar em Ponta negra, não gosto muito de comida de mar tipo, peixe, camarão acho que vou sofrer um pouco ne rs, então gostaria de dicas de lugares com comidas diferentes e com sabor, pois fiquei sabendo que não são muito saborosas, pode me indicar algo? Não fechei passeio nenhum por enquanto, teve algumas pessoas me orientarem em procurar quando chegar, pois tem varias opções e valores isso mesmo, ou pode me dar algumas dicas ? Obrigada... ótimo site parabéns, através dele que escolhi meu destino.

  • Missing Cristiane Mees há mais de 1 ano

    Quem for a Natal não pode de deixar de fazer o passeio de buggy com o Rogério, profissional super atencioso, divertido, comunicativo e super astral, passeios com emoção e segurança, além de tudo é um ótimo fotográfo e tem dicas e idéias super maravilhosas. Fechei o pacote com bastante antecedência e desde o início fui muito bem atendida. Super recomendo, e deixo aqui o contato dele de telefone com whats 084 988326651

  • Missing Fabiane há 1 ano

    Vou para Natal em Dezembro e como vou ficar poucos dias, vou me hospedar apenas em Ponta Negra, mas quero reservar um dia para conhecer Pipa. Gostaria de saber se me indicam fazer o passeio de buggy ou de carro, pois fiz contato com um bugueiro e ele me disse que nessa época, devido à Operação Verão, o buggy é proibido de transitar por vários locais.
    Obrigada

  • 264mw Camille Panzera há 1 ano

    Oi, Fabiane. Acho que vai depender de onde o trajeto de buggy irá e se o acesso com buggy é limitado, pode não ser tão bom. Já fiz um passeio lindo pelos arredores de Pipa, mas a verdade é que se você passar muito tempo fazendo deslocamentos, pouco tempo terá para curtir as praias. Se for de carro, você iria por conta própria? Caso positivo, você pode ir para Pipa e conhecer por conta própria as principais praias de lá, voltando no fim do dia para Natal.

  • Missing Camila Santos Conceição há 1 ano

    Olá, eu e meu namorado iremos passar o reveillon em Natal, e iremos ficar hospedados no Praiamar Hotel em Ponta Negra. Queria dicas de passeios, se é melhor alugar o carro ou não. Dicas de locais para comer com preços bons.
    Obrigada :)

  • Dhmkv Rodrigo Carvalho há 12 meses

    ***INDICAÇÃO DE GUIA EM NATAL-RN***

    PAULO VÍTOR - +55 84 9697-5080

    Estamos em Natal - RN eu, meu filho de 1 ano e minha esposa, a princípio imaginávamos que não conseguiríamos fazer nenhum passeio devido à pouca idade do meu filho e já estávamos conformados que ficaríamos apenas no hotel. Mas faltando poucos dias para nossa viagem, um amigo que também tinha viajado para cá dias antes nos indicou um guia, então decidi entrar em contato, desde o primeiro momento ele foi muito solicito e atencioso com tudo, mostrando interesse em ajudar e aconselhar para as melhores opções na cidade, mostrando também muito conhecimento histórico, amor pela cidade e pela profissão. Eu e minha família não poderíamos ter escolhido profissional melhor!! E nós que achávamos que não conseguiríamos fazer nenhum passeio andamos até de quadriciclo.
    Paulo se mostrou sempre muito preocupado com nosso bem estar e de nosso filho, nos dando todo suporte necessário, desde o primeiro contato.
    Se vierem a Natal, não deixem de fazer contato, tenho certeza de sua satisfação, pois sem sombra de duvidas ele irá lhes atender com o maior amor e atenção.
    Além disso, esse foi o melhor custo x beneficio que encontramos!

  • Missing Fabiane há 11 meses

    Eu e mais 3 amigas estivemos em Natal/RN de 25/12 a 31/12 e fizemos uma excelente viagem e vou compartilhar com vocês as coisas mais importantes!

    Hospedagem: Pousada Bicho Preguiça em Ponta Negra (existe uma outra filial em Pipa, mais antiga e mais sofisticada)
    Trata-se de uma pousada que foi comprada há 6 meses pelo novo dono, então ainda precisa de algumas reformas para deixá-la mais sofisticada. Porém, apesar de simples, é muito acolhedora, com funcionários educados e que dão dicas dos locais para frequentar; além disso, conta com uma café da manhã simples, mas muito saboroso. É bem localizada, apenas a um quarteirão da praia de Ponta Negra (uma rua bem íngreme para subir a pé). No entanto, para quem busca conforto e um preço bem acessível para desfrutar financeiramente de outras coisas - como passeios e restaurantes, é uma ótima opção.

