Melbourne

Cheirinho de café, arte de rua nas paredes, restaurantes com mesinhas ao ar livre, arquitetura vitoriana, bondinhos passando pelas ruas e um vai e vem incansável de pessoas pelas ruas principais. Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália, é um destino para quem gosta de ar cosmopolita, bons restaurantes, pontos históricos e vida cultural ativa. 

A capital do estado de Victoria é cortada pelo Rio Yarra e banhada pelo mar. Seu charme é único e o cenário da cidade é formado por parques arborizados, edifícios de arquitetura colonial vitoriana próximos a arranha-céus, pessoas andando de bicicleta, artistas de rua cantando para os pedestres. O centro, ou city, é o lugar certo para se estar; ele concentra o comércio, os principais pontos turísticos e a vida noturna da cidade. 

Rutledge-lane

Melbourne é ótima para ser explorada a pé e esse, certamente, é o melhor jeito de conhecer a cidade, deixando-se perder por suas ruas. As grandes ruas do centro estão sempre cheias de gente e veículos, mas todo o movimento delas é compensado pela atmosfera pitoresca das laneways, vielas e becos que antigamente eram locais mal vistos e hoje em dia são símbolo da transformação da cidade. Essas pequenas ruas guardam restaurantes e cafeterias variados, restaurantes ao ar livre, e são como um sopro de ar fresco e refúgio do grande movimento.

Entre os principais pontos turísticos da cidade, estão a Federation Square, a principal praça de Melbourne, que reúne atrações como o Australian Centre for the Moving Image, a Flinders Street Station, uma estação de trens muito antiga, a St Paul’s Cathedral e a Hosier Lane. O Victoria Market, mercado de 1878 onde você pode encontrar de comida a artesanato, é uma visita também imperdível, principalmente nas noites em que ele reúne barraquinhas de comida. 

Passear em Southbank, no calçadão ao longo do rio Yarra, é um programa imperdível, principalmente nos dias de sol. O lugar é ótimo para almoçar em um de seus restaurantes ou curtir a paisagem da cidade. Para ter uma vista panorâmica e muito especial, aproveite o passeio em Southbank para subir ao observatório do Eureka Skydeck, um mirante com vista panorâmica da capital. A vista é linda, seja de dia, seja à noite! Nessa região, ainda fica a Galeria de Arte de Victoria e o Shrine of Remembrance, memorial e museu dedicados aos combatentes da Primeira Guerra. 

Flinders-street-station Brighton-beach St-kilda-beach Docklands Fitzroy-gardens
St-paul-s-cathedral Yarra-river Eureka-skydeck-88 Southbank-promenade Hosier-lane

As atividades ao ar livre são um vício na Austrália, então é comum ter algum evento acontecendo, por isso fique de olho na programação cultural durante sua visita. Melbourne é a capital do esporte no país e sedia eventos como a Fórmula Um e Austrália Open. Falando em atividades ao ar livre, as praias de Melbourne também valem uma visita. St Kilda é muito famosa, tem um belo pôr do sol e dá até para ver pinguins ao alvorecer, mas é Brighton Beach que encena muitas fotos da cidade, por conta de suas casinhas coloridas na areia. 

Melbourne é o lugar ideal para quem gosta daquele clima agitado de cidade grande, entretanto é indispensável reservar um dia da viagem para fugir do centro e visitar a Great Ocean Road, uma rota cênica que é um dos grandes destinos da Austrália. A rodovia na frente do mar tem paisagens de cair o queixo e formações rochosas que ganharam um aspecto muito curioso através da erosão, como os 12 Apóstolos, uma formação de calcário com até 50m de altura! Faça o passeio em um ou dois dias e você descobrirá algumas das paisagens mais lindas do país! 

Vá para Melbourne e encante-se com sua diversidade, qualidade de vida, boa gastronomia e seu ar de cidade!