Declarada capital do Canadá em 1867, Ottawa foi escolhida como a sede do país pela Rainha Victoria. A cidade está localizada na confluência de três rios e na fronteira entre duas importantes províncias canadenses-Ottawa fica na província de Ontário e, a poucos metros, do outro lado do Rio Ottawa, fica Gatineau, parte da Província de Quebec. Juntas, Ottawa e Gatineau formam uma região metropolitana com mais de 1,2 milhões de habitantes, a quarta maior do país. 

Embora Toronto seja a maior cidade do Canadá, a capital governamental fica em Ottawa e é por isso que o serviço público é a atividade principal de uma boa parcela da população, seguido pela indústria de tecnologia. Bilíngue, multicultural e divertida, Ottawa é uma capital pequena e acolhedora, com parques arborizados e rios que contracenam com seus edifícios de arquitetura gótica, como o Parliament Hill, o parlamento canadense. 

Rideau-canal

Com um centro compacto, a cidade é convidativa para passeios de bicicleta e caminhadas, principalmente à beira do Rideau Canal e no ByWard Market, uma área vibrante, com feirinha pela manhã e muitos restaurantes. O Canal Rideau é um dos vários patrimônios da UNESCO em Ottawa e está ligado à cidade de Kingston-ele fica congelado durante o inverno e é considerado o maior ringue de patinação no mundo! Para quem viaja nessa época de muito muito frio, a dica é se aventurar nas pistas de patinação; para quem viaja no verão, vale aproveitar para se sentar junto ao canal e observar o visual, especialmente no momento do pôr do sol. 

Como capital, a cidade é sede de eventos nacionais e internacionais e possui museus e atrações culturais para ninguém botar defeito. O Canadian War Museum tem um acervo enorme relacionado às guerras no mundo, além de tanques de guerra e um avião antigo; já a Royal Canadian Mint produz moedas de coleção, inclusive de ouro; o Canadian Museum of History tem salas com coleções de temas distintos e uma área chamada de Children’s Museum, imperdível para crianças. 

"Otauá” em francês, "Órôá” em inglês, é uma cidade muitas vezes esquecida no roteiro dos turistas que visitam o país, principalmente porque muita gente considera que não há muito o que fazer por lá. A capital realmente não é grande como outras cidades canadenses, mas é uma gracinha e ótima para andar, aprender sobre a cultura do país, curtir a gastronomia e seus festivais! Para quem tem tempo, vale muito a pena incluí-la no roteiro!