Chapada Diamantina

Gruta do Lapão

0 avaliação
0% recomendam
0

A Gruta do Lapão é uma excelente pedida para os turistas que procuram roteiro com um pouco mais de aventura. Ela não faz parte da rota mais popular de passeios da Chapada Diamantina, porém é possível fazer o percurso tanto em trilha comum quanto em conjunto com a prática de rappel. É um passeio fácil e ótima opção para quem nunca experimentou a emoção de descer em corda com um visual tão espetacular em meio à natureza.

O passeio com rappel começa com um trajeto rápido de carro até a entrada da trilha que leva ao topo da gruta. De lá, os viajantes fazem uma caminhada de uma hora até o ponto de descida do rappel, com altura de 50m. Depois de montar o equipamento e receber as instruções básicas de segurança, os turistas descem um a um em um cenário deslumbrante! A descida começa na rocha, mas logo atinge o ponto negativo, onde o rappel é sem apoio. Como a corda utilizada na descida costuma ser dupla, é difícil atingir velocidade. Na verdade, a descida exige até um certo esforço físico para passar a corda pelo equipamento. O passeio é emocionante para quem não é acostumado à prática do esporte, mas a descida pode não agradar aos profissionais mais experientes. Se esse é o seu caso, entre em contato direto com as agência para fechar um grupo privado e com mais emoção.

A descida do rappel passa pela boca da gruta (que tem 50 m) e o ponto final é nas rochas que guardam a entrada da Gruta do Lapão. Algumas agências oferecem a travessia da gruta e outras permitem até duas descidas por participante. Para subir e fazer outro rappel, basta pegar a trilha na lateral da gruta. Serão apenas 10 minutos até o topo. 

Para quem deseja fazer apenas a trilha a pé, o percurso, partindo de Lençóis, tem 11 km (ida e volta). Algumas agências oferecem o passeio com a travessia da gruta, por isso consulte antes a empresa escolhida para ter certeza da rota. Diferente de outras grutas da Chapada Diamantina, que são de rocha calcária, a Gruta do Lapão é formada por quartzo e ferro, por isso não é comum ver no interior formações de estalactites e estalagmites, ainda assim ela é repleta de beleza.

  • Distância da trilha: 11 km ida e volta;
  • Tempo total do passeio: meio dia ou dia inteiro;
  • Nível de dificuldade: a trilha não é difícil, mas é um pouco longa. Será cansativo, mas a beleza compensa. Para quem faz um pedaço do trecho de carro, a trilha será mais fácil; 
  • O que ver no passeio: Gruta do Lapão;
  • É aconselhável fazer o roteiro com um guia: sim. É importante fazer esse roteiro com guia por não ter identificação de trilha;
  • Custo do passeio em agência, por pessoa: entre R$ 150 e R$ 300, a depender do tamanho do grupo;
  • Custo da entrada nos atrativos: a entrada na Gruta do Lapão é gratuita;
  • Melhor base para fazer o passeio: Lençóis; 
  • Agências que oferecem o rappel na Gruta do Lapão: Volta ao Parque, Fora da Trilha, Nas Alturas e Extreme Eco Adventure.
Lençóis, Lençóis - BA

Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao Gruta-do-lapao
Avalie Gruta do Lapão