Istambul
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

O que fazer em Istambul

Istambul é destino que agrada aos apaixonados por história, arquitetura e boa gastronomia, assim como viajantes que não perdem a chance de fazer compras e de curtir a vida noturna. Há sempre muito o que fazer em Istambul!

O que fazer em Istambul

A privilegiada posição geográfica (é a maior cidade do mundo a se espalhar entre dois continentes, o europeu e o asiático) fez de Istambul, antiga Constantinopla, um caldeirão cultural, com influências de diversas civilizações que passaram por ali ao longo de séculos de história. 

O que fazer em Istambul

As marcas desse riquíssimo passado estão presentes em todos os cantos da cidade. Basta caminhar pelas ruas de Sultanahmet, o centro histórico, para se deparar com praças, monumentos, mesquitas de mais de mil anos e imensos bazares, onde pechinchar é lei!

O que fazer em Istambul

Cosmopolita que é, Istambul também tem seu lado moderninho, com restaurantes de altíssimo nível e intensa vida cultural. Não faltam bares e baladas com pegada bastante cool, ruas com lojas de marcas conhecidas mundo afora e também museus, galerias de arte e ateliês de artistas e artesãos locais.

O que fazer em Istambul

O que fazer em Istambul

A seguir listamos algumas das atrações e atividades que mais curtimos fazer durante nossa viagem a esse incrível destino turco.

Reservar hotel com antecedência

A primeira dica não poderia ser outra. Istambul é uma das cidades mais visitadas do mundo e, embora tenha uma boa oferta de hotéis, é somente fazendo as reservas com antecedência que se consegue boas localizações e preços! Leia nosso post completo sobre onde ficar em Istambul e confira a seguir alguns dos melhores hotéis de Istambul.

Conhecer a rica história de Istambul em um tour guiado

Quem já leu outros guias de viagem que escrevi aqui no Melhores Destinos sabe: sou uma grande fã dos free walking tours, especialmente em cidades riquíssimas em história e cultura. Assim é Istambul. A primeira atividade que fiz por lá foi exatamente um tour guiado pela parte mais antiga da cidade, o bairro Sultanahmet. Ao longo de duas horas e meia, passamos pelo Hipódromo de Constantinopla (hoje Praça Sultanahmet) e percorremos as ruas que ligam algumas das principais atrações do destino, como a Santa Sofia, Mesquita Azul, Palácio Topkapi, Museus Arqueológicos de Istambul e também o Parque Gülhane.

O que fazer em Istambul

Neste roteiro, pude conhecer detalhes da história de Istambul, que já se chamou Constantinopla e foi sede de dois importantes impérios: o Bizantino e o Otomano. Além disso, o guia revelou curiosidades sobre as construções (como a mesquita Santa Sofia, que já foi uma basílica cristã), os monumentos e também aspectos da cultura local. Foi uma excelente maneira de iniciar a viagem, ganhando contextos para depois explorar com mais conhecimento cada ponto turístico!

Reservei gratuitamente o passeio pelo site Civitatis antes mesmo de chegar a Istambul. A atividade por ser feita com guia que fala inglês ou espanhol e tem duração de duas horas e meia. O pagamento é feito no fim do passeio, no valor que você julgar coerente com a experiência. Veja aqui o Free Tour em Istambul.

O que fazer em Istambul

Visitar as mesquitas de Istambul

Istambul tem mais de três mil mesquitas. E é certo que você ouvirá vozes ecoarem dos minaretes de alguns destes templos espalhados pela cidade. É o chamado à oração (azan, em árabe), realizado cinco vezes ao dia. Um canto quase hipnótico, por vezes bastante bonito, que vai te lembrar que você está em um país onde mais de 97% da população é muçulmana.

O que fazer em Istambul

Visitar pelo menos uma destas suntuosas - e tão importantes - construções deve estar na programação de todos os viajantes. Na parte mais antiga da cidade, estão duas das mais importantes mesquitas: a Santa Sofia e a Mesquita Azul, dois dos maiores símbolos de Istambul. Veja aqui o ingresso sem fila para a Santa Sofia, com pagamento em reais e possibilidade de parcelar em até 12 vezes sem juros.

O que fazer em Istambul

Para se aprofundar nos detalhes arquitetônicos de cada mesquita, além da história e da importância da religião para a cidade e a Turquia, nós recomendamos que você faça uma atividade guiada. São várias as opções:

  • Visita guiada pela Mesquita Azul: passeio com pouco mais de uma hora de duração, com guia em inglês, pelas áreas externas e também pelo exterior da Mesquita Azul. Não é cobrado ingresso para o templo, e o valor do tour guiado é de cerca de R$ 100. Veja aqui.
  • Visita guiada pelo exterior da Santa Sofia + ingresso sem fila: após saber mais dos detalhes do importante cartão postal de Istambul com um guia que fala inglês, você terá acesso sem fila à Santa Sofia. No interior, o passeio é audioguiado. Veja aqui.  
  • Tour pelas mesquitas de Istambul: atividade de quatro horas, com guia em inglês ou espanhol. Passa pela Santa Sofia, Mesquita Azul e a Mesquita de Salomão. O ingresso sem fila para a Santa Sofia pode ser incluso no valor do passeio. Veja aqui.
  • Tour pelos palácios e mesquitas de Istambul: passeio completo pelas principais atrações da parte antiga da cidade. O tour é feito em inglês e tem duração aproximada de 5 horas. Os ingressos das atrações não estão inclusos no valor da atividade. Veja aqui.

