Frankfurt

Pontos turísticos de Frankfurt

Ao desembarcar em Frankfurt, o turista geralmente se surpreende positivamente com tudo o que a cidade tem de bom para oferecer: museus cheios de história, a exemplo do Stadel (arte mundial) e o Historisches (história da cidade), belas igrejas como a Kaiserdom, pontes como a Eiserner Steg, paisagens de tirar o fôlego às margens do Rio Meno e muito mais.

A boa notícia é que grande parte das atrações de Frankfurt estão concentradas na área central, a chamada Old Town, basta olhar o mapa para logo se dar conta disso. Nessa área, inclusive, é possível ter contato com o passado da cidade, quando a Old Town era repleta de construções típicas de madeira. Estruturas estas que foram destruídas em bombardeios na Segunda Guerra Mundial.   

A principal dica, portanto, é selecionar os pontos turísticos que mais interessam e explorar a cidade por regiões. Uma maneira de economizar tempo e dinheiro com transporte, pois acaba sendo mais rápido locomover-se a pé entre um ponto turístico e outro.

Mas se preciso for utilizar algum tipo de transporte, também não há o menor problema. Como toda cidade bem preparada para o turismo, Frankfurt tem um excelente metrô, bondinhos elétricos para os que preferem viajar apreciando a vista, ônibus e táxis (que não são absurdamente caros). Neste post do MD você confere todas as opções.

Bairros de Frankfurt

Altstadt ou centro antigo, na tradução para o português — é uma região perfeita para ser explorada a pé. Aqui o visitante vai encontrar alguns dos principais pontos turísticos de Frankfurt, entre eles a Römerberg, a Catedral de São Bartolomeu de Frankfurt (Kaiserdom) e o mosteiro Carmelita, que abriga o Museu de Arqueologia.

Já aqueles que não perdem a chance de fazer umas comprinhas, vão gostar de conhecer a vizinha Innenstadt. Lá se encontra a área de consumo mais famosa de Frankfurt, a rua para pedestres Zeil, o shopping MyZeil, além da praça Hauptwache e a Ópera de Frankfurt. Lembrando que quem se hospeda na região fará pouco (ou nenhum) uso de transporte público.

Não tão distante assim da Old Town — na parte Sul do rio —, está o bairro de Sachsenhausen, um dos mais charmosos de Frankfurt. Lá o visitante verá uma grande mistura entre o antigo e o novo e também encontrará uma série de bons restaurantes e tavernas que servem o tradicional Apfelwein, a sidra amada por uns e odiada por outros. A nossa dica é "perder-se" pelas ruas desse bairro sem pressa! 

Mas se você é um amante da natureza e adora visitar um bom parque, não pode deixar de ir até o distrito de Westend. Lá está o belo Palmengarten, uma área de mais de 20 hectares, que abriga plantas das mais diversas zonas climáticas. O bairro oferece excelentes conexões de transporte com o centro da cidade.

Bahnhofsviertel é a região onde fica a Hauptbanhof, a Estação Central de Trens de Frankfurt. Conhecida como o paraíso do sexo, a área está cheia de sex shops, clubes para adultos, além de muitos bares, uma boa opção para aqueles que gostam de curtir a noite. Mas se a intenção é fazer umas comprinhas ou relaxar e comer algo gostoso em um bom café ou restaurante, a dica é a (rua) Kaiserstraße.

  • Alte-oper

    Alte Oper

    Nota:  de 10 (0)

    Seriamente destruído na Segunda Guerra Mundial, reconstruído e reaberto somente em 1981, o belo prédio da Ópera é uma das construções que mais chama a atenção pelas ruas de Frankfurt. Isso por conta do estilo renascentista do edifício e das obras de arte na fachada.

    A obra de reconstrução...

  • Cafe-hauptwache

    Café Hauptwache

    Nota:  de 10 (0)

    Por estar situado em uma área extremamente turística, achávamos que o Cafe Hauptwache poderia ser uma grande armadilha para o turista. Entretanto, ao pararmos no local para um almoço rápido, seguido de um café e uma fatia da torta Frankfurter Kranz, logo percebemos que apesar do grande movimento, o local não deixou de servir...

