Foz do Iguaçu
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Passeios em Foz do Iguaçu


Tem passeios em Foz do Iguaçu para todas as idades e tipos de viajantes. Alguns podem ser feitos por conta própria, outros tendem a ser mais confortáveis se feitos com uma agência turística. Nesse post, a gente vai te mostrar os principais, para ajudar a escolher os que mais combinam contigo. 

Eu considero quatro dias um bom período para visitar Foz, mas se você é do tipo que quer conhecer e explorar tudo, sugiro ficar cinco ou seis dias na cidade das cataratas. Mas tenha em mente que tem poucas atrações gratuitas na cidade. 

Antes de mais nada, um spoiler. Esses aqui são os sete passeios em Foz do Iguaçu mais buscados pelos turistas na maior plataforma de atividades do mundo:

Passeios em Foz do Iguaçu: 10 opções incríveis

O que recomendamos antes de decidir como realizar suas atividades na cidade é ter uma ideia de quais atrações pretende visitar. Embora os passeios com agências ofereçam conforto e comodidade, muitas vezes buscando e levando os passageiros nos hotéis, eles são pagos por pessoa e essa opção nem sempre é vantajosa, principalmente depois que o Uber passou a operar em Foz do Iguaçu. 

Mas vamos aos melhores passeios de Foz do Iguaçu:

Visita às Cataratas do Iguaçu

Passeios em Foz do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu são a grande estrela de Foz do Iguaçu, motivo que leva legiões de turistas para lá. Você pode muito bem visitá-las por conta e no seu ritmo (no link acima gente te explica tudo nos mínimos detalhes). Se prefere ir com um guia, sendo buscado na porta do hotel, pode contar passeios como essa excursão pelo Parque Iguaçu. Se quer conhecer o parque e gastar umas calorias, pode agendar um tour de bicicleta pelas cataratas

Ah, a Civitatis também oferece excursão para fazer o Macuco Safari, você ver preços e reservar neste link. É uma das coisas mais divertidas para fazer em Foz, um trajeto de barco pelo Rio Iguaçu e leva os turistas a um verdadeiro banho embaixo das quedas! Ou se quer ainda mais aventura, tem até passeio de helicóptero sobre as Cataratas, veja os preços

Visita às Cataratas da Argentina

Passeios em Foz do IguaçuAh, mas já fui no parque brasileiro, vale atravessar a fronteira para ver as cataratas do lado argentino? Se você tiver esse tempo e dinheiro, vale! O ângulo que se tem lá é totalmente diferente, você caminha sobre algumas quedas d'água e vê a Garganta do Diabo de cima. Considerando que a plataforma da Uber não aceita corridas para fora da Argentina, eu acho vantajoso fazer esse passeio com uma excursão, como essa aqui. Mas você vê mais possibilidades no post sobre as Cataratas da Argentina

Ah, e no parque dos hermanos há uma atividade similar ao Macuco Safari, mas ainda mais emocionante, chamada Gran Aventura. Veja os preços do passeio completo

Passeios na hidrelétrica Itaipu

Passeios em Foz do Iguaçu

Construída entre 1975 e 1982, a usina de Itaipu foi por duas décadas a maior hidrelétrica do mundo, com concreto suficiente para construir 210 estádios do Maracanã. Dá para conhecer essa maravilha da engenharia em quatro modalidades diferentes de passeio:

Itaipu Panorâmica: Esse passeio é feito em um ônibus panorâmico de dois andares para contemplar toda a área externa da usina. Diferente dos outros tours, não ocorre com hora marcada. É realizado todos os dias das 8h30 às 16h, com saídas a cada 20 minutos, por ordem de chegada. É possível comprar na hora ou antecipadamente. Também há a opção do passeio com transporte, partindo do seu hotel. 

Itaipu Especial: Esse tour inclui o passeio em ônibus, com as mesmas duas paradas em mirantes que há na Itaipu Panorâmica, mas tem como diferencial a visita à área interna da barragem e da casa de máquinas. Dá para comprar na bilheteria na hora, mediante disponibilidade de vaga, mas acho mais garantido reservar antes pela internet (acesse o link).

Itaipu Refugio Biológico: Esse não é o passeio ideal para quem quer conhecer a hidrelétrica, mas sim o refúgio biológico que existe na área. Depois de passar por áreas reflorestadas, os visitantes conhecem o zoológico, com espécies de animais nativos da Mata Atlântica. É possível comprar na hora, mediante disponibilidade (cheque os horários!), ou comprar antecipadamente neste link. Também há a opção do passeio com retirada no hotel

Itaipu Iluminada: inclui apresentação de músicas ao vivo e os visitantes assistem ao acendimento da iluminação da Usina. Após, ocorre um passeio de ônibus para contemplação da barragem iluminada. Tem tanto a opção do tour noturno básico quanto do tour com janta — é uma boa reservar pela internet, as vagas são limitadas. Ah, tem agência que vende o passeio com transporte

Excursão às ruínas de San Ignacio e às minas Wanda

Esse passeio ainda não é tão famoso, mas tem uma proposta super interessante. A excursão busca os turistas no hotel em Foz para levar até a província argentina de Misiones, a fim de visitar a antiga missão jesuítica de San Ignacio, a mais bem conservada da Argentina, e as famosas minas de Wanda. 

