Onde comer em Paris
Decidir onde comer em Paris nunca é fácil. São incontáveis cafés charmosos, restaurantes com menus atraentes, pâtisseries com doces dos sonhos e boulangeries que oferecem os melhores croissants do mundo. Impossível resistir a tantas delícias durante a viagem, mesmo levando um susto com os preços locais. Sim! Comer em Paris raramente será barato para os bolsos brasileiros, mas sempre é possível dar um jeitinho de economizar.
Ainda que Paris pareça um sonho gastronômico, a hora da refeição pode ser motivo de muita angústia. Como escolher entre tantas opções, pratos diferentes, vistas incríveis e nomenclaturas desconhecidas? Fora o fato de quem nem sempre é fácil ser bem atendido em Paris.
Antes de mais nada, é preciso entender um pouco mais sobre como funciona a hora da refeição na capital francesa para tomar a decisão certa na hora de investir os seus euros em um restaurante e não cair em roubada.
Diferença entre bistrô, restaurante, café, brasserie e pâtisserie
As nomenclaturas diferentes podem causar um nó na cabeça do turista que visita Paris. Não é simples entender a diferença entre bistrô, restaurante, café, brasserie, boulangerie, pâtisserie e tantas outras nomenclaturas para lugares que servem comida. Sem saber qual o serviço cada um deles oferece, pode ser que você se sente à mesa para comer em algum lugar bem diferente do que esperava. Sendo assim, confira os detalhes de cada um deles!
Cafés
Os cafés em Paris são ambientes informais, que funcionam durante todo o dia e oferecem menu reduzido, com pratos mais simples e preços acessíveis. Perfeito para um café da manhã ou lanche no meio do dia. Nos cafés, você pode se sentar apenas para uma xícara de café, uma taça de vinho ou para refeições rápidas, como o tradicional croque-monsieur ou um popular hambúrguer. Muitas vezes, os cafés de Paris têm varandas convidativas e perfeitas para relaxar em meio à correria entre uma atração e outra. Aproveite os cafés para momentos de intervalo.
Dicas de cafés em Paris
Os cafés de Paris são um sonho e é sempre um prazer sentar à mesa e ver a vida passar na Cidade Luz. Vamos deixar claro que cafés charmosos estão espalhados por todos os cantinhos da cidade, com os mais variados estilos e preços.
Se você quiser ir direito aos clássicos e mais famosos cafés de Paris, experimente: o Café de Flore, Les Deux Magots, Le Tournon e o Café Procope, na região de Saint-German-des-Près; La Maison Rose e Le Consulat, em Montmartre; o Café de La Rotonde, em Montparnasse; o Café de la Paix e o Le Grand Café Capucines, pertinho da Ópera Garnier; e ainda o Angelina e o Café Marly, na região do Louvre.
Se a pedida for por um café bonito para um lindo registro em Paris, vale conferir também o Le Voltigeur, repleto de bichos de pelúcia; o café do jardim no Petit Palais; os floridos La Favorite Saint Paul e Le Bon Pêcheur; e, com vista para a Torre Eiffel, o Café du Trocadéro, Le Recrutement Café, Café De L’Homme, Le Café Lucy X Mozza & Co - Trocadero e Café Jacques.
Bistrôs
Os bistrôs são pequenos restaurantes intimistas, que oferecem ótima comida, ingredientes frescos, menu enxuto, poucas mesas e ambiente acolhedor. Nem sempre a diferença entre um bistrô e restaurante é clara e, muitas vezes, o lugar que parece um bistrô se autointitula restaurante, e vice-versa. Na dúvida, esqueça a nomenclatura e escolha pelo menu e ambiente que mais te agradar!
Os bistrôs costumam ter horário de funcionamento bastante reduzido, abrindo apenas para o horário do almoço (das 12h às 14h) e jantar (das 19h às 22h30). Se tem um bistrô que você gostaria muito de conhecer, fique atento ao horário e garanta reserva de mesa. O preço dos bistrôs varia muito, mas dificilmente uma refeição sairá por menos de 25 euros.
Dicas de bistrôs em Paris
Muito difícil citar apenas alguns bistrôs diante de tantas opções em Paris, mas se você quiser conhecer alguns dos mais frequentados da capital francesa, experimente o Le Comptoir de la Gastronomie, com clima leve e ótima comida; o famosíssimo Le Relais de L’Entrecôte, com o clássico prato do Steak Frites; o Le Bon Georges, com espaço aconchegante e descontraído; o descolado Les Papilles, que oferece sempre menus surpresas e com ingredientes frescos; o Le Bistro des Augustins, localizado à beira do Sena; o Les Rupin, um bistrô muito bem avaliado e com preços acessíveis; e ainda o Les Philosophes, um bistrô simples e com a autêntica culinária francesa.