O que fazer em Istambul

Pechinchar nos bazares de Istambul

Os turcos são famosos comerciantes. E Istambul tem o que seria o maior e mais antigo mercado coberto do mundo: o Grande Bazar, que reúne milhares de lojas em um complexo de dezenas de ruas. Por lá, o visitante vai encontrar tapeçaria, artigos em couro, joias, luminárias e até eletrônicos. Se a ideia for realmente fazer compras, a dica é: barganhe sem piedade! 

O que fazer em IstambulGrande Bazar

Outro famoso mercado de Istambul é o Bazar das Especiarias, também conhecido como Bazar Egípcio. Neste espaço, pertinho da Ponte de Gálata, são principalmente vendidos doces turcos de todos os jeitos, chás e temperos. Os preços são bem turísticos, mas, ainda que você não esteja disposto a gastar, vale a pena o passeio. E você poderá provar algumas delícias turcas e até tomar um chazinho de graça!

O que fazer em IstambulBazar das Especiarias

Fazer um cruzeiro pelo Estreito de Bósforo

O Estreito de Bósforo divide a Europa da Ásia e faz com que Istambul seja a maior cidade do mundo situada em dois continentes. O canal, que liga o Mar de Mármara ao Mar Negro, deu relevância econômica e política à região ao longo da história. Não à toa, a antiga Constantinopla, hoje Istambul, foi sede de diferentes impérios, entre eles o Bizantino e o Otomano.

O que fazer em Istambul

Fazer um cruzeiro pelo Estreito de Bósforo é navegar pela história da região. E também conhecer melhor o seu presente, já que no percurso estão diversos bairros às margens do canal - desde os mais antigos aos modernos, nobres e também descolados. 

O que fazer em Istambul

Há opções de passeios de barco pelo Bósforo em diversos momentos do dia, incluindo no fim de tarde e com jantar. É uma boa maneira de ver Istambul por outro ângulo e entender a curiosa geografia da cidade. Confira alguns dos melhores passeios:

  • Cruzeiro pelo Bósforo e Corno de Ouro: o tour mais rápido e barato, que oferece boas vistas e muita história, já que é acompanhado por um guia no barco que fala inglês e espanhol. Foi o passeio que fizemos! Veja aqui
  • Cruzeiro pelo Bósforo ao entardecer - Veja aqui
  • Cruzeiro noturno com jantar e espetáculo - Veja aqui

O que fazer em Istambul

Admirar a cidade do alto da Torre de Gálata

A Torre de Gálata, localizada no bairro Beyoğlu, bem próximo à Ponte de Gálata, é um dos cartões postais de Istambul, que pode ser visto de diversos pontos da cidade. Apesar de não ser tão alta (são menos de 70 metros de altura), do seu topo é possível ter algumas das melhores vistas da cidade, incluindo a Santa Sofia, Mesquita Azul, Estreito de Bósforo e o lado asiático de Istambul.

O que fazer em IstambulTorre de Gálata

Mergulhar em um mundo subterrâneo na Cisterna da Basílica

Com função de armazenar água para a cidade durante o Império Bizantino, a Cisterna da Basílica hoje é um dos principais pontos turísticos de Istambul. Localizada nas proximidades da Santa Sofia, a estrutura subterrânea tem 70 metros de largura e 140 metros de comprimento, sustentada por mais de 300 colunas que ganham iluminação colorida.

O que fazer em IstambulCisterna da Basílica

No percurso pelas passarelas instaladas na cisterna, os visitantes podem ver algumas esculturas e obras de arte, assim como duas curiosas cabeças de medusa, em pedra, na base de uma das colunas. Uma atividade diferente em Istambul, que também serve como refresco nos dias mais quentes do ano. Confira aqui o passeio guiado com ingresso sem fila para a Cisterna da Basílica.

O que fazer em Istambul

Visitar os palácios de Istambul

Relíquias do Império Otomano, o Palácio Topkaki e o Palácio Dolmabahçe são imponentes construções onde é possível ter uma dimensão do luxo em que viviam os sultões otomanos e suas famílias. Jardins, harém, templos de oração e belas vistas são atrativos garantidos nos dois passeios. No Topkaki, o visitante ainda pode ver de perto objetos do tesouro imperial, porcelanas chinesas e japonesas, entre outros tesouros.

O que fazer em IstambulPalácio Dolmabahçe

Curtir a Istambul moderna

Istambul é hoje uma metrópole cosmopolita, onde vivem mais de 15 milhões de pessoas. Como é de se imaginar, entre tantas construções milenares ou de séculos de história, há também bairros bastante modernos, ruas cheias de lojas de marcas internacionais, restaurantes de alta gastronomia e museus com belas arquiteturas e exposições de artistas conhecidos em todo o mundo.