Essas minas são uma importante fonte de pedras semipreciosas explorada por mineiros poloneses. Será possível observar quartzos, ametistas, topázios e ágatas, utilizados como matéria-prima para a elaboração de joias únicas no município de Wanda. Veja mais detalhes e os preços neste link

Visita ao Parque das Aves

Passeios em Foz do Iguaçu

Depois das cataratas, o Parque das Aves é o segundo atrativo mais visitado de Foz. Em uma área de 16 hectares de Mata Atlântica, exatamente do lado do Parque Nacional do Iguaçu, essa instituição mantém mais de 1,4 mil aves de 130 espécies diferentes. E você vai poder entrar nos viveiros para vê-los mais perto que nunca. Dá para chegar facilmente de carro ou Uber. A não ser que você esteja viajando em um período de altíssima temporada, pode comprar o ingresso na hora mesmo. Se quiser comprar antecipadamente, é neste link

Tour pela região central de Foz do Iguaçu

Passeios em Foz do Iguaçu

Também tem muita coisa massa para fazer na área urbana de Foz do Iguaçu, como conhecer o Templo Budista Chen Tien, a Mesquita Omar Ibn Al-Khatab, o Mercado Público do Barrageiro e a Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe. Você pode muito bem conhecer esses lugares por conta ou aproveitar esse tour aqui, que inclui a retirada no hotel e tem guia. Tem a excursão em grupo e a possibilidade de agendar um tour privado. 

Existe também um free walking tour em Foz, uma caminhada guiada em que você colabora com o que quiser no final. Sai da Avenida Jorge Schimmelpfeng e percorre algumas praças e pontos de interesse cultural e histórico da cidade. 

Passeio de catamarã pelos rios Paraná e Iguaçu

É possível fazer um passeio de catamarã pelos Paraná e Iguaçu, com a possibilidade até de jantar no barco Kattamaram II. O passeio parte do porto Echaporã e passa pelo encontro dos rios Iguaçu e Paraná (literalmente, a foz do Iguaçu), onde fica também o Marco das Três Fronteiras. Ainda navega sob a Ponte Internacional Tancredo Neves, que liga a Argentina e o Brasil. O jantar inclui uma seleção de carnes, aperitivos variados e uma salada. Veja as datas e preços neste link

Ida a Puerto Iguazú para jantar e ver show de tango

Passeios em Foz do Iguaçu

Esse é um dos passeios noturnos mais legais que dá para se fazer saindo de Foz. Na cidade argentina de Puerto Iguazú, tem um grande cassino chamado City Center Iguazu, onde fica também o Madero Tango, um espetáculo famoso de Buenos Aires. 

Dá para escolher se quer ou não jantar durante o show (você pode comprar o ingresso com transporte neste link, usando o cupom MELHORESDESTINOS). Já esse passeio aqui tem uma proposta um pouco diferente: inclui o transporte, o ingresso no espetáculo e uma parada para jantar no restaurante El Jardín, com entrada, prato principal e sobremesa. 

Excursão a Ciudad del Este

A maioria das pessoas quer atravessar a Ponte da Amizade para fazer compras no Paraguai. Não julgo, acho uma ótima ideia agendar um tour de compras em Ciudad del Este, mas tem mais coisa para conhecer por lá.

Essa excursão aqui passa pelo Club Atlético 3 de Febrero, pelo Palácio da Justiça e pela mesquita del Este, um dos maiores templos muçulmanos da América do Sul. Depois, ainda contempla o exterior da catedral de San Blas, construída em 1964 com uma forma que lembra um navio. Por fim, vai às cascatas do rio Monday, onde se vê três quedas-d'água de 45 metros de altura e para-se em uma churrascaria, que também oferece pratos típicos. Legal, né?!

Visita ao Marco das Três Fronteiras

Passeios em Foz do Iguaçu

O Marco das 3 Fronteiras é um dos pontos turísticos mais importantes de Foz do Iguaçu. É um obelisco verde e amarelo com vista para os rios que separam Brasil, Argentina e Paraguai. Mas não só isso: há uma década, o espaço foi transformado em um charmoso parque temático, com várias operações gastronômicas e realização de espetáculo artístico à noite. Vale a pena visitá-lo no pôr do sol e já ficar para o show, incluso no ingresso. Dá para chegar facilmente de carro ou de Uber, ou, se preferir, agendar uma excursão ao Parque das Três Fronteiras, com a opção de transfer.