Onde ficar no Jalapão

A região do Jalapão, no Tocantins, é formada por oito municípios, sendo que as principais cidades bases para os turistas que desejam visitar o local são Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins. As cidades não oferecem grandes hotéis ou hospedagens luxuosas. No Jalapão, os turistas se hospedam em pousadas bem simples ou campings (alguns atrativos e pousadas oferecem área para camping). Não há grande oferta de quartos ou muita variedade de estabelecimentos, por isso, não espere encontrar por lá um resort cheio que requinte. 

As pousadas do Jalapão costumam ficar próximas às cidades e, no geral, oferecem quartos com televisão, ar-condicionado ou ventilador, banheiro e diárias com café da manhã. Algumas disponibilizam ainda opção de almoço e jantar no restaurante da própria pousada. As roupas de cama e banho são simples e nem sempre há produtos de higiene pessoal (como sabonete, shampoo e condicionador) à disposição nos quartos. Sinal de Wi-Fi é coisa rara e, caso seja de fundamental importância, o ideal é consultar a pousada antes de fechar a hospedagem. Piscina também não é comum. 

Para quem viaja com uma agência de turismo, não há muito o que escolher. O pacote já estará montado e as pousadas já contratadas. É importante perguntar à empresa qual o tipo de hospedagem (camping ou pousada) contratada, se o quarto será duplo ou individual e, no caso de quarto individual, se há cobrança de taxa extra. O mais importante é não esperar muito das hospedagens e ter em mente que as agências de turismo estão de mãos atadas e muitas vezes a pousada (que não é da agência) não corresponde ao bom atendimento prestado durante o tour. 

Para percorrer as principais atrações do Jalapão, o ideal é dividir a hospedagem entre as principais cidades bases e fazer o percurso circular, com saída e chegada em Palmas. Assim você estará mais próximo às atrações e não perderá horas desnecessárias em deslocamento. Agências que seguem esse circuito — Palmas, Ponte Alta, Mateiros, São Félix e Palmas — costumam ter roteiros bem mais completos e viagens menos cansativas se comparadas aos tours com hospedagem em ponto fixo. Fique atento ao roteiro contratado para não sofrer tempo demais nas estradas do Jalapão (que são bem difíceis). A dica vale também para quem deseja viajar por conta própria. Veja mais em como se locomover pelo Jalapão.  

Acampamento Korubo

Entre as agências que oferecem pacotes para o Jalapão há um caso em especial que chama a atenção. O Acampamento Kokubo funciona como uma espécie de safári. Quem viaja com a empresa se hospeda no acampamento fixo da própria Korubo, próximo à cidade de Mateitos. É o único sistema de hospedagem desse tipo no Jalapão e a Korubo atrai principalmente viajantes que desejam contato mais direto com a natureza e a experiência de um acampamento, porém sem passar nenhum aperto. A Korubo, apesar de ser um acampamento, tem infraestrutura completa para os viajantes. Vale destacar que, por oferecer apenas um acampamento fixo, a Korubo não faz todo o roteiro circular do Jalapão. O tour é mais limitado se comparado às agências que se hospedam cada dia em uma cidade diferente. 

As hospedagens oferecidas pela Korubo são em tendas fixas (montadas sobre plataformas de madeira), com cama, sanitário e pia dentro da barraca. Os chuveiros são compartilhados e construídos em alvenaria na área externa. Há água quente para banho, pia, espelho e alguns sanitários fora das barracas para quem achar necessário. O acampamento é montado sob a sombra das árvores do cerrado, porém, durante o dia, o calor é intenso e ficar dentro das tendas é bem difícil (não há ar-condicionado ou ventilador). Para quem desejar uma soneca durante a tarde, há um delicioso redário que ajuda a relaxar. O acampamento oferece uma pequena praia à beira do Rio Novo e também um grande refeitório, onde são servidas as refeições. É uma experiência interessante, especialmente para quem nunca teve contato com camping. Tudo parece rústico, mas na prática é confortável e bem fácil para quem não é expert em acampamentos. Veja mais em passeios e tours pelo Jalapão

Veja as pousadas disponíveis no Jalapão e que são usadas pelas agências de viagem e turistas independentes. 

Pousadas em Ponte Alta do Tocantins

Pousada Águas do Jalapão (testada pelo Melhores Destinos)

Pousada Planalto

Pousada Beira Rio

Pousadas em Mateiros

Pousada Beira da Mata (testada pelo Melhores Destinos)

Pousada Santa Helena

Pousada Panela de Ferro

Pousada Buritis do Jalapão

Pousada Vereda Tropical

Pousada Jalapão

Pousadas em São Félix do Tocantins

Cachoeiras do Jalapão (testada pelo Melhores Destinos)

Jalapão Eco Lodge

Áreas para camping

Fervedouro Bela Vista

Cachoeira do Formiga

Camping do Vicente

Pousada Beira da Mata

Tudo que você precisa saber sobre Jalapão!

Esse texto sobre Onde ficar no Jalapão faz parte do guia de Jalapão no Melhores Destinos

Comentários para Onde ficar no Jalapão

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.