Restaurantes
Os restaurantes de Paris costumam ter ambiente e atendimento mais formal que os bistrôs, além de oferecerem cardápios mais completos e espaços maiores. Não necessariamente o restaurante será mais caro que um bistrô, mas quase sempre será mais formal.
A gente sabe que conhecer alguns restaurantes tradicionais da capital francesa está no pacote de viagem — e de sonho — de muita gente. Então nada mais justo que uma listinha com alguns clássicos para experimentar enquanto você estiver em Paris.
Dicas de restaurantes em Paris
La Tour d'Argent - um dos mais antigos de Paris e um dos estrelados Michelin na cidade, o restaurante La Tour d'Argent existe (segundo os proprietários) desde o século XVI, tendo servido refeições ao Rei Henrique III. A tradição do lugar diz ainda que foi nesse restaurante que o garfo foi utilizado pela primeira vez em uma refeição em Paris. Um dos pratos mais conhecidos da casa é o pato ao molho de laranja e o restaurante é famoso ainda pela bela vista para o Rio Sena.
Endereço: 19 Quai de la Tournelle, 75005.
Le Train Bleu - Com uma decoração exuberante e funcionando dentro da estação de trem Gare de Lyon, o restaurante segue a tradicional culinária francesa e oferece uma incrível experiência que vai além do menu. Declarado Monumento Histórico Nacional, Le Train Bleu foi construído em 1900 para a Exposição Universal de Paris.
Endereço: Gare de Lyon, Pl. Louis-Armand hall 1, 75012.
Pink Mama - Este é o restaurante perfeito para quem deseja um ambiente lindo e altamente instagramável, mas não está com orçamento para um jantar refinado. O Pink Mama é um dos queridinhos dos turistas, mas, acredite, ele vale a fama que tem! O restaurante serve pratos da culinária italiana e é boa pedida para quem está em Montmartre.
Endereço: 20bis Rue de Douai, 75009.
Bouillon Chartier - Perfeito para quem deseja experimentar alguns pratos da culinária tradicional francesa, mas sem precisar deixar todo o orçamento da viagem como pagamento. O Bouillon Chartier é um clássico para comer muito gastando pouco. Há outros restaurantes em Paris no mesmo estilo, confira mais adiante no post!
Endereço: 7 Rue du Faubourg Montmartre.
Les Ombres - Este é o restaurante para quem deseja realizar o sonho de um jantar romântico com vista para a Torre Eiffel. O preço não será barato, o espaço é muito disputado, mas o visual é incrível! Na mesma linha, vale conferir também o 10ème Ciel, o Ciel de Paris, o Georges Pompidou, o Perruche e, claro, o Jules Verne, localizado na própria Torre Eiffel. Confira outros restaurantes com vista para a Torre Eiffel.
Endereço: 27 Quai Jacques Chirac, Museu do Quai Branly, 75007.
Brasseries
As brasseries são o equivalente aos bares brasileiros. Com ambiente mais informal, clima descontraído, mesas maiores e muita bebida, as brasseries costumam oferecer pratos menos elaborados e mais populares, porém deliciosos. Ideal para tomar uma cerveja ou degustar vinhos e drinks com bons acompanhamentos.
Dicas de Brasseries em Paris
Au Pied de Cochon - Aberta 24h, a Au Pied de Cochon é famosa pelos pratos à base de carne de porco e também pelos caldos, especialmente a sopa de cebola.
Endereço: 6 Rue Coquillière, 75001.
Bofinger - Um clássico entre as brasseries de Paris, a Bofinger tem lindo ambiente que remete à Belle Époque francesa. Perfeito para se sentir no passado cheio de glamou em Paris.
Endereço: 5-7 Rue de la Bastille, 75004.
Brasserie Lipp - Com boa comida e ótimos preços, a Lipp existe desde 1880 e é uma boa parada para petiscos e bebidas. Destaque para as salsichas e chucrute servidos pela casa.
Endereço: 151 Bd Saint-Germain, 75006.
Chez Janou - Um mix de bistrô e brasserie, o Chez Janou tem clima descolado e perfeito para uma tarde relaxante.
Endereço: 2 Rue Roger Verlomme, 75003.
Brasserie Les Deux Palais - Localizada entre a Catedral de Notre-Dame e Saint Chapelle, esta brasserie escondidinha é boa pedida para uma ótima comida!
Endereço: 3 Bd du Palais, 75004.
Boulangeries
As boulangeries são o equivalente às nossas padarias. Especializadas em pães de todos os tipos, costumam ter atendimento apenas no balcão, sem opções de mesas para sentar. Claro que há exceções e algumas oferecem mesas para quem deseja degustar baguetes, croissants, pains de campagne e au chocolat na hora. A depender da fama da boulangerie, você verá fila na porta. Se passar por uma tão concorrida assim, vale a pena esperar para experimentar a iguaria da casa.
