Ao desembarcar em Frankfurt, o turista geralmente se surpreende positivamente com tudo o que a cidade tem de bom para oferecer: museus cheios de história, a exemplo do Stadel (arte mundial) e o Historisches (história da cidade), belas igrejas como a Kaiserdom, pontes como a Eiserner Steg, paisagens de tirar o fôlego às margens do Rio Meno e muito mais.
A boa notícia é que grande parte das atrações de Frankfurt estão concentradas na área central, a chamada Old Town, basta olhar o mapa para logo se dar conta disso. Nessa área, inclusive, é possível ter contato com o passado da cidade, quando a Old Town era repleta de construções típicas de madeira. Estruturas estas que foram destruídas em bombardeios na Segunda Guerra Mundial.
A principal dica, portanto, é selecionar os pontos turísticos que mais interessam e explorar a cidade por regiões. Uma maneira de economizar tempo e dinheiro com transporte, pois acaba sendo mais rápido locomover-se a pé entre um ponto turístico e outro.
Mas se preciso for utilizar algum tipo de transporte, também não há o menor problema. Como toda cidade bem preparada para o turismo, Frankfurt tem um excelente metrô, bondinhos elétricos para os que preferem viajar apreciando a vista, ônibus e táxis (que não são absurdamente caros). Neste post do MD você confere todas as opções.
Bairros de Frankfurt
Altstadt — ou centro antigo, na tradução para o português — é uma região perfeita para ser explorada a pé. Aqui o visitante vai encontrar alguns dos principais pontos turísticos de Frankfurt, entre eles a Römerberg, a Catedral de São Bartolomeu de Frankfurt (Kaiserdom) e o mosteiro Carmelita, que abriga o Museu de Arqueologia.
Já aqueles que não perdem a chance de fazer umas comprinhas, vão gostar de conhecer a vizinha Innenstadt. Lá se encontra a área de consumo mais famosa de Frankfurt, a rua para pedestres Zeil, o shopping MyZeil, além da praça Hauptwache e a Ópera de Frankfurt. Lembrando que quem se hospeda na região fará pouco (ou nenhum) uso de transporte público.
Não tão distante assim da Old Town — na parte Sul do rio —, está o bairro de Sachsenhausen, um dos mais charmosos de Frankfurt. Lá o visitante verá uma grande mistura entre o antigo e o novo e também encontrará uma série de bons restaurantes e tavernas que servem o tradicional Apfelwein, a sidra amada por uns e odiada por outros. A nossa dica é "perder-se" pelas ruas desse bairro sem pressa!
Mas se você é um amante da natureza e adora visitar um bom parque, não pode deixar de ir até o distrito de Westend. Lá está o belo Palmengarten, uma área de mais de 20 hectares, que abriga plantas das mais diversas zonas climáticas. O bairro oferece excelentes conexões de transporte com o centro da cidade.
Já Bahnhofsviertel é a região onde fica a Hauptbanhof, a Estação Central de Trens de Frankfurt. Conhecida como o paraíso do sexo, a área está cheia de sex shops, clubes para adultos, além de muitos bares, uma boa opção para aqueles que gostam de curtir a noite. Mas se a intenção é fazer umas comprinhas ou relaxar e comer algo gostoso em um bom café ou restaurante, a dica é a (rua) Kaiserstraße.
Seriamente destruído na Segunda Guerra Mundial, reconstruído e reaberto somente em 1981, o belo prédio da Ópera é uma das construções que mais chama a atenção pelas ruas de Frankfurt. Isso por conta do estilo renascentista do edifício e das obras de arte na fachada.
A obra de reconstrução...
Por estar situado em uma área extremamente turística, achávamos que o Cafe Hauptwache poderia ser uma grande armadilha para o turista. Entretanto, ao pararmos no local para um almoço rápido, seguido de um café e uma fatia da torta Frankfurter Kranz, logo percebemos que apesar do grande movimento, o local não deixou de servir...
A dica para os apaixonados por cinema que forem a Frankfurt, ou apenas aqueles que desejam visitar um museu interessante e interativo, é o Deutsches Film. Situado em um prédio às margens do rio Meno, o local tem uma coleção não muito grande, em comparação ao vizinho Stadel, mas que prende a atenção...
A ponte de ferro (Eiserner Steg, em alemão) é um dos pontos turísticos que mais simbolizam Frankfurt. Erguida em 1869 para ligar o centro antigo ao bairro de Sachsenhausen, a ponte exclusiva para pedestres tem aproximadamente 174 metros de extensão e oferece belas vistas da cidade, especialmente durante o pôr do sol (prepare a sua...
Johann Wolfgang von Goethe é o cidadão mais famoso de Frankfurt e como não poderia deixar de ser, é possível visitar a casa onde nasceu e viveu o escritor e maior figura literária alemã da era moderna.
Na luxuosa construção, situada centro de Frankfurt, é possível ver a cozinha da...