O que fazer em Istambul

Do lado europeu, a Istambul moderninha está nas proximidades da Praça Taksim e da Rua Istiklal. Por ali estão várias opções de restaurantes, bares descolados, galerias de arte e também atividades culturais, como o Museu de Arte Moderna de Istambul.

O lado asiático de Istambul também conta com diversas opções de bares, restaurantes, casas noturnas e um clima bastante descontraído. Vale a pena conhecer!

O que fazer em Istambul

Passear pelos bairros Fener e Balat

Um pouco mais afastados da parte antiga da cidade, os bairros Fener e Balat rendem um ótimo passeio por uma Istambul ainda autêntica. Em uma caminhada pelas ruas desta região, você facilmente verá moradores em suas atividades cotidianas, com lojas pequenas, estabelecimentos familiares em um clima onde o tempo parece passar sem pressa.

O que fazer em Istambul

O turismo está chegando ali, não há dúvidas. A prova são as casas já pintadas de forma bastante colorida, assim como escadarias, que atraem viajantes em busca de boas fotos para as redes sociais. Há lojas vintage, cafés cheios de estilo, ateliês... mas a essência dos bairros segue preservada. Com mais tempo em Istambul, reserve meio dia para visitar esta região!

O que fazer em Istambul

Provar o máximo possível da culinária local 

A cozinha turca é conhecida mundo afora pela qualidade, com diversos pratos e doces típicos, que vão muito além do kebab e da baklava. Aproveite os intervalos entre uma atração e outra e prove a comida de rua, facilmente encontrada em qualquer canto de Istambul: pães envoltos com gergelim, castanhas e milhos assados, sanduíche de peixe, batatas recheadas e, claro, o famoso suco de romã. E se der vontade de um sorvete, prepare o celular para gravar a cena, pois os vendedores costumam fazer malabarismos com o doce antes de entregar nas mãos do consumidor.

O que fazer em Istambul

Não deixe de provar os diversos preparos com os espetinhos de carne, beliscar as provas de doces oferecidas no Bazar das Especiarias, além do chá turco. Nós fizemos um post bem completinho listando todas as iguarias que merecem a sua atenção, bem como opções de bons restaurantes em Istambul.

O que fazer em Istambul

Relaxar em um tradicional banho turco (hamam)

Espalhados por todos os cantos da cidade, os chamados banhos turcos (hamam) são a oportunidade de mergulhar na história, arquitetura e na água morna com espuma e sabão - tudo ao mesmo tempo! 

Os espaços que oferecem o banho turco em Istambul têm horários ou alas separadas para homens e mulheres. Geralmente é possível escolher entre os tratamentos oferecidos. Os mais tradicionais consistem em uma esfoliação, seguida de lavagem e massagem, com duração aproximada de uma hora.

O que fazer em IstambulFoto: Armeht Ertug

Entre os banhos mais conhecidos da cidade, estão o Hamam de Cemberlitas, Hamam de Suleymaniye, Kılıç Ali Paşa Hamam (foto acima) e o Gedikpasa Hamam, cujo serviço pode ser reservado aqui. Outro hamam bastante elogiado é oferecido pelo spa do hotel DoubleTree by Hilton, localizado no centro histórico de Istambul - veja aqui valores e faça a sua reserva.

Esticar a viagem até a Capadócia

Muitos dos turistas que chegam a Istambul aproveitam a viagem para também conhecer a Capadócia, com suas formações rochosas que a tornam um destino único no mundo. A belíssima região turca fica a pouco mais de uma hora de voo desde Istambul e oferece diversas atividades, entre elas o incrível e mais do que recomendado voo de balão na Capadócia.

O que fazer em Istambul

Além de organizar toda a viagem por conta própria, se preferir, você também pode contratar uma agência para organizar tudo para você. Um bom exemplo é a excursão de ônibus de quatro dias, que passa pela capital Ancara, além dos principais pontos turísticos da Capadócia - veja data e valores aqui. Com menos tempo, também existem passeios de 2 dias, com voo incluso - confira aqui. Só fique atento que nem todas as atividades oferecidas pelas agências incluem o voo de balão no roteiro.

O que fazer em Istambul

Istanbul Museum Pass

Com tempo na cidade e a intenção de conhecer boa parte das atrações, uma boa dica pode ser adquirir o Istanbul Museum Pass, o passe oficial que custa 105 euros e pode ser usado por cinco dias consecutivos. Estes são alguns dos pontos turísticos que podem ser acessados com o passe, com os respectivos valores, caso fossem adquiridos ingressos separadamente:

Veja aqui todos os museus e atividades contempladas no Istanbul Museum Pass. O passe pode ser adquirido na bilheteria de qualquer uma das atrações ou então pelo site. Vale somente lembrar que recentemente a Santa Sofia deixou de ser museu e voltou a ser mesquita. Por esse motivo, o acesso a ela não está mais incluso no passe.

O que fazer em Istambul

A seguir, apresentamos uma série de pontos turísticos, bairros e sugestões de passeio na maior cidade da Turquia. Embarque nessa com a gente!

As 7 atividades preferidas dos turistas em Istambul

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.