  • Deutsches-filmmuseum

    Deutsches Filmmuseum

    Nota:  de 10 (0)

    A dica para os apaixonados por cinema que forem a Frankfurt, ou apenas aqueles que desejam visitar um museu interessante e interativo, é o Deutsches Film. Situado em um prédio às margens do rio Meno, o local tem uma coleção não muito grande, em comparação ao vizinho Stadel, mas que prende a atenção...

  • Eiserner-steg-ponte

    Eiserner Steg

    Nota:  de 10 (0)

    A ponte de ferro (Eiserner Steg, em alemão) é um dos pontos turísticos que mais simbolizam Frankfurt. Erguida em 1869 para ligar o centro antigo ao bairro de Sachsenhausen, a ponte exclusiva para pedestres tem aproximadamente 174 metros de extensão e oferece belas vistas da cidade, especialmente durante o pôr do sol (prepare a sua...

  • Goethehaus

    Goethehaus

    Nota:  de 10 (0)

    Johann Wolfgang von Goethe é o cidadão mais famoso de Frankfurt e como não poderia deixar de ser, é possível visitar a casa onde nasceu e viveu o escritor e maior figura literária alemã da era moderna.

    Na luxuosa construção, situada centro de Frankfurt, é possível ver a cozinha da...

  • Goethestrasse

    Goethestraße

    Nota:  de 10 (0)

    A poucos metros de caminhada da Hauptwache e da movimentadíssima rua de compras Zeil, está a Goethestraße. Uma rua batizada em homenagem à personalidade mais famosa de Frankfurt e que concentra marcas caras e bastante conhecidas mundo afora, como Dior, Cartier, Chanel, entre outras.

    A dica para os que não pretendem gastar nada,...

  • Grosse-bockenheimer-strasse

    Große Bockenheimer Straße

    Nota:  de 10 (0)

    A Bockenheimer Straße é uma rua de compras que fica a poucos metros da Opernplatz (veja mapa), a praça da Antiga Ópera de Frankfurt. Por toda a sua extensão, há estabelecimentos comerciais dos mais diversos tipos, entre eles a Apple, cafés como o Starbucks, Häagen-Dazs, lojas de roupas e acessórios e...

  • Hauptwache

    Hauptwache

    Nota:  de 10 (0)

    Em meio a maior área de compras de Frankfurt, mais precisamente na praça An der Hauptwache, está a construção barroca erguida entre 1729 e 1731 pelo designer Johann Samhaimer. Inicialmente, o local funcionou como uma estação de polícia/prisão, porém, anos mais tarde, passou a...

  • Historisches-museum

    Historisches Museum

    Nota:  de 10 (0)

    O Historisches conta a história de Frankfurt e seus cidadãos desde o século XV até os dias atuais. Nesse que é tido como o museu municipal mais antigo da cidade, o visitante vai encontrar cinco exposições permanentes e também algumas exibições temporárias.

    O Historisches fica ao lado da...

  • Kaiserdom-st-bartholomaus

    Kaiserdom St. Bartholomäus

    Nota:  de 10 (0)

    Ergue-se no centro antigo de Frankfurt esta imponente construção gótica, considerada um dos símbolos da cidade: a Catedral de São Bartolomeu ou, simplesmente, Kaiserdom. Erguida no século XIII, a igreja foi palco de coroações de Reis Alemães e também imperadores do Sacro Império Romano.

    A...

  • Kaiserstrasse

    Kaiserstraße

    Nota:  de 10 (0)

    A movimentada rua que fica a poucos passos da Hauptbanhof, a estação central de trem de Frankfurt, é um dos poucos lugares na Alemanha onde ainda é possível encontrar edifícios do século XVIII que não foram destruídos na Segunda Guerra Mundial.

    A Kaiserstraße é extensa e a parte mais próxima...