A poucos metros de caminhada da Hauptwache e da movimentadíssima rua de compras Zeil, está a Goethestraße. Uma rua batizada em homenagem à personalidade mais famosa de Frankfurt e que concentra marcas caras e bastante conhecidas mundo afora, como Dior, Cartier, Chanel, entre outras.
A dica para os que não pretendem gastar nada,...
A Bockenheimer Straße é uma rua de compras que fica a poucos metros da Opernplatz (veja mapa), a praça da Antiga Ópera de Frankfurt. Por toda a sua extensão, há estabelecimentos comerciais dos mais diversos tipos, entre eles a Apple, cafés como o Starbucks, Häagen-Dazs, lojas de roupas e acessórios e...
Em meio a maior área de compras de Frankfurt, mais precisamente na praça An der Hauptwache, está a construção barroca erguida entre 1729 e 1731 pelo designer Johann Samhaimer. Inicialmente, o local funcionou como uma estação de polícia/prisão, porém, anos mais tarde, passou a...
O Historisches conta a história de Frankfurt e seus cidadãos desde o século XV até os dias atuais. Nesse que é tido como o museu municipal mais antigo da cidade, o visitante vai encontrar cinco exposições permanentes e também algumas exibições temporárias.
O Historisches fica ao lado da...
Ergue-se no centro antigo de Frankfurt esta imponente construção gótica, considerada um dos símbolos da cidade: a Catedral de São Bartolomeu ou, simplesmente, Kaiserdom. Erguida no século XIII, a igreja foi palco de coroações de Reis Alemães e também imperadores do Sacro Império Romano.
A...
A movimentada rua que fica a poucos passos da Hauptbanhof, a estação central de trem de Frankfurt, é um dos poucos lugares na Alemanha onde ainda é possível encontrar edifícios do século XVIII que não foram destruídos na Segunda Guerra Mundial.
A Kaiserstraße é extensa e a parte mais próxima...
Neste belo mosteiro e igreja Carmelita — erguido em 1246, atualmente desativado para as funções religiosas — foi instalado o Museu Arqueológico de Frankfurt. Um local onde o visitante vai encontrar um acervo valioso, com objetos da cultura de caça Paleolítica, achados do período dos primeiros fazendeiros...
Mercados e feiras de comidas são lugares altamente indicados para aqueles que desejam saber mais sobre uma determinada cultura. E o Kleinmarkthalle de Frankfurt não deixa nada a desejar nesse sentido.
O mercado é fechado e não muito grande, mas oferece uma boa variedade de produtos alimentícios e um andar cheio de estandes de...
Do deck de observação da Main Tower é possível enxergar longe em dias claros. E não é para menos, o belo e moderno prédio tem 200 metros de altura, sendo 240 metros incluindo a antena. Para subir até o topo, é preciso adquirir um ingresso na entrada (adultos, 6,50 €) e passar por um raio-x antes...
Caminhar pela arborizada e tranquila margem rio Meno, sem dúvida alguma, é um dos programas mais legais para se fazer em Frankfurt. Além de belas paisagens — um mix de natureza, pontes e arranha-céus —, a rua Mainkai atrai muitos praticantes de atividades físicas e famílias com seus animais de estimação, a...
Em Frankfurt, encontram-se excelentes museus, alguns deles considerados um dos melhores de toda a Alemanha. Boa parte deles está concentrada numa área conhecida como Museumsufer, às margens do Rio Meno, o que facilita bastante para aqueles que desejam ganhar tempo. Confira alguns deles:
Considerado um dos museus mais importantes do...
A Römerberg é, sem dúvida alguma, um dos pontos turísticos que mais simbolizam a cidade de Frankfurt. Situada no centro antigo, a praça chama atenção por suas belas construções, entre elas a igreja Alte Nikolaikirche e o Romer, que abriga a prefeitura. Erguida originalmente no século XV, o...
A visita ao Museu de História Natural de Frankfurt começa antes mesmo da compra do ingresso que dá direito à entrada. Isso porque na porta do local está uma réplica de um Tiranosssauro Rex, que representa uma "pequena" amostra do que o visitante vai encontrar do lado de dentro.
Considerado um dos maiores museus da Europa...
Considerado um dos museus mais importantes do mundo, o Städel reúne 700 anos de arte europeia desde o início do século XIV até o momento atual, com foco em períodos como o Renascimento, Barroco, início da arte moderna, entre outros.
No local, há uma vasta e rica coleção composta por três...
É impossível passar uma temporada em Frankfurt e ficar indiferente à Zeil, a famosa rua de compras no centro de Frankfurt. Mesmo que você não tenha a intenção de comprar nada, a área vai chamar a sua atenção pelo grande movimento, especialmente nos finais de semana, quando a rua para pedestres...
Esse texto sobre Pontos turísticos de Frankfurt faz parte do guia de Frankfurt no Melhores Destinos