    Passeios: Como ficaríamos poucos dias e tínhamos uma condição financeira limitada, optamos por alguns passeios mais em conta, mas que visitava vários locais famosos
    1 - City Tour com Pôr do Sol: Realizado pela Marazul, durante o período da tarde, com passeio de van pela litoral norte e centro histórico de Natal e finalizado com um passeio de barco pelo Rio Potengi para apreciar um lindo pôr do sol.
    2 - Pipa: Realizado pela Marazul, num trajeto de van até Pipa, com parada em alguns pontos turísticos para foto e 3h livres por Pipa, para aproveitar a praia. Existe um passeio de lancha opcional para ver golfinhos... dura em média 1h, com parada na Praia do Madeiro e na Baía dos Golfinhos, podendo realizar descida para banho. A tarde, a van leva para o Restaurante Amô, com parada de 2h para almoço, curtir a Praia do Amor e o Chapadão para fotos.
    3 - Buggy: Sem dúvidas, o melhor passeio de Natal. Realizamos com o bugueiro Tuchão (84) 99957564, que é um excelente profissional, super sério e respeitoso, conhece muito bem os locais para passeio, coloca música no buggy e faz ótimas fotos. Teve parada em vários pontos turísticos, tanto para foto quanto para banho, além de um restaurante para almoço e praia. Também há parada para curtir o aerobunda e o esquibunda; duração de 9h de passeio. Com certeza, super indico o Tuchão!!!
    4- Litoral Sul + Lagoa de Arituba: Realizado pela Marazul, com parada de 4h em praia e 1h na Lagoa de Arituba (um lugar maravilhoso). Além disso, visita-se o Maior Cajueiro do Mundo e a Barreira do Inferno.
    5 - Nos outros 1,5 dia optamos por ficar na Praia de Ponta Negra, que também é uma excelente praia, com água morna, mas bem movimentada.

    Restaurantes
    1 - Amô: um preço um pouco elevado, porém que o local compensa tudo (locais para foto, localizado na Praia do Amor, piscina, ducha e redes para descanso), porém fiquem atento à quantidade de comida, pois o garçom disse que 1 prato não dava para 4 pessoas, pedimos dois e acabou sobrando 1 inteiro.. um desperdício desnecessário
    2 - Naf Naf (passeio de buggy): custo de R$62 por pessoa para almoço à vontade, com muitas variedades de comida.. vale muito a pena
    3 - Trilha do Camarão: Comida deliciosa, preço acessível e no jantar conta com forró ao vivo
    4 - Páprikas: Muita variedade de pratos.. escolhemos a pizza e é muito deliciosa.. indico!
    6 - Lanchonete e Restaurante no Vilarte Shopping: um mini shopping de artesanato para comprar diversos souvenirs e restaurantes e lanchonetes deliciosos
    5 - Praça de Food Truck em Ponta Negra: nos outros dias, optamos pelos food trucks que tínhamos na mesma rua da pousada, com preços acessíveis e diversas opções deliciosas

    Observações:
    - Na orla de Ponta Negra é possível encontrar água mineral por R$1 e mais a frente, na Praia dos Artistas, água de côco por R$1. No mais, encontramos água de côco por R$2,50
    - Todos os passeios realizados pela Marazul foram ótimos, exceto o da Lagoa de Arituba, que foi realizado por um guia terceirizado, muito sem paciência, que chegou antes do horário marcado na pousada e não queria esperar as demais hóspedes que ainda não estavam prontas.. também estava mais preocupado com sua a limpeza de sua van do que com o conforto de seus passageiros. Fizemos a reclamação na Marazul, mas não obtivemos retorno. Portanto, quando forem fechar os passeios com a Marazul, certifiquem-se de que serão realizados pelos guias da própria empresa, pois são excelentes
    - Bugueiro Tuchão: muito honesto, dá indicação de lugares bons e dicas de lugares ruins, muito atencioso e pontual. Realmente, um excelente profissional.. indico!!
    - Fiquem atentos à quantidade de comida.. os pratos sempre servem muito bem

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.