  • Karmeliterkloster-e-museu-de-arqueologia

    Karmeliterkloster (Museu de Arqueologia)

    Nota:  de 10 (0)

    Neste belo mosteiro e igreja Carmelita — erguido em 1246, atualmente desativado para as funções religiosas — foi instalado o Museu Arqueológico de Frankfurt. Um local onde o visitante vai encontrar um acervo valioso, com objetos da cultura de caça Paleolítica, achados do período dos primeiros fazendeiros...

  • Kleinmarkthalle

    Kleinmarkthalle

    Nota:  de 10 (0)

    Mercados e feiras de comidas são lugares altamente indicados para aqueles que desejam saber mais sobre uma determinada cultura. E o Kleinmarkthalle de Frankfurt não deixa nada a desejar nesse sentido. 

    O mercado é fechado e não muito grande, mas oferece uma boa variedade de produtos alimentícios e um andar cheio de estandes de...

  • Main-tower

    Main Tower

    Nota:  de 10 (0)

    Do deck de observação da Main Tower é possível enxergar longe em dias claros. E não é para menos, o belo e moderno prédio tem 200 metros de altura, sendo 240 metros incluindo a antena. Para subir até o topo, é preciso adquirir um ingresso na entrada (adultos, 6,50 €) e passar por um raio-x antes...

  • Frankfurt-mainkai

    Mainkai

    Nota:  de 10 (0)

    Caminhar pela arborizada e tranquila margem rio Meno, sem dúvida alguma, é um dos programas mais legais para se fazer em Frankfurt. Além de belas paisagens — um mix de natureza, pontes e arranha-céus —, a rua Mainkai atrai muitos praticantes de atividades físicas e famílias com seus animais de estimação, a...

  • Stadel-museumsufer

    Museumsufer

    Nota:  de 10 (0)

    Em Frankfurt, encontram-se excelentes museus, alguns deles considerados um dos melhores de toda a Alemanha. Boa parte deles está concentrada numa área conhecida como Museumsufer, às margens do Rio Meno, o que facilita bastante para aqueles que desejam ganhar tempo. Confira alguns deles:

    Städel 

    Considerado um dos museus mais importantes do...

  • Romerberg

    Römerberg

    Nota:  de 10 (0)

    A Römerberg é, sem dúvida alguma, um dos pontos turísticos que mais simbolizam a cidade de Frankfurt. Situada no centro antigo, a praça chama atenção por suas belas construções, entre elas a igreja Alte Nikolaikirche e o Romer, que abriga a prefeitura. Erguida originalmente no século XV, o...

  • Naturkundemuseum-senckenberg

    Senckenberg Naturmuseum

    Nota:  de 10 (0)

    A visita ao Museu de História Natural de Frankfurt começa antes mesmo da compra do ingresso que dá direito à entrada. Isso porque na porta do local está uma réplica de um Tiranosssauro Rex, que representa uma "pequena" amostra do que o visitante vai encontrar do lado de dentro.

    Considerado um dos maiores museus da Europa...

  • Stadel-museum

    Städel Museum

    Nota:  de 10 (0)

    Considerado um dos museus mais importantes do mundo, o Städel reúne 700 anos de arte europeia desde o início do século XIV até o momento atual, com foco em períodos como o Renascimento, Barroco, início da arte moderna, entre outros. 

    No local, há uma vasta e rica coleção composta por três...

  • Zeil

    Zeil

    Nota:  de 10 (0)

    É impossível passar uma temporada em Frankfurt e ficar indiferente à Zeil, a famosa rua de compras no centro de Frankfurt. Mesmo que você não tenha a intenção de comprar nada, a área vai chamar a sua atenção pelo grande movimento, especialmente nos finais de semana, quando a rua para pedestres...

Tudo que você precisa saber sobre Frankfurt!

Esse texto sobre Pontos turísticos de Frankfurt faz parte do guia de Frankfurt no Melhores Destinos

Comentários para Pontos turísticos de Frankfurt

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.