O que fazer em Banff
As Montanhas Rochosas canadenses são mais do que o nome sugere. A região tem lindas montanhas que ficam cobertas por neve, geleiras e até cachoeiras em momentos de degelo; mas não há porque subestimá-las, há muito mais do que montanhas e essa é uma região de beleza infindável! Não é à toa que esse é um dos destinos mais bonitos do Canadá!
Há bastantes coisas para ver e fazer em Banff e seus arredores e muitos dos atrativos são para contemplação, para apreciar a paisagem. É preciso notar que as atrações não se concentram unicamente em Banff ou no Parque Nacional de Banff e que você deverá sair da cidade para visitá-las, portanto, pode ser interessante reservar um tempo para fazer passeios para localidades mais afastadas e para visitar as atrações da própria cidade.
Visite o essencial de Banff
Em Banff propriamente dita (a cidade, e não o parque nacional), sugerimos começar o roteiro visitando a Banff Gondola, um teleférico que leva a uma montanha de 2,281 metros, e que oferece uma vista belíssima da região. Ali você poderá ter uma ideia de quão rica é a beleza desse lugar e poderá apreciar uma paisagem inesquecível! Nas proximidades da Banff Gondola está a Banff Upper Hot Springs, uma piscina de águas naturalmente quentes que é ótima para descansar no fim do dia e relaxar, embora fique bastante cheia no verão.
No centro urbano, sugerimos caminhar ou andar de bicicleta ao longo do Bow River, o rio de águas verdes e cristalinas que corta Banff e que tem as Bow Falls, quedas d’água não muito altas, porém super bonitas e que oferecem uma paisagem sensacional para o Fairmount, um hotel emblemático da cidade. Para quem gosta de exercícios físicos e de paisagens panorâmicas, a dica é subir a trilha da Tunnel Mountain, que oferece uma paisagem encantadora para a cidade de Banff e seu parque nacional — e é de graça! É preciso um pouco de esforço para fazer a subida, mas a imagem lá em cima compensa tudo!
Banff - as melhores opções de hospedagem!
Banff é uma cidade bem estruturada e com hotéis lindíssimos, que seguem o perfil arquitetônico da cidade, mais rústico mas com muito charme. Vale a pena escolher com carinho o lugar que você pretende ficar hospedado e, quem sabe, poder aproveitar do seu as maravilhosas paisagens naturais que a cidade possui.
A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem em Banff. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.Conheça os lagos de Banff e seus arredores
Além das próprias montanhas, o que chama a atenção na área das Rochosas é a beleza de seus lagos, que, entre outros fatores, por serem de água glacial, são cristalinos e possuem uma coloração quase inacreditável. Os tons de verde e azul dos lagos ficam muito aparentes durante o verão, quando os lagos estão descongelados, e ainda mais lindos sob a incidência da luz do sol. Cada lago tem sua cor, sua magia e seu poder de surpreender! A beleza dos lagos com as montanhas como pano de fundo é de ficar extasiado!
A escolha dos lagos que serão incluídos em seu roteiro dependem, claro, do tempo que você tem disponível para conhecê-los. Há vários lagos lindos e é difícil selecioná-los; em nossa opinião, há três deles que você não deve deixar de visitar: Moraine Lake, Lake Louise e Peyto Lake. Lake Louise é o mais famoso deles e possivelmente um dos lagos mais famosos do mundo! Esse lago é uma das imagens-símbolo do Canadá e é possível fazer trekking nas montanhas ao seu redor ou alugar um caiaque e remar em suas águas azuis. Lake Moraine, é um pouco menos famoso, talvez por isso ainda mais surpreendente e o nosso lago preferido! É um lago lindo, azul claro e profundo; sua beleza é tão incrível que nos primeiros minutos de observação você fica até descrente frente a tanta beleza.
Os lagos geralmente são apenas para admirar, mas no Lake Minnewanka você pode fazer um passeio de barco. É uma atividade tranquila e ideal para quem procura um programa leve.