Dicas de Boulangeries em Paris
Para experimentar alguns pães sensacionais, vale conferir a Du Pain et des Idées, sempre com fila na porta; La Maison d’Isabelle, com um croissant premiado como o melhor de Paris; a Bo&Mie, com diversas filiais e receitas criativas; a deliciosa Mamiche; e a superpopular Paul, que está espalhada por toda a cidade e funciona como uma lanchonete com preços acessíveis; além da Boulangerie Utopie, Boulangerie Liberté e Carton Paris.
Pâtisseries
As pâtisseries são estabelecimentos especializados em doces. Se você é da turma do açúcar, vale entrar em algumas pâtisseries parisienses para degustar macarons, éclairs, tartes au citron, tarte tatin e diversas outras delícias. Vale dizer que, muitas vezes, o mesmo estabelecimento é uma pâtisserie e boulangerie. Não se prenda tanto à nomenclatura e aproveite os sabores franceses.
Dicas de pâtisseries em Paris
Para quem está em busca de pâtisseries em Paris, vale conferir as superfamosas Ladurée, Odette, Pierre Hermé e Angelina, com diversas filiais na cidade; a clássica Stoher; e ainda a autorais Laurent Duchêne, Pâtisserie Carl Marletti e Pastry Cyril Lignac - Chaillot. Sempre que estiver andando pelas ruas de Paris, fique de olhos abertos! Lindos docinhos aparecem a todo momento e você sempre pode fazer uma parada para degustar alguns deles.
Comer barato em Paris
Essa é uma das tarefas mais difíceis de quem visita Paris. Os preços das refeições, à primeira vista, podem parecer amigáveis, com menus entre 15 e 20 euros. No entanto, se convertermos o valor para real, vamos ver que um lanche simples nem sempre será barato. Mas se botarmos na cabeça que a ideia é mesmo gastar pouco com comida em Paris, será fácil economizar.
Afaste-se dos pontos turísticos
O primeiro passo para quem deseja comer barato em Paris é deixar de lado todos os restaurantes muito próximos a atrações turísticas, quem tenham uma vista incrível ou decorações maravilhosas. Dificilmente o custo nestes estabelecimentos será baixo. Procure ruas menos movimentadas nos arredores e você certamente terá preços bem mais camaradas.
Deixe de lado as refeições completas sentado à mesa
Outro passo importante é abdicar de sentar à mesa para refeições completas. Invista em sanduíches de boulangeries não famosas (as baguetes são maravilhosas), crepes (são sempre ótimos), falafel e outras comidas de rua. E quando falamos “de rua”, estamos tratando de pequenos estabelecimentos que muitas vezes vendem por uma portinha ou janela escondida. Eles reservam grandes preciosidades e preços baixos.
Prefira os cafés, brasseries e boulangeries
No geral, os estabelecimentos chamados de restaurantes e bistrôs têm menus mais completos, pratos mais elaborados e preços mais altos. Se você deseja economizar, prefira sempre os cafés, brasseries ou boulangeries, que oferecem cardápios mais simples e opções com valores mais acessíveis. Especialmente se a fome não for muito grande, você poderá comer algo rapidinho ou sentar-se para um café e uma taça de vinho.
Aproveite as opções de formule du jour ou plat du jour
Em cafés e bistrôs de Paris é muito comum, na hora do almoço (déjeuner), a opção de menus com preços mais acessíveis, chamados de formule du jour (fórmula do dia) ou menu du jour (menu do dia). No geral, os estabelecimentos oferecem um menu bastante reduzido e você poderá escolher entre combinações de entrada + prato principal, prato principal + sobremesa ou ainda, em alguns casos, a opção com os três passos. É possível ainda optar pelo plat du jour (prato do dia), que costuma ter valor mais em conta que os outros pratos do cardápio.
O menu da formule du jour quase sempre está estampado do lado de fora do restaurante, facilitando na hora da escolha de onde comer. Procure pela sua combinação ideal e economize alguns euros no almoço. O plat du jour costuma ter preço entre 10 e 15 euros; já a formule du jour de dois passos custará, em média, entre 15 e 20 euros. Para uma refeição com os três passos, espere gastar por volta de 25 euros. Em restaurantes mais refinados, o valor da formule du jour não sairá por menos de 25 euros, podendo facilmente ultrapassar os 30 euros.
Coma nos restaurantes árabes, libaneses e asiáticos em geral
Para quem não está focado em degustar a culinária francesa, uma excelente dica para economizar é comer nos restaurantes árabes, libaneses e asiáticos em geral! O sabor é bastante familiar e os preços, sempre camaradas. Muitas vezes você conseguirá fazer "refeições de verdade" (com um prato de comida e não apenas um sanduíche) pagando menos de 10 euros. Fique atento, não se deixe intimidar pelos ambientes simples e confie que sempre será uma delícia!
Se estiver na dúvida por onde começar, dê um pulinho no L’As du Fallafel, um clássico localizado em meio às ruas do Marais. Vale conferir ainda o asiático Petit Bao, um dos diversos Bao da rede que oferece pratos lindíssimos a preços muito acessíveis; e também os quase vizinhos Higuna, Saporo e Kodawari Ramen. Se quiser uma comida rápida, confira os sabores do libanês do Man’Ouché.
Bom, a verdade é que ótimos restaurantes étnicos estão espalhados por toda a cidade! Experimente o que estiver no seu caminho.
Vá a um bouillon
Os restaurantes de Paris classificados com bouillon são excelentes pedidas para experimentar a tradicional culinária francesa e fazer uma boa refeição sem falir. Famosos pelas porções generosas e comidas cheias de sustança, os bouillons são restaurantes populares, com muitas mesas, serviço simples e atendimento rápido. Comum a todos eles, é comida cheia de sabor.
O mais antigo e tradicional de Paris é o Bouillon Chartier, responsável pela criação do estilo e com três filiais na cidade: Bouillon Gare de L'Este, Bouillon Montparnasse e Bouillon Parisien (o autêntico). Todos têm linda decoração e são uma viagem no tempo. Vale conferir também o Bouillon Julien, o Bouillon Pigalle e o Bouillon République. Todos servem os clássicos da culinária francesa.
Abuse das creperias
Os crepes são a cara de Paris e faz parte da experiência na cidade comer ao menos um durante a viagem. Nesse quesito, quanto mais de rua for o crepe, mais barato ele custará. Acredite, você pode comer qualquer um deles que, no mínimo, será bem gostoso. Claro que alguns se destacam pelos ingredientes requintados e misturas inusitadas, mas o bom e velho crepe com Nutella sempre irá agradar.
Para quem busca um delicioso crepe em Paris, uma pedida incrível é a Crêperie Breizh Café, entre as melhores da cidade e com receitas maravilhosas. Despretensioso, em meio ao bairro de Saint-Germain-des-Prés, vale conferir o quiosque da Crêperie de St-Germain, que é simples, barato e ótimo. Outra boa pedida é o La Creperie de Josselin, pertinho da Torre de Montparnasse.
Não deixe de experimentar todo crepe que passar na frente, independente da fama.
Peça a água da torneira, beba muito vinho e coma o pãozinho do couvert
Essa dica é de ouro e ajudará a economizar muitos euros na viagem. A água da torneira - carafe d’eau - é dada gratuitamente nos restaurantes de Paris. Pode ser que o garçom não leve espontaneamente para você. Nesse caso, basta fazer o pedido. É muito comum beber a água da casa e ninguém achará estranho.
Outra dica importante, que pode parecer bem estranha, é que o vinho mais comum do restaurante costuma ser mais barato que sucos naturais ou mesmo refrigerantes. Na dúvida, sempre peça por un verre de vin (uma taça de vinho) ou un pichet de vin (uma pequena jarra de vinho).
Ah! E quando for servido à mesa uma cestinha de pães, coma sem dó. Elas são cortesia.
Coma nos mercados e feiras de rua
Os mercados de Paris são a salvação de muitos turistas com orçamento apertado. Estabelecimentos de grandes redes — como Carrefour, Monoprix, Franprix e Casino — atendem a todas as necessidades para matar a fome. Você encontrará pães diversos, queijos, embutidos, frutas, patês, vinhos e todo tipo de ingrediente para preparar uma refeição ou sanduíche. Em alguns casos, há ainda oferta de saladas e pratos prontos, que podem ser aquecidos nos próprios estabelecimentos. Depois das compras, procure um lindo parque e deguste a sua refeição em um piquenique, como um bom parisiense. Perfeito para quem precisa economizar!
Além dos mercados comuns, vale sempre conferir as feiras e mercados de rua em Paris, onde são vendidos produtos regionais da estação e todo tipo de ingrediente culinário, o que sempre pode render uma deliciosa e econômica refeição. Vale conferir o Marché des Enfants Rouges e também o Marché Bastille, pertinho da Praça da Bastilha.
Gorjeta em Paris
O serviço nos restaurante de Paris já está incluso na conta (15% do valor) e por isso a gorjeta não é obrigatória. Se quiser, caso tenha sido muito bem atendido, você poderá deixar a gorjeta para o garçom, mas não é uma regra na cidade. Nesse caso, 5% do valor da conta será suficiente.