Dica: Estivemos na cidade durante o verão e é esse o período que recomendamos viajar para quem quer ver os lagos descongelados. Durante o inverno, o cenário dos parques nacionais mudam bastante, afinal, neva e os lagos congelam.
Visite a Icefields Parkway
Reserve um tempo para passear pela Icefields Parkway, uma rota cênica que atravessa o Parque Nacional de Banff e Parque Nacional de Jasper. A rodovia é linda e rende paisagens belíssimas ao longo do caminho. Há diversos mirantes pela estrada onde você pode (e deve!) parar para admirar lagos, como o Waterfowl Lake, ou até cachoeiras que se formam com o degelo.
Uma parada certa ao longo do caminho pela Icefields Parkway é no Columbia Icefield, um campo de gelo enorme, perto da estrada, que além de poder ser visto de longe, pode ser visitado através do Columbia Icefield Glacier Adventure, um passeio que leva à geleira Athabasca! No passeio, os visitantes atravessam uma área de neve e podem ir a um ponto panorâmico onde se tem o gelo sob os pés! É um lugar incrível e lindíssimo de se conhecer!
Percorrendo a Icefields Parkway, não deixe de notar que a admistração local construiu pontes que permitem aos animais atravessar de um lado a outro da rodovia em segurança.
Faça caminhadas e trekking em Banff e suas redondezas
Em um parque nacional tão grande quanto o de Banff, há diversos roteiros de caminhadas e trilhas para explorar a natureza. As trilhas possuem diferentes níveis de complexidade e em várias delas não é necessário muito preparo físico para completar todo o trajeto. Em muitas das trilhas, você pode admirar os lagos de pontos panorâmicos ou simplesmente curtir a natureza.
Próximos aos principais lagos dos parques nacionais, geralmente você encontra algumas trilhas para fazer e até dentro das próprias cidades há trilhas interessantes, como em Banff, na Tunnel Mountain ou ao longo do Bow River. Nos arredores de Lake Louise, a boa é subir a trilha até a Lake Agnes Teahouse, uma casa de chá encrustada na montanha.
Embora pareça brincadeira, lembre-se de que os parques nacionais são ambientes naturais com diversos animais silvestres e que, por conta disso, ao longo de uma trilha no meio da mata você pode acabar encontrando um animal de grande porte, como um caribu ou até mesmo com um urso! Isso realmente pode acontecer e você deve estar preparado, sem entrar em pânico caso encontre um animal e sem sair correndo, para que o animal não o veja como uma presa. Fazer barulhos e conversar enquanto caminha, por exemplo, é uma boa tática para espantar animais; para quem tem muito medo, é possível até comprar spray antiurso, por exemplo. Não há motivo para pânico e para não realizar atividades nos parques nacionais, mas é sempre bom fazer essas atividades em grupo.
Há que se entender que os parques são ambientes dos animais e que embora haja muito turismo na região, preservá-los e conservá-los é importantíssimo para a manutenção das espécies e da natureza e é isso que busca o governo local.
Inverno e esqui em Banff
Quem viaja no verão, período de alta temporada, pode não se dar conta, mas Banff e as Rochosas também têm uma vida animada durante o inverno. Nos meses mais frios do ano, as montanhas ganham tons esbranquiçados e tornam-se perfeitas para os que gostam de esportes na neve, como esqui e snowboard. Há várias áreas para praticar esse tipo de esporte nas montanhas, sendo dois deles a Sunshine Village e Lake Louise Ski Resort. As estações de esqui, por ficarem em uma região muito alta, oferecem neve de qualidade e podem funcionar de novembro até maio.
Aurora Boreal em Banff
Talvez você não viaje à região das Rochosas pensando em ver a Aurora Boreal, mas saiba que é possível. O fenômeno é um dos mais lindos do mundo e para vê-lo é preciso um pouco de sorte, aliado a alguns fatores muito importantes, como céu limpo e as tempestades solares, que dependendo de suas atividades provocam